DB NOWAY Leaf 40kWh

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 09 nov 2018, 17:52

mafgod Escreveu:
09 nov 2018, 15:51
A queda abrupta da temperatura pelas 04:30 é estranha, estando ainda a carregar....
As coisas que vocês notam... :clap: ... não é fácil enganar-vos!

Consigo explicar isso facilmente... faltou a electricidade na minha zona (noite de tempestade com relampagos e isso) durante 10 minutos. O OpenEVSE retomou a carga assim que a electricidade voltou (sei disto porque o "baby monitor" que tenho apita por todos os lados quando falta a electricidade para avisar que não consegue comunicar com a estação). O Emoncms não mostra isso porque a unica coisa que ele faz é ligar o último sample recebido com o sample seguinte... e neste caso estão ambos com um valor próximo. O intervalo de notificações é de 10 segundos... mas neste caso foram vários minutos. E enquanto não havia electricidade o OpenEVSE foi arrefecendo.

Samples recebidos (intervalo de 1min):
07/11/2018 04:20:00,44.70
07/11/2018 04:21:00,44.70
07/11/2018 04:22:00,44.70
07/11/2018 04:23:00,44.70
07/11/2018 04:24:00,44.70
07/11/2018 04:25:00,44.70
(lights off)
(baby monitor goes nuts)
(evse is cooling down)
(lights on)
07/11/2018 04:34:00,41.50
07/11/2018 04:35:00,41.50
07/11/2018 04:36:00,41.50
07/11/2018 04:37:00,41.50
07/11/2018 04:38:00,41.20
07/11/2018 04:39:00,41.50
07/11/2018 04:40:00,41.20
07/11/2018 04:41:00,41.20
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por migle » 09 nov 2018, 22:43

Não sei se não teria sido mais prudente desligar o carro da parede, em vez de deixá-lo retomar a carga.

Este electrodoméstico não é barato!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 10 nov 2018, 09:15

O correcto seria nem sequer carregá-lo durante uma tempestade, mas eu precisava mesmo daquela carga...

PS... estava com esperança que me carregasse o carro em 30 segs :dance:
Última edição por noway em 11 nov 2018, 07:50, editado 1 vez no total.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por Filipe » 10 nov 2018, 10:35

Vê lá se regressas ao futuro. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por Apr » 10 nov 2018, 11:07

Espetáculo!

Os gráficos são indispensáveis para termos o nosso sistema de energia sob controlo.

Diz-me uma coisa, como sabes a potencia de carregamento? tens um medidor dedicado ou derivas o valor dos amperes medidos do OpenEVSE?

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 11 nov 2018, 08:39

Apr Escreveu:
10 nov 2018, 11:07
Diz-me uma coisa, como sabes a potencia de carregamento? tens um medidor dedicado ou derivas o valor dos amperes medidos do OpenEVSE?
Vou buscar os kW à corrente reportada pelo OpenEVSE. Infelizmente o OpenEVSE não mede tensão, logo tenho de multiplicar a corrente por uma constante (no meu caso ainda nem sequer a ajustei à tensão medida por um multímetro à entrada do QE, pelo que os valores que vês nos gráficos ainda estão algo exagerados).

Depois acrescentei um acumulador no mesmo input para ir enchendo um novo feed do Emoncms para o contador de energia consumida (kWh), sobre o qual poderás criar vistas diárias, semanais, mensais, etc.

Imagem
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por mjr » 11 nov 2018, 10:06

Além da vantagem de uma menor degradação que uma carga a 90% permite, há outro factor importante para evitar uma carga a 100%: a falta de regeneração.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por migle » 11 nov 2018, 11:20

Para quem mora num sítio alto... Onde eu moro, qualquer que seja a direcção que tome é a subir. No híbrido, era bom, porque coincidia com o ciclo de aquecimento do CI...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por mjr » 11 nov 2018, 15:44

Sim, mas numa bateria como a do Leaf mesmo subindo 200-300m após uma carga a 100% não irá gastar mais que 5% da carga, pelo que ainda não terá a regeneração toda disponível. Na verdade no Leaf 40 a regeneração só fica totalmente disponível por volta dos 80% de SOC, embora isso só se note com o e-Pedal ou carregando de maneira controlada o pedal do travão (e em CC, claro).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 18 jun 2019, 15:48

É carregar e andar! Estou rendido aos VEs... quase ao ponto de adquirir outro aqui para a família e livrar-me do último veículo a diesel que actualmente temos. Tenho de juntar mais uns cobres até isso acontecer.

Evolução do estado da Bateria
Aqui estão os meus dados retirados do LSP. Cada vez menos o tenho ligado ao carro com frequência, mas acho que dá para ver algumas coisas. Apesar de ter tido bastante cuidado com os carregamentos (a esmagadora maioria deles realizados entre os 40% e os 80%) e de realizar poucos CRs, o meu VE teve o mesmo comportamento que muitos Leaf2s aqui mostraram no fórum: há dois saltos no SoH que quase parecem "programados" pela Nissan. Mas já vi melhores resultados no SoH em Leafs 40kWh do que obtive com o meu, com mais tempo e mais quilómetros. Tenho a sensação que o BMS do carro é pessimista quando carregamos a bateria muitas vezes a 80%, estimando mal a capacidade total da bateria porque não chegamos aos 100% com frequência. Ou será que faço mal em não carregar o carro a 100% sempre que posso? Para já vou manter o plano de carregamentos como até agora, pois acho que a minha bateria está de saúde!
Imagem

Consumos...
Para mim a grande vantagem de um VE é... não gerar poluição directa. Num país como o nosso onde grande parte da energia produzida é de origem renovável ainda mais sentido faz utilizar VEs, pois a poluição indirecta também é muito menor do que a gerada directamente/indirectamente pela indústria petrolífera. Mas consumir pouco também é uma das grandes vantagens... aqui ficam os meus consumos mensais:
Imagem

Situações cobertas na garantia - so far...
Tive duas situações com o carro desde que o comprei:
1. Logo após a compra reparei que sempre que o carro andava no "paralelo" ouvia-se demasiado ruído no interior de um veículo que não faz barulho nenhum a andar! Fui a Nissan e era só um painel de plástico mal apertado debaixo da coluna da direcção. Situação resolvida em 15 minutos.
2. Um dia, já este ano decidi ligar o ar condicionado para gerar frio. O carro fazia uma barulheira imensa e fui à oficina. Ficou lá 1 dia para descobrirem uma folha de árvore no circuito do ar condicionado. O "caule" dessa folha estava a bater nas pás da ventoinha do sistema, gerando o barulho "extra" que se ouvia. É estranho como aquela folha entrou no circuito e se alojou na caixa onde estão as ventoinhas. De qualquer das formas a Nissan não me cobrou nada pelo evento...

Agora que olho para o meu DB de novo, reparei que não tenho fotos do meu carro aqui... :snooty:
Pensando bem nunca fotografei o meu carro... :shifty:
Hummm... nunca fotografei nenhum dos carros que tive...
Vai ficar para uma próxima vez... :liar:
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”