Civic White Acenta 40kWh

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por kony76 » 04 nov 2018, 19:21

Em D não existe abrandamento nenhum.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por noway » 04 nov 2018, 19:31

Confirmo. O carro desliza em D. Nas descidas as vezes uso o B só para abrandar ou controlar a descida sem tocar nos travões... mas nunca noutra situação. Talvez teste esse modo a sério quando tiver que descer a serra da Estrela... para acabar com mais SoC do que aquele com que comecei a viagem, sem recorrer a carregamentos... 8-)
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por migle » 04 nov 2018, 19:41

cfvp, mesmo quando não seja por se levantar o pé do acelerador, há sempre travagem regenerativa quando se usa o pedal do travão (em combinação com travagem por fricção).

De resto, mesmo em D, excepto no IONIQ quando se está no nível 0, ao levantar o pé é sempre feita uma travagem, precisamente para imitar aquilo que acontece num CI.
A força que o motor CI tem de fazer para bombar ar através do motor, provoca uma travagem: travar com o motor. Essa força é tanto maior quando maior a rotação e a cilindrada (correcção, quanto maior a taxa de compressão).

A ausência de regeneração equivale a meter em ponto morto (N). Num CI, há quantos anos não metes em ponto morto para sentir a ausência de travagem do motor? O carro anda e anda... Isso equivale ao nível 0 no IONIQ. Nível 1 parece uma quarta. Nível 2 uma terceira ou segunda. Nível 3 trava até chegar à velocidade equivalente a um ralenti em primeira talvez (10km/h).

Portanto, o normal é os VEs imitarem a sensação de um CI.
Última edição por migle em 04 nov 2018, 19:48, editado 1 vez no total.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por migle » 04 nov 2018, 19:42

kony76 Escreveu:
04 nov 2018, 19:21
Em D não existe abrandamento nenhum.
Igual ao que acontece em N?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por noway » 04 nov 2018, 19:50

Não... há um ligeiro abrandamento... tal e qual como um CI engatado. Mas acabei de abastecer o CI da minha mulher e o carro parece muito mais "preso" sem pressão no acelerador.... bem vistas as coisas também parece "preso" com acelerador... os CIs são mesmo mauzinhos na transmissão de energia... mais de 2000 peças móveis... enfim!
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por kony76 » 04 nov 2018, 19:51

Na verdade, não sei. Nunca coloco o N em andamento. Nem num CI nem neste.

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por cfvp » 04 nov 2018, 20:54

Obrigado pelos esclarecimentos.
Eu também não me lembro de alguma vez por em ponto morto com o carro a andar. Por isso a minha comparação seria com alguma mudança engatada e o modo D. Se é igual a um CI melhor, ainda por cima com o benefício da regeneração. No entanto, mesmo que houvesse um ligeiro abrandamento em relação a um CI, em princípio, também não haveria problema a meu ver. Perguntei para perceber melhor.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por mjr » 04 nov 2018, 23:40

Eu normalmente só uso o E-pedal nos semáforos... é uma espécie de launch control, basta ter o pé em cima do acelerador para arrancar. :mrgreen:

Já várias vezes vi o e-pedal a travar com muito pouca regeneração, ou seja estava a usar os travões. Para eficiência máxima devemos evitar o e-pedal.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por migle » 05 nov 2018, 00:16

Já me aconteceu em nível 3 no Ioniq, a meio da Vasco da Gama, levantar o pé do acelerador sem querer, ou para descansar esquecendo-me que estou em 3... A minha mulher olha para mim, os outros carros notam a luz de stop... Não tem graça.

Para os semáforos tenho o auto-hold, que retiro na altura de estacionar.

Estes carros têm demasiado com que se brincar.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por cfvp » 06 nov 2018, 00:22

mjr Escreveu:
04 nov 2018, 23:40
Eu normalmente só uso o E-pedal nos semáforos... é uma espécie de launch control, basta ter o pé em cima do acelerador para arrancar. :mrgreen:

Já várias vezes vi o e-pedal a travar com muito pouca regeneração, ou seja estava a usar os travões. Para eficiência máxima devemos evitar o e-pedal.
Mostrar quem é que manda. :D Imagino que muitos dos CIs ao lado pareçam umas tartarugas a arrancar.

Nesses casos era quando se levantava o pé rapidamente do acelerador ou como?
De qualquer forma, em teoria será mais seguro usar o modo B para obter regeneração. Talvez usando o pedal do travão para regenerar também seja mais fiável que o próprio e-Pedal?
migle Escreveu:
05 nov 2018, 00:16
Já me aconteceu em nível 3 no Ioniq, a meio da Vasco da Gama, levantar o pé do acelerador sem querer, ou para descansar esquecendo-me que estou em 3... A minha mulher olha para mim, os outros carros notam a luz de stop... Não tem graça.

Para os semáforos tenho o auto-hold, que retiro na altura de estacionar.

Estes carros têm demasiado com que se brincar.
Esse é um dos meus receios em relação a usar o e-Pedal. Por causa desse mesmo hábito de tirar o pé do acelerador sem grandes preocupações. Por isso situações dessas são prováveis de me acontecer algumas vezes.

Desconhecia tal funcionalidade de auto-hold, mas parece ser muito interessante. Basicamente o carro aplica os travões automaticamente, mesmo num plano inclinado?
Pelo o que vejo o mais próximo que o Leaf tem é a assistência ao arranque em subida (excluindo o e-Pedal). O que já é bom, mas o auto-hold parece-me ser superior.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”