DB NOWAY Leaf 40kWh

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 05 out 2019, 06:11

Um sensor em cada roda.... pode ser... resolve o problema da detecção dos sensores correctos. Uma pesquisa sobre o assunto e parece que cada um faz como quer:
Most direct TPMS systems use ultra high frequency (UHF) radio in one of the 'unlicensed' ISM bands (industrial, scientific and medical) for transmitting the data,[7] often around 434 MHz in Europe and 315 MHz in much of the rest of the world. On some systems there is a separate receiver or antenna near each wheel whilst more commonly there is a single receiver which receives data from all of the wheels on the vehicle. Commonly this receiver is also used for remote keyless entry system (RKE) as this also usually uses UHF radio transmissions.
Tirei isto de uma wiki... Vale o que vale. Vou trocar as rodas e depois experimento esvaziar uma das rodas para ver se o carro reconhece a troca das rodas. Nada como testar.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por migle » 05 out 2019, 20:34

Eu vi num wiki um texto a desfazer a ideia de que no carro tudo comunica por CAN e que depois dava uma longa, longa lista de buses usados num carro moderno, desde esses de baixo nível, tipo I2C e CAN, até ethernet de 10Gb. No meio estava NFC e eu pus-me a pensar "NFC? Onde raio é que eles usam NFC?".

Para a chave, o próprio manual do carro muitas vezes indica a posição dos receptores, e são muitos.. Um em cada porta, bagageira, no meio do carro, junto ao botão de start... Essa do receptor único deve ter sido há muitos anos...

Existem sistemas TPMS after market por Bluetooth, mas isso é para dar com o telemóvel.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por pemifer » 05 out 2019, 21:31

Eu troquei hoje as rodas.
Amanhã vou investigar se a indicação das pressões está na posição correta.

Acerca do Leaf Spy, trata-se de um software que abrange carros desde 2010.
Se calhar alguma das opções já não fará sentido para os carros de 2018.
Para o Leaf Spy detetar corretamente a posição dos pneus do Leaf de 2013 tive de fazer o que o Leaf Spy diz, por uma pressão diferente em casa roda.
Para o Leaf Spy detetar corretamento a posição dos pneus do Leaf de 2018 não fiz nada.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 06 out 2019, 02:46

Se calhar não temos mesmo de fazer nada. Quando te der jeito esvazia um deles e valida a posição da rodas quando o carro se queixar. Assim que puder fazê-lo, também deixo aqui o meu testemunho.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por hmendes » 06 out 2019, 15:13

No de 30kWh não é necessário fazer rigorosamente nada, no de 40Wh ainda não foi preciso trocar

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 02 nov 2019, 16:01

E pronto... passou mais ou menos 1 anos desde que comprei o Leaf. O silêncio, a economia, a performance... imbatíveis... quer dizer... se o concorrente for um ICE! O verdadeiro rei dos semáforos... se não estiver ao lado um Tesla :D

Foi à revisão no passado dia 30-Set sem qualquer apontamento. No entanto aproveitei a visita para analisarem o seguinte problema que também aqui já me queixei:
Nunca vos aconteceu virar a direcção até ao máximo para qualquer um dos lados enquanto andam e passam por um buraco ou saliencia e o raio da roda toca nas protecções de plástico internas (vulgo a cava da roda), parecendo o pneu a raspar em plástico?

Pois é... não viram nada de errado. :roll: Bom... verdade seja dita já não me acontece isso há uns bons meses mas isso não quer dizer nada...

Dias depois (sim dias...) aparecem-me duas campanhas da Nissan no You+Nissan com os seguintes itens (acho que aconteceu o mesmo a quase todos os proprietários de Leafs):
· PLACAS DOS PONTOS DE MASSA DA BATERIA LI-ION [P9312]
· SISTEMA TRAVAGEM INTELIGENTE DE EMERGÊNCIA [P9327]

Foram precisas duas visitas separadas à oficina para implementarem estas duas campanhas, pois as placas dos pontos de massa tiveram de ser encomendadas na primeira visita. O do sistema de travagem é só um update de firmware que resolve travagens involuntárias em situações como andar com o carro em ruas estreitas, passagens de nível, "rasantes" a outros veículos, mudanças súbitas de direcção, etc. No meu caso ficou muito melhor por isso recomendo este update.

Ora já tenho dito aqui em alguns outros DBs que, nos últimos 4 meses, tenho andado a carregar o carro entre os 30 e os 70%, carregando só a 100% quando preciso da autonomia total, ou de 15 em 15 dias para fazer o "balancing" das células da bateria. Ao princípio achei que o BMS começou a não achar piada a essa ideia. mas de acordo com as últimas medições feitas com o LeafSpy, a descida não é assim tão acentuada. Teve os "2 saltos" que todos aqui do fórum tiveram mas agora parece estável. Vou continuar com esta abordagem de carregamentos. Ficam aqui os dados para vossa apreciação:
Imagem

Último snapshot do LSP:
Imagem

Ausência de DTCs:
Imagem

De resto é como o que aqui costumam dizer: "é carregar e andar!" :dance:

Num próximo post irei falar da economia que obtive com este carro e de um upgrade de segurança que quero fazer ao meu OpenEVSE que vai lançar confusão (de novo) aqui no fórum. Até breve.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por cfvp » 06 nov 2019, 23:45

Bom relato, obrigado.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por mjr » 07 nov 2019, 22:34

Carregar e andar, é mesmo isso. Parabéns!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

hughfr4nc15
Mensagens: 9
Registado: 06 dez 2019, 00:17
Data de fabrico: 19 dez 2019

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por hughfr4nc15 » 14 dez 2019, 23:08

noway Escreveu:
02 nov 2019, 16:01
Ora já tenho dito aqui em alguns outros DBs que, nos últimos 4 meses, tenho andado a carregar o carro entre os 30 e os 70%, carregando só a 100% quando preciso da autonomia total, ou de 15 em 15 dias para fazer o "balancing" das células da bateria. Ao princípio achei que o BMS começou a não achar piada a essa ideia. mas de acordo com as últimas medições feitas com o LeafSpy, a descida não é assim tão acentuada. Teve os "2 saltos" que todos aqui do fórum tiveram mas agora parece estável. Vou continuar com esta abordagem de carregamentos.
Dirias que manter a bateria entre os 20% e os 80% e carregá-la a 100% a 15 dias é uma boa prática?
Como sabes ainda não tenho o carro mas estou a tentar perceber qual a maneira mais correcta de "tratar" a bateria relativamente a carregamentos.

DB muito útil BTW.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 15 dez 2019, 15:49

hughfr4nc15 Escreveu:
14 dez 2019, 23:08
noway Escreveu:
02 nov 2019, 16:01
Ora já tenho dito aqui em alguns outros DBs que, nos últimos 4 meses, tenho andado a carregar o carro entre os 30 e os 70%, carregando só a 100% quando preciso da autonomia total, ou de 15 em 15 dias para fazer o "balancing" das células da bateria. Ao princípio achei que o BMS começou a não achar piada a essa ideia. mas de acordo com as últimas medições feitas com o LeafSpy, a descida não é assim tão acentuada. Teve os "2 saltos" que todos aqui do fórum tiveram mas agora parece estável. Vou continuar com esta abordagem de carregamentos.
Dirias que manter a bateria entre os 20% e os 80% e carregá-la a 100% a 15 dias é uma boa prática?
Como sabes ainda não tenho o carro mas estou a tentar perceber qual a maneira mais correcta de "tratar" a bateria relativamente a carregamentos.

DB muito útil BTW.
Obrigado! Foi a minha maneira de retribuir de volta ao fórum a informação que fui solicitando aqui e ali...

Relativamente à "best practice" de ter o carro a carregar e a descarregar entre os 20% e os 80% SoC... acho que esta máxima deve ser aplicada a qualquer Bateria de Lítio e este intervalo de SoC apresentado é o real (e não aquele que o carro nos apresenta no dashboard). A maioria (senão todos) dos fabricantes de EVs não deixa o carro esgotar a totalidade da bateria (guardam sempre uma margem de segurança) e até há outras que indicam 100% de SoC no dashboard e na realidade a totalidade da bateria não está a ser utilizada para prolongar a sua vida útil. Isto para dizer que há marcas de EVs que nos dizem que não há problema carregar os carros a 100% (porque na realidade eles já limitam a margem superior e há outras que possuem a noção de "Daily Commute charge" e o "usar a carga máxiima" quando se viaja para longe (por exemplo a Tesla permite configurares a %SoC máxima admitida na carga).

Ainda há uma terceira categoria de fabricantes que... não dizem nada... e é nesta onde eu encaixo a Nissan. Penso que não faz mal nenhum carregar o carro diariamente ou de dois em dois dias até 80% (por exemplo de 50% a 80% ou 40% a 70%), pois desta forma as células de lítio estarão durante mais tempo perto das tensões nominais e é nos extremos (SoCs muito baixos ou muito altos) que estas células se degradam mais rápido. Mas depois tens o problema do BMS do veículo ficar baralhado com esta "política" de cargas, pois fica sem estimar correctamente os limites máximos da bateria e assume menos capacidade útil se continuares indefinidamente com essa política de cargas. Mas se fizeres uma carga de 20% a 100% todos os 15 dias ou uma vez por mês, o BMS já deverá ser capaz de se reajustar. Esta é a minha ideia e estou a fazer isto com o meu Leaf. Como só tenho o carro há 1 ano, não consigo dizer-te se o que estou a fazer é o correcto! Daqui a 4 ou 5 anos já deverei ter uma ideia melhor, quando comparar o meu caso com outros proprietários de Leafs com idade e quilometragem similares.

Depois hã gente com Leafs que andam mais de 100... 150Km por dia. Nesses casos tem de se carregar quase sempre a 100% e não há volta a dar.

No fim é "Carregar e Andar"... no meu caso até 70% ou 80% na maioria das vezes.

Parabéns pelo interesse e escolha pela mobilidade eléctrica.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”