DB Leaf 40 PeMiFer

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 13 out 2019, 22:42

O que este homem faz em prol da comunidade da ME!
Até foi a Fátima ....

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por cfvp » 13 out 2019, 23:44

Muito bom. Obrigado pelo relato.
Aquela subida de temperatura no fim é assustadora. Claro que foi a puxar pelo carro, mas mesmo assim foi bastante. Vem corroborar a ideia de que quanto menor é a carga na bateria maior é o aquecimento.

Já agora não percebi bem o porquê de carregar até à 1:50 e depois das 4h às 8h? Era para ver alguma coisa em particular?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por VETL » 14 out 2019, 07:41

Apesar de estar por aqui já discutido inúmeras vezes, mas apenas para alertar algum incauto que só leia esta descarga, fica a informação que puxar grandes quantidades de energia, principalmente em estados de Soc assim tão baixos, é um assassínio premeditado do pack. Reparem só na evolução da temperatura na parte final e tirem as vossas conclusões.
Eu sou defensor de um teste da tomada de quando em quando, mas a estas condições, eu nunca sujeitaria um carro meu.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por filipeoliv » 14 out 2019, 08:19

Mais uma viagem, mais um grande relato e informação preciosa ;)
Parabéns pelo relato.
Desta vez não estava à tua frente para me apanhares :lol:

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por kony76 » 14 out 2019, 09:17

Excelente relato pemifer.
Invejo a tua paciência/dedicação/prazer em tirará essa informação toda durante a viagem para depois analisares e colocares aqui toda essa informação.

Quanto ao teste de tomada, estou curioso pelos resultados.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Filipe » 14 out 2019, 10:28

(Aproveitei para medir também a tensão na bateria de 12V.
Há uma discrepância (0.74V) entre o multímetro e o Leaf Spy que não consigo explicar)

Atenção Pedro, que nesses multimetros as indicações não são muito precisas, pior ainda quando
as pilhas já não estão com a voltagem própria delas.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 14 out 2019, 12:42

cfvp Escreveu:
13 out 2019, 23:44
Já agora não percebi bem o porquê de carregar até à 1:50 e depois das 4h às 8h? Era para ver alguma coisa em particular?
Sempre que descarrego a bateria abaixo dos 20% faço assim.
Dou um carregamento imediato até 20% e programo para depois o resto da carga que vou precisar.
Neste caso primeiro carreguei 20% e depois carreguei mais 35%. Para fazer 2 cargas pequenas em vez de uma grande.
Até porque 20% no carro não são bem 20% de bateria, serão um pouco mais o que é ótimo!
kony76 Escreveu:
14 out 2019, 09:17
Quanto ao teste de tomada, estou curioso pelos resultados.
A intenção não era fazer um teste de tomada.
Apenas aproveitei que já tinha a bateria com muito pouca carga para ficar a saber quais eram os limites do carro.
Depois do mau trato que levou não ía fazer um segundo mau trato a carregar de 2% a 100%!

civic
Mensagens: 1582
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic » 14 out 2019, 20:13

Não seria mau trato se desses 100% fossem logo gastos uns 20 ou 30%. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
40 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 15 out 2019, 11:52

civic Escreveu:
14 out 2019, 20:13
Não seria mau trato se desses 100% fossem logo gastos uns 20 ou 30%. ;)
Parte de cima do gráfico: carregamentos de 10%, 30% e 50% a acabar em 75%.
No meio, carregamento de 60% a terminar em 85%.
Parte de baixo do gráfico: carregamentos de 75%, 60% e 50% a acabar em 100%.

Do melhor para o pior:
  1. carregamento 10% até 75%
  2. carregamento 30% até 75%
  3. carregamento 50% até 75%
  4. carregamento 60% até 85%
  5. carregamento 50% até 100%
  6. carregamento 60% até 100%
  7. carregamento 75% até 100%
Imagem

https://batteryuniversity.com/index.php ... _batteries
Última edição por pemifer em 16 out 2019, 15:11, editado 1 vez no total.

civic
Mensagens: 1582
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic » 15 out 2019, 12:31

Isso é obvio, a questão da degradação maior das celulas tem a ver com o tempo a que elas estão acima dos 3,9v, e no caso que referi tal como costumo fazer quando vou andar mais um pouco, levo-as aos 100% mas descarregam logo, ou seja, pouco tempo estão nesses niveis de tensão ou acima.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
40 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”