DB Leaf 40 PeMiFer

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por FiwiPITO » 02 mai 2019, 16:23

:mrgreen: O Pedro é Top! ;) :clap:
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 16 mai 2019, 23:17

caz Escreveu:
02 mai 2019, 00:25

PeMiFer: O video é interessante, mas o que queres mostrar ? podes explicar qual a tua conclusão ?
O vídeo prova que o modo ECO apenas muda o comportamento do acelerador. A potência está sempre disponível.


Nonnus Escreveu:
02 mai 2019, 11:22
Foi o que me disseram quando comprei o carro - "Não use o modo ECO porque o carro fica limitado".


Agora não só sabes que isso é mentira como tens uma prova.
Nonnus Escreveu:
02 mai 2019, 11:22
Não sei porque te deste ao trabalho de fazer esse vídeo...
Não foi trabalho foi uma brincadeira...
E já tenho os vídeos para fazer o vídeo da regeneração...
Só preciso de um tempinho...

ExistingJellyfish
Mensagens: 52
Registado: 13 fev 2019, 23:47

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por ExistingJellyfish » 17 mai 2019, 01:46

pemifer Escreveu:
16 mai 2019, 23:17

O vídeo prova que o modo ECO apenas muda o comportamento do acelerador. A potência está sempre disponível.

A potência está sempre disponível, mas se mudas o comportamento do acelerador não estás a tirar binário e rapidez de resposta ao carro?

Diria ser o que os "entendidos" dos stands querem dizer. No entanto é relevante para eles estarem a dizer isso? Num eléctrico que têm um binário estupido de qualquer forma acho que não, "potência" é o que não vai faltar

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por mjr » 17 mai 2019, 09:39

Apenas muda o tempo de resposta se contarmos com o tempo que o pé demora a ir da posição de repouso até ao fundo do acelerador, pois para obter a mesma resposta no modo ECO temos de pressionar mais o acelerador. Esse tempo estará abaixo do décimo de segundo por isso é a meu ver irrelevante.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 17 mai 2019, 15:31

ExistingJellyfish Escreveu:
17 mai 2019, 01:46
A potência está sempre disponível, mas se mudas o comportamento do acelerador não estás a tirar binário e rapidez de resposta ao carro?
Diria ser o que os "entendidos" dos stands querem dizer. No entanto é relevante para eles estarem a dizer isso? Num eléctrico que têm um binário estupido de qualquer forma acho que não, "potência" é o que não vai faltar
Não percebi o que queres dizer...
O modo ECO não tira nada, apenas muda o comportamento do acelerador.
Podes ver na imagem se tiveres o pedal ao que eu chamei de 50% de acelerador (eu sei que é mais, talvez o correto seja 68%) tens 68% da potência.
É óbvio que também consegues ter 68% de potência com o ECO desligado, é uma questão de não carregares tanto no acelerador.
Quando tens 68% da potência, independentemente do modo, tens o binário correspondente.
20190428_190005.jpg

ExistingJellyfish
Mensagens: 52
Registado: 13 fev 2019, 23:47

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por ExistingJellyfish » 20 mai 2019, 00:04

pemifer Escreveu:
17 mai 2019, 15:31
ExistingJellyfish Escreveu:
17 mai 2019, 01:46
A potência está sempre disponível, mas se mudas o comportamento do acelerador não estás a tirar binário e rapidez de resposta ao carro?
Diria ser o que os "entendidos" dos stands querem dizer. No entanto é relevante para eles estarem a dizer isso? Num eléctrico que têm um binário estupido de qualquer forma acho que não, "potência" é o que não vai faltar
Não percebi o que queres dizer...
O modo ECO não tira nada, apenas muda o comportamento do acelerador.
Podes ver na imagem se tiveres o pedal ao que eu chamei de 50% de acelerador (eu sei que é mais, talvez o correto seja 68%) tens 68% da potência.
É óbvio que também consegues ter 68% de potência com o ECO desligado, é uma questão de não carregares tanto no acelerador.
Quando tens 68% da potência, independentemente do modo, tens o binário correspondente.
Desculpa, não me expliquei correctamente.
Em condução normal, em que não está simplesmente a colar o acelerador ao fundo ou a manter num ponto certo, como a resposta é diferente vais ter a sensação do carro puxar ligeiramente menos e de ter de dar mais ao pé, independentemente da potencia estar lá toda como efectivamente está.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 20 mai 2019, 17:54

A primeira compra que fiz antes da chegada do Leaf do Wisconsin foi um EVSE uma vez que o EVSE que vinha era de 110v.
Com a mudança de Leaf e respetiva mudança da marca de J1772 para Menekkes o meu maravilhoso EVSE regulável ficou inútil.
Pedi ao Apr para me fazer a mudança de ficha e, aproveitei, para lhe pedir para mudar o comportamento do botão.
O botão permitia mudar a potência de carregamento mesmo estando a carregar.
Até aqui, tudo bem, a ficha foi mudada, o botão só funciona com o cabo desligado do lado do carro mas... eu antes tinha 6 níveis de potencia, 3 abaixo de 16A e 3 acima e agora o EVSE tem 7, 4 abaixo de 16A e 3 acima.
Tive de investigar como estariam divididos os níveis de potência.
Aproveitei e analisei tambem as perdas.
As conclusões que tiro da minha análise são as seguintes:
as perdas são mais ou menos constantes nas diferentes potências
em percentagem quanto mais alta a potência menor a perda
o EVSE da Nissan tem menores perdas do que o EVSE regulável
Observação: os valores observados uma única vez, mais ou menos durante 5 minutos cada, não podem ser considerados com precisão exagerada.
Até a diferença de perda no EVSE da Nissan pode ter sido motivada por alguma diferença na rede uma vez que não testei no mesmo dia.

A verde a potência de entrada no carro; a azul a potência utilizada. (valores reportados pelo Leaf Spy)
4 valores abaixo de 16A; ainda vi 1 acima dos 16A; a ultima linha corresponde ao EVSE Nissan.
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por VETL » 20 mai 2019, 18:44

Há aí qualquer coisa que não está bem. Não existem carregamentos a 5A (a não ser que o carro esteja a limitar por o carregamento estar a terminar ou durante a fase final a que chamam balanceamento).
Esse teste com LeafSpy, sabendo de antemão da falta de rigor do sensor de corrente do carro, não levará a grandes conclusões.
Para conclusões devia ser medido por outros aparelhos e a tensão de entrada também devia ser conhecida.
Assim não é possível concluir nada.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Apr » 20 mai 2019, 22:20

pemifer Escreveu:
20 mai 2019, 17:54
agora o EVSE tem 7, 4 abaixo de 16A e 3 acima.
toques curtos: 6, 10, 14 e 16
toques longos: 20 25 32
pemifer Escreveu:
20 mai 2019, 17:54
o EVSE da Nissan tem menores perdas do que o EVSE regulável


testa melhor vais ver que estás enganado, no limite o regulável ate deveria ter menos perdas porque tem maior secção de cabo, mas com essas correntes e distancias é tudo desprezável.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 22 mai 2019, 10:16

Apr Escreveu:
20 mai 2019, 22:20
pemifer Escreveu:
20 mai 2019, 17:54
agora o EVSE tem 7, 4 abaixo de 16A e 3 acima.
toques curtos: 6, 10, 14 e 16
toques longos: 20 25 32
pemifer Escreveu:
20 mai 2019, 17:54
o EVSE da Nissan tem menores perdas do que o EVSE regulável


testa melhor vais ver que estás enganado, no limite o regulável ate deveria ter menos perdas porque tem maior secção de cabo, mas com essas correntes e distancias é tudo desprezável.
O teste do regulável e do da Nissan não foram no mesmo dia.
Só fiz o teste para perceber quais eram as potências no regulável mas achei piada aos dados recolhidos e aproveitei para comparar com o da Nissan.
Vou tentar recolher dados dos dois EVSE mas no mesmo dia. Vou tentar lembrar-me de ver a voltagem.
Mas os meus únicos aparelhos de medição são um multímetro e o Leaf Spy.

Uma vez comparei a voltagem da bateria de 12v mostrada no Leaf Spy com a medição feita com o multímetro e eram iguais, mas isso é outra coisa.

Mas tens muita razão, é melhor não tirar conclusões de uma única medição.

Com o outro carro era mais fácil obter informação.
Este carro inativa o OBD quando desliga.
Eventualmente o outro tambem inativava e ativava quando começava a carregar mas o telemovel era Samsung e agora é Huawei.
A diferença tambem pode estar aí.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”