Boa! Qualquer dia, eu também. Se não fosse ter três filhos, já o teria feito.
Sim, é o que todos os proprietários do Leaf dizem. Alguns, dizem depois que vão esgotar a bateria e fazer cargas rápidas para "lhe dar saúde", mas todos sabem que a verdadeira degradação é irreversível.
Na zona média, a curva de descarga é mais horizontal, então a referência absoluta que o BMS tem, a tensão, torna-se um indicador menos preciso. Isto é um pouco como um sistema de posicionamento, com odometria precisa mas com deriva, e uma referência absoluta exacta mas sem precisão (GPS)... aqui a absoluta é a tensão e a relativa a medição da energia que entra e sai.
Claro que, não sendo mau carregar a 100%, é ainda melhor fazer cargas e descargas pouco profundas, e a tensão óptima de carregamento, do ponto de vista da longevidade, serão os 3,92V por célula, segundo a NASA, que costuma ser mais ou menos os 80%.
É difícil engolir qualquer comparação, quando uma pessoa se lembra de petroleiros, da porcaria que é um campo petrolífero, da porcaria que fica o solo na zona de uma refinaria, etc, etc, cada bomba de gasolina...noway Escreveu: ↑18 jun 2019, 15:48Para mim a grande vantagem de um VE é... não gerar poluição directa. Num país como o nosso onde grande parte da energia produzida é de origem renovável ainda mais sentido faz utilizar VEs, pois a poluição indirecta também é muito menor do que a gerada directamente/indirectamente pela indústria petrolífera.
Tão poucas CRs!!