Civic White Acenta 40kWh

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
cfvp
Mensagens: 1643
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por cfvp » 23 jan 2024, 16:39

A ideia que tenho é que a Nissan escondeu um bocado essa limitação e só quando foi "apanhada" é que mudou um pouco a sua postura, mas mesmo assim não foi nada por aí além.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

civic
Mensagens: 1590
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic » 23 jan 2024, 17:02

cfvp Escreveu:
23 jan 2024, 16:39
A ideia que tenho é que a Nissan escondeu um bocado essa limitação e só quando foi "apanhada" é que mudou um pouco a sua postura, mas mesmo assim não foi nada por aí além.
Eu comprei um LEAF novo e na altura foi-me altamente recomendado não usar muito as cargas rápidas nem abusar muito do acelerador em viagens grandes, aliás, passado algum tempo de comprar apareceu aquele update por causa do rapidgate e nunca o fiz, claro que quem comprou o carro para vender antes de terminar a garantia não queria saber disso, o problema passa para quem o compra a seguir, e é o que se vê... ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por kony76 » 23 jan 2024, 17:10

civic Escreveu:
23 jan 2024, 17:02
cfvp Escreveu:
23 jan 2024, 16:39
A ideia que tenho é que a Nissan escondeu um bocado essa limitação e só quando foi "apanhada" é que mudou um pouco a sua postura, mas mesmo assim não foi nada por aí além.
Eu comprei um LEAF novo e na altura foi-me altamente recomendado não usar muito as cargas rápidas nem abusar muito do acelerador em viagens grandes, aliás, passado algum tempo de comprar apareceu aquele update por causa do rapidgate e nunca o fiz, claro que quem comprou o carro para vender antes de terminar a garantia não queria saber disso, o problema passa para quem o compra a seguir, e é o que se vê... ;)
Pois a mim não me colocaram limitação nenhuma. Fiz a questão sobra as cargas rápidas e o que me disseram é que não havia qq problema.

Já sabíamos da limitação do carro em não ter refrigeração e, supostamente, o "rapidgate" deveria de ser para proteger as baterias. Mas, pelo que se está assistir não é suficiente.

Quanto a não recorrer à Nissan, é um facto. Sobretudo pela postura e preços que apresentam para qq coisa.
O problema é a garantia dos 160.000kms. Até essa quilometragem, vou fazer a revisão anual lá. Não vá o diabo tecê-las e eles se agarrarem a isso para não dar a garantia devida! Mas também, será no máximo a 6ª revisão.

civic
Mensagens: 1590
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic » 23 jan 2024, 17:24

kony76 Escreveu:
23 jan 2024, 17:10

Pois a mim não me colocaram limitação nenhuma. Fiz a questão sobra as cargas rápidas e o que me disseram é que não havia qq problema.

Já sabíamos da limitação do carro em não ter refrigeração e, supostamente, o "rapidgate" deveria de ser para proteger as baterias. Mas, pelo que se está assistir não é suficiente.

Quanto a não recorrer à Nissan, é um facto. Sobretudo pela postura e preços que apresentam para qq coisa.
O problema é a garantia dos 160.000kms. Até essa quilometragem, vou fazer a revisão anual lá. Não vá o diabo tecê-las e eles se agarrarem a isso para não dar a garantia devida! Mas também, será no máximo a 6ª revisão.
A Nissan sempre o referiu nos manuais, só lê quem quer, de resto vai de cada vendedor avisar ou não, mas a informação era muita nesse sentido nessa altura. ;)

Pelo contrário, o update do rapidgate veio tornar a carga um pouco mais rapida, puxou a limitação mais acima, ou seja, piora a situação da temperatura das baterias.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por kony76 » 23 jan 2024, 17:46

Eu não li o manual. Mas a info de um representante da Nissan, o vendedor, foi essa.

Eu tinha essa sensibilidade e sempre tive cuidado com o carro, carregamentos a 80%, etc, mas seja como for, a info dada pelos colaboradores da Nissan, deve ser a correta. Pois vai fazer parta da informação que temos para a tomada de decisão de compra ou não.
O manual só o iremos ler (se lermos), depois de já comprado!

Quanto ao update, no meu caso, eu não fiz update nenhum,
Mas pelo firmware, parece que já veio com esse update feito.

civic
Mensagens: 1590
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic » 23 jan 2024, 17:57

kony76 Escreveu:
23 jan 2024, 17:46
Eu não li o manual. Mas a info de um representante da Nissan, o vendedor, foi essa.

Eu tinha essa sensibilidade e sempre tive cuidado com o carro, carregamentos a 80%, etc, mas seja como for, a info dada pelos colaboradores da Nissan, deve ser a correta. Pois vai fazer parta da informação que temos para a tomada de decisão de compra ou não.
O manual só o iremos ler (se lermos), depois de já comprado!

Quanto ao update, no meu caso, eu não fiz update nenhum,
Mas pelo firmware, parece que já veio com esse update feito.
Nestas coisas é como tudo, tenho o lema que o material te vai tratar conforme o tratares, ou seja, se o tratares bem ele gosta de ti se não o fizeres não te deves queixar muito, o facto é que bons e maus profissionais existem por todo o lado, eu acho é que o "problema" do LEAF era mais do que conhecido no lançamento da 2ª geração, a falta de arrefecimento foi a principal critica da imprensa na altura.
E não tenho visto relatos de grandes problemas de quem trata o LEAF como um carro domestico, começam agora a aparecer relatos de problemas das compras em usado, ou seja, acredito que venham de quem não teve qualquer cuidado com ele, não vou tecer qualquer comentário sem saber de facto o que está a acontecer.

O que diz a Nissan no manual, só encontrei em Inglês, podes muito bem lê-lo sem ter comprado o carro, aliás este é tirado do catalogo de venda do carro:
DC Fast Charging:

DC fast chargers will typically charge your vehicle from 20% to 80% in approx. 60 minutes for LEAF / 90 minutes for LEAF e+ based on using a 50kW fast charger. The LEAF e+ will take approximately 45 minutes when using a 100kW fast charger.
Quick chargers will only typically charge your battery up to 80% at a fast charge rate. Rate of charge decreases as the percentage of battery charge increases.
Quick charging stations connect to your vehicle using the quick charging (CHAdeMO) port.
Quick charging stations come with tethered cables, therefore you are not responsible for providing your own cable.
There are 2 standard plug types for DC fast charging; CHAdeMO and CCS. The second-generation Nissan LEAF is only compatible with CHAdeMO and cannot be used with a CCS connection.
Your second-generation Nissan LEAF will charge at a maximum rate of 50kW for LEAF / 100kW for LEAF e+. Many fast chargers are capable of outputting a higher rate of charge. You can still connect to these chargers as your vehicle will control the rate of charge received and will remain capped a maximum rate of your vehicle.
It may take more time to charge your battery using a quick charger if the temperature of your battery is too high or too low. Your vehicle will manage the rate of charge based on battery temperature.
Successive regular quick charging is not recommended – as per above, your vehicle may moderate the charging rate based on battery temperature.
Consider how much charge is required when using the fast charger to reach your destination. For example, you may find that a 20 minute fast charge is all that’s required to get home & then a full charge can be obtained via your usual home charging facility.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

civic
Mensagens: 1590
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic » 23 jan 2024, 18:14

Acredito que atualmente haja muita gente a comprar o LEAF usado sem ter essa informação, o mercado de usados é assim mesmo, existe muita gente que quando tem um carro problemático resolve o problema vendendo-o, aí sim, é um mundo cão.
Um risco comprar usado, mas também acredito que corre esse risco em qualquer marca e com qualquer tecnologia. ;)
De qualquer das formas posso dar o exemplo do meu, a chegar aos 150 000kms e mais de 5 anos e 4 deles a fazer 2 ciclos quase completos por semana, continuo a não notar perda de degradação e a homogeneidade em termos de tensão anda abaixo 30mV no final da viagem, claro que pode avariar, mas acho que está de perfeita saude.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por kony76 » 23 jan 2024, 23:45

O meu também está bem com quase 140 mil.
Agora não consigo, mas depois publico a imagem do leafspy.

cfvp
Mensagens: 1643
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por cfvp » 24 jan 2024, 16:00

civic Escreveu:
23 jan 2024, 17:24
A Nissan sempre o referiu nos manuais, só lê quem quer, de resto vai de cada vendedor avisar ou não, mas a informação era muita nesse sentido nessa altura. ;)

Pelo contrário, o update do rapidgate veio tornar a carga um pouco mais rapida, puxou a limitação mais acima, ou seja, piora a situação da temperatura das baterias.
Para mim não faz muito sentido ter que ler o manual antes de comprar um produto, especialmente num aspecto tão importante como esta limitação. Além disso penso que no manual que tenho agora nem vem isso mencionado. Seja como for, mesmo esse aviso no manual é um bocado vago.

Tanto quanto me lembro só uns meses depois do carro ter sido lançado é que começaram a aparecer as queixas e o infame "rapidgate".
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

civic
Mensagens: 1590
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic » 24 jan 2024, 16:56

cfvp Escreveu:
24 jan 2024, 16:00

Para mim não faz muito sentido ter que ler o manual antes de comprar um produto, especialmente num aspecto tão importante como esta limitação. Além disso penso que no manual que tenho agora nem vem isso mencionado. Seja como for, mesmo esse aviso no manual é um bocado vago.

Tanto quanto me lembro só uns meses depois do carro ter sido lançado é que começaram a aparecer as queixas e o infame "rapidgate".
É como disse antes, no LEAF 1ª geração até posso concordar que havia pouca informação, no 2 nem por isso, eu sou dos que acha que gastar mais de 30 000€ e não se inteirar das limitações de um carro é no minimo... discutivel.
Não era preciso ler o manual, bastava andar pela internet, toda a critica ao LEAF 2 foi no sentido de não ter arrefecimento e das limitações do carro devido a isso, não foi depois, foi logo na apresentação em Tenerife, salvo erro... Lembro-me que eu proprio tive que recolher essa informação e decidir, mas entre 30 000€ pelo LEAF ou 38 000€ pelo Ioniq preferi o LEAF, e não me arrependo da poupança dos 8000€. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”