DB NOWAY Leaf 40kWh

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por migle » 04 nov 2018, 17:08

noway Escreveu:
04 nov 2018, 15:34
(a tensão das células está à volta dos 4.2V, que penso ser o máximo absoluto das células para este tipo de baterias).
Não está nos 4.2V. E, se vires o teu telemóvel (onde a longevidade da bateria não é desejável), vais ver que carrega até aos 4.4V ou coisa assim.
A tensão tem de ser vista em repouso: carregar até 100%, desligar o carro, deixar uma hora desligado, aí ver a tensão.
Se não, não é comparável.

Estou muito curioso para o que possa dizer alguém que perceba do Leaf e do LSP.
Eu ficava muito espantado que desse para alterar uma coisa tão importante através da porta de diagnósticos. Era abrir uma caixa de Pandora.

Antes pensaria que estás a alterar qualquer coisa relativa à forma como o LSP mostra os dados...
EDIT: claramente estás a alterar uma coisa que afecta a estimativa de "Range" do próprio LSP. Ou seja, ele estima x e ao fazeres x sobra-te esses %.

EDIT2: O que eu te perguntava era se estes dois carregamentos até 100% foram feitos à mesma velocidade ou não? Ou se o segundo carregamento foi feito a uma potência mais elevada?

EDIT3: O mjr não tem a tensão a 100% no DB dele?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

civic
Mensagens: 1574
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por civic » 04 nov 2018, 17:32

Aqui o meu nos 100%.

Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 04 nov 2018, 19:41

É tal e qual essa imagem.... e acho que teve tempo para repousar.

Mas aquele setting parece mesmo criado para o LSP subtrair directamente ao SoC real de forma a esconder o valor que lá está do utilizador.
migle Escreveu:
04 nov 2018, 17:08
EDIT2: O que eu te perguntava era se estes dois carregamentos até 100% foram feitos à mesma velocidade ou não? Ou se o segundo carregamento foi feito a uma potência mais elevada?
Sim. Os meus carregamentos tem sido todos a 16A.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por migle » 04 nov 2018, 19:43

Então, ou o primeiro carregamento não foi até ao fim, ou o comportamento nos primeiros kms do carro é diferente... Começaste a recolher dados bastante cedo.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 04 nov 2018, 19:54

Talvez tenha conduzido uns quilómetros... Não me lembro bem dessa primeira utilização do LSP.

Vou carregar a 100% da próxima vez e depois envio novos screenshots.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por mjr » 04 nov 2018, 23:47

100% no Leaf 40 são 4.2V por célula, em repouso. Já vi isso várias vezes. Aliás ele fica mais de uma hora nos 4.2V a carregar muito lentamente antes de desligar a carga. Não há buffer em cima, a não ser que considerem que 100% é algo acima de 4.2V. Em baixo haverá algum buffer, mas pouco, pois ele desliga por volta dos 3.0V.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 05 nov 2018, 07:45

mjr Escreveu:
04 nov 2018, 23:47
100% no Leaf 40 são 4.2V por célula, em repouso. Já vi isso várias vezes. Aliás ele fica mais de uma hora nos 4.2V a carregar muito lentamente antes de desligar a carga.
Pois... parece-me isso mesmo.... 100% => 4.2V. É nessa altura que ele faz o balancing das tensões para normalizar tudo. Obrigado pela confirmação.

E os 4.2V de tensão... ainda está abaixo dos níveis de tensões que são realmente prejudiciais para o pack? Ou 4.2V já é um bom compromisso entre longevidade e comodidade? Costumo por o carro a carregar sempre que fica abaixo dos 40%. Agora é decidir se o ponho a 90% de novo (e de vez em quando 100% para fazer o balancing) ou se o carrego sempre a 100%.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por migle » 05 nov 2018, 08:09

4.2V não é prejudicial para a bateria. É o normal. Quando se fala em carregar abaixo de 100% tem a ver com o pequenos ciclos prolongarem a vida da bateria, por oposição a ciclos profundos.

Aquela pergunta e resposta tinham links, como este:
https://batteryuniversity.com/learn/art ... _batteries
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 09 nov 2018, 14:32

Ora aqui está a prova: aproximadamente 4.2V por célula quando carregamos a 100% um Leaf de 40kWh.

Estado dado pelo LSP após carga a 100%:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Carga a 100% analisada no Emoncms (dados do OpenEVSE), onde se vê o balanceamento das células na parte final:
Imagem

Outra visão dos mesmos dados numa app para Android:
Imagem

Vou adoptar a estratégia de carregar a 90% durante a semana e uma vez por semana a 100% a partir de agora. Não faço questão de ter 100% da capacidade da bateria em cada um dos carregamentos que faço pois tenho um trajecto habitual com 50km/dia.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por mafgod » 09 nov 2018, 15:51

A queda abrupta da temperatura pelas 04:30 é estranha, estando ainda a carregar....

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”