DB NOWAY Leaf 40kWh

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noway
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 04 out 2019, 11:12

Uma dúvida aqui para a comunidade de Leafs 40. Pretendo "rodar" os meus pneus (passar as rodas de trás para a frente e vice-versa e quero fazê-lo todos os anos). Tenho de ter algum cuidado com os sensores TPMS? O carro detecta automaticamente esta mudança ou tenho de o "informar"?

Opções que conheço/desconheço:
1. Sei que no LeafSpy existe a opção "Tire Remapping > Swap Front/Rear positions" e o "Enable Virtual Tire Registration". Alguém já usou isto num Leaf 40 com bons resultados?
2. Existe a opção de o carro nos deixar fazer isto nas configurações que disponibiliza?
3. Ou então o diagrama que aparece no carro não corresponde à posição real das rodas e não faz diferença mudar a posição das rodas... é só uma forma de informar o estado de pressão dos pneus.
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por frankesousa » 04 out 2019, 11:18

Aceitas opiniões fundadas sobre não fazeres essa troca (não "rodar" de trás para a frente e vice versa)?
Tenho algumas razões para não fazerem isso se quiserem ouvir.

Se a decisão já estiver tomada, ainda não sei como tratar do problema dos sensores, em breve terei esse problema no meu Leaf 30 também e aproveito para aprender.

Abraço
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 04 out 2019, 12:06

Sim claro. Eu antes não rodava e trocava 2 pneus de cada vez, deixando os novos sempre nas rodas de trás. É um gasto com menos impacto no orçamento mensal pois não compro os 4 pneus ao mesmo tempo. Por outro lado posso querer mudar de marca de pneus e gostava de ter os 4 com a mesma idade e mesmo comportamento (as borrachas sendo diferentes podem "agarrar" a estrada de uma forma diferente e não gosto de surpresas).
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por frankesousa » 04 out 2019, 12:25

noway Escreveu:
04 out 2019, 12:06
Sim claro. Eu antes não rodava e trocava 2 pneus de cada vez, deixando os novos sempre nas rodas de trás. É um gasto com menos impacto no orçamento mensal pois não compro os 4 pneus ao mesmo tempo. Por outro lado posso querer mudar de marca de pneus e gostava de ter os 4 com a mesma idade e mesmo comportamento (as borrachas sendo diferentes podem "agarrar" a estrada de uma forma diferente e não gosto de surpresas).
Verdade.

Uma das razões é mesmo essa, custo de 2 pneus em vez de 4.
Ter 2 pares de pneus diferentes nos 2 eixos não será muito problemático, desde que os melhores estejam atrás.
Os da frente gastam mais devido à direcção e tração, pelo que meter uns pneus "uasdos" vindos do eixo traseiro já mais "curados" fará gastar mais lentamente. E meter uns pneus vindos da fábrica, com a borracha "soft" ainda fará nos 1ºs tempos gastar muitíssimo, alguns até ficam com "dentadas" devido ao binário aplicado em pneus "não curados".

No leaf, quando comprei, vinha com pneus acabados de trocar na frente e têm essas "dentadas", já no Leon (com muito mais potência) meto sempre 2 atrás, e não acontece.

Mas a principal razão é mesmo andares 10/15/20 mil km ou mais com uns pneus gastos atrás, e isso é deveras perigoso (principalmente com piso molhado). Faças o que fizeres, se esperares por trocar os 4, vais andar muitos km com o eixo traseiro "slick".

Nunca terás problemas se o carro fugir de frente, se for a traseira, aí podes ver-te na valeta num instante.
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por frankesousa » 04 out 2019, 12:28

Já agora, nada disto "resolve" o problema dos sensores de pressão :D

Normalmente troco as jantes de trás para a frente junto com os pneus
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 04 out 2019, 12:51

Sim, qualquer seja o método escolhido, tenho de resolver o problema da posição dos sensores. As rodas acabam sempre por mudar de posição.
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por VETL » 04 out 2019, 13:12

Eu já rodei os pneus no Nissan Leaf de 30kWh.
Não houve qualquer problema.
Por acaso só fui conferir isso no dia seguinte.
Tirei pressão de um pneu atrás e de outro à frente do lado oposto e fui dar uma volta, tendo o carro reportado esses pneus com menos pressão no lugar correto.
Ou seja, ele já tinha corrigido a localização dos sensores sozinho sem programar rigorosamente nada.
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 04 out 2019, 13:25

Estou a tentar perceber como é que consegue fazer isso tecnicamente. Só se medir a potência do sinal dos sensores e traduzir isso em distâncias ao transmissor do carro. E detectar esquerda e direita? Talvez, se o transmissor não estiver no centro do carro, ou seja, encostado a um dos lados ele consegue determinar distâncias diferentes mas 4 todas. Pode ser isso... Se assim for estamos bem! Obrigado pelo feedback.
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 04 out 2019, 13:27

Mas então não percebo porque o Leaf spy refere as trocas...
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por migle » 04 out 2019, 23:42

noway Escreveu:
04 out 2019, 13:25
Estou a tentar perceber como é que consegue fazer isso tecnicamente. Só se medir a potência do sinal dos sensores e traduzir isso em distâncias ao transmissor do carro. E detectar esquerda e direita? Talvez, se o transmissor não estiver no centro do carro, ou seja, encostado a um dos lados ele consegue determinar distâncias diferentes mas 4 todas. Pode ser isso... Se assim for estamos bem! Obrigado pelo feedback.
NFC tem alcance para ir de um lado ao outro do carro sequer?
O transmissor?.. Nos carros é tudo à dúzia...
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