DB Leaf 40 PeMiFer

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por noway » 15 out 2019, 20:19

Vocês que andam muitas vezes com o LeafSpy ligado ao carro, qual é mais ou menos o SoC que o carro apresenta para um nível de tensão 3.9V por célula?

Nos últimos 6 meses tenho andado a carregar até 70% todos os dias. Num dia normal gasto 20% mas minhas voltinhas. Acho que o meu BMS deve estar a estimar por baixo o SoH por causa disso mas vou continuar em força com esta estratégia. Vamos ver no que dá...
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por filipeoliv » 16 out 2019, 10:05

ao fazeres essa pergunta fui ver os prints que tinha aqui.
Ontem à noite com o leaf spy a marca um soc 44.8% as células estavam entre 3.892 e 3.901mv
À 2 dias, chegou a casa com um SOC 59.4% estavam entre 3.968 e 3.993mv
Atenção o meu é um MK1...

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 16 out 2019, 10:12

noway Escreveu:
15 out 2019, 20:19
Vocês que andam muitas vezes com o LeafSpy ligado ao carro, qual é mais ou menos o SoC que o carro apresenta para um nível de tensão 3.9V por célula?

Nos últimos 6 meses tenho andado a carregar até 70% todos os dias. Num dia normal gasto 20% mas minhas voltinhas. Acho que o meu BMS deve estar a estimar por baixo o SoH por causa disso mas vou continuar em força com esta estratégia. Vamos ver no que dá...
Concordo absolutamente com a tua estratégia mas, (há sempre uma porcaria de um mas :lol: ) deves carregar até 100% uma vez por semana.
Eu nem sempre o faço, há fins de semana que não saio de Lisboa e não carrego a 100%, mas acho que nunca passei mais de 3 semanas sem fazer um carregamento a 100%.
O carregamento a 100% promove o balanceamento das células e a atualização do BMS.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 16 out 2019, 12:56

noway Escreveu:
15 out 2019, 20:19
Vocês que andam muitas vezes com o LeafSpy ligado ao carro, qual é mais ou menos o SoC que o carro apresenta para um nível de tensão 3.9V por célula?
É uma excelente pergunta para a qual não sei a resposta.
Eis o que fiz para tentar responder.
Peguei no log do Leaf Spy, considerei a voltagem mais alta como 100%, considerei a voltagem mais baixa como 2%, calculei quanto seria 0% (como sabem descarreguei a bateria a 2%) e dividi a voltagem pelo nº de células para assim obter a voltagem média por célula.
Penso que os erros de cálculo não serão muito elevados.
O gráfico que obtive foi o seguinte.

Imagem

O ficheiro Excel com os valores em bruto está aqui: https://drive.google.com/open?id=12-_5o ... l9sCehTVhz

Com base nestes dados, a resposta para a pergunta será entre 74% e 78%

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por noway » 16 out 2019, 13:55

Mas olha que o SoC que o Leaf apresenta na dash pode não ser linear... daí a minha pergunta. Mas também não é preciso mais detalhe. Os 70% que habitualmente carrego deverão estar abaixo dessa tensão.

Só carrego a 100% uma vez por mês mais ou menos. Sobre o balanceamento, o Leaf 40 mesmo quando não carregas a 100% apresenta apenas 10mV a 15mV de diferença entre a célula mais baixa e a mais alta. A única coisa que o 100% deverá proporcionar ao BMS é mesmo o melhor cálculo do SoH... digo eu...
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 22 out 2019, 09:58

Estou a tentar comparar a degradação atual com a degradação anterior ao carro ser meu.
A nível de SOH considerei que em novo teria 100% e calculei o resto com base na percentagem de degradação do SOH.

Quando comprei o carro tinha:
  • SOH: 94,68%
  • AHr: 109,299
  • Hx: 118,47
Valores calculados usando a percentagem SOH na altura da compra:
  • SOH: 100%
  • AHr: 115,44
  • Hx: 125,13
Como sabemos que estes valores não são lineares, alguém pode confirmar se estes valores calculados são realistas?

civic
Mensagens: 1585
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic » 22 out 2019, 17:47

Não percebo onde o carro vai buscar tal degradação, o meu vai nos 90% de SOH e não vejo qualquer alteração em termos de autonomia em relação a novo, ainda no domingo fiz 220kms com o carro e segundo a degradação anunciada estaria quase a berrar, ainda tinha 14% de bateria. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
40 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por noway » 22 out 2019, 17:59

Deve ser a história de carregar recorrentemente a 70% ou 80%.... o BMS deve andar perdido.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

civic
Mensagens: 1585
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic » 23 out 2019, 11:27

Faço esta viagem superior a 200 kms 2 vezes por semana, não percebo como o BMS do meu anda perdido, então como andaria com aqueles que fazem uns 40 kms diarios e carregam todos os dias? :?
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
40 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por noway » 23 out 2019, 11:35

O meu é um desses... e anda perdido! :mrgreen:
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”