DB Leaf 40 PeMiFer

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
cfvp
Mensagens: 1640
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por cfvp » 20 set 2019, 00:12

Eu por acaso acho que tenho um ouvido apurado. Às vezes até me incomoda um pouco alguns dos assobios do inversor ou o que é, mas tirando isso só aquela história dos travões que falei no comentário anterior. No entanto nenhum destes é ruído parasita.
Se calhar é pelo o carro ainda não ter muitos kms.

Quanto aos espelhos fazem um ruído ao fechar/abrir, mas penso que seja normal, não vejo qualquer problema.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por hmendes » 20 set 2019, 00:19

cfvp Escreveu:
20 set 2019, 00:12
Quanto aos espelhos fazem um ruído ao fechar/abrir, mas penso que seja normal, não vejo qualquer problema.
O ruído que falo é este: [youtubes]https://youtu.be/xY6_AUgK8mw[/youtubes]

Já tive o problema no 30 (2 pares de espelhos trocados) e no 40 (1 par trocado)

cfvp
Mensagens: 1640
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por cfvp » 20 set 2019, 01:29

Pois, esse ranger é esquisito, a mim não me acontece isso. Talvez seja por não dar tanto uso ao carro como outros ou então é uma questão de sorte ou azar.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Orlando » 20 set 2019, 11:13

hmendes Escreveu:
20 set 2019, 00:19
cfvp Escreveu:
20 set 2019, 00:12
Quanto aos espelhos fazem um ruído ao fechar/abrir, mas penso que seja normal, não vejo qualquer problema.
O ruído que falo é este: [youtubes]https://youtu.be/xY6_AUgK8mw[/youtubes]

Já tive o problema no 30 (2 pares de espelhos trocados) e no 40 (1 par trocado)
Basta tirar a tampa do espelho e colocar spray de óleo, fica novo.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

clay
Mensagens: 102
Registado: 25 jan 2018, 18:04
Data de fabrico: 24 jan 2017
Capacidade bateria: 69,78AHr 12 barras
Localização: Caniço - Ilha da Madeira

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por clay » 20 set 2019, 11:36

É mais offtopic e peço desde já desculpa ao autor do topico mas não podia deixar de comentar!

Eu confesso ter um ouvido demasiado apurado e o meu leaf não tem ruídos parasitas! Conhecem o instrumento chocalho? É isso, o meu leaf é um verdadeiro chocalho! Tenho a certeza que envergonhava muito do chocalho que por aí anda nos concertos folclóricos da minha terriola! :lol: No entanto como ando em tratamento mental para me deixar de chatear com isso, prefiro olhar para o lado bom do carro, que certamente ultrapassa largamente esta feature chocalho com que meu leaf me presenteou d’orige! :lol: :lol:
Nissan Leaf Acenta 30kWh 01/2017

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por kony76 » 20 set 2019, 17:58

Chocalhar nem o meu CI de 2001!

O meu leaf faz um ou outro barulho, esporádico.

De resto, nada a registar de barulhos constantes. E ando bastante em paralelo. Na minha cidade não tenho como evitar, é paralelo por todo o lado!

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 20 set 2019, 18:07

Os meus espelhos fecham e abrem várias vezes ao dia (pelo menos 4 vezes; tenho os espelhos a fechar sempre que fecho o carro) e não fazem esse barulho!
Como disse o Orlando, deve ser falta de óleo.
O meu Leaf anterior também fazia um ranger esquisito a fazer marcha-atrás, conheço quem tenha o carro a fazer esse barulho e não se importa, comprei um spray limpa travões, limpei-os e o ruído desapareceu.
Tal como quem tem ruídos parasitas acha que é normal, eu acho que é normal não haver ruídos parasitas.
Tal como disse anteriormente, parece que a mim, por sorte, calharam carros mais bem construídos, será?
Eu diria que quem tem carros com barulhos parasitas é porque tem alguma coisa no carro que não está bem!

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por RaaR » 21 set 2019, 13:51

hmendes Escreveu:
19 set 2019, 23:34
(…)
P.S. também ninguém se queixada do ruídos fechar os espelhos e o que mais vejo é Leafs com esse sintoma, para além de estar bem relatado em fóruns internacionais. Se calhar a malta dos Leafs é mesmo dura de ouvido :lol:
O meu Leaf 40 kWh tinha esse problema num dos espelhos. A Nissan trocou-me o espelho inteiro quando o carro tinha duas ou três semanas e nunca mais tive qualquer problema com os espelhos.

Quanto a ruídos parasitas, o carro fazia um particularmente notório mal o recebi. A Nissan conseguiu resolver a situação colocando uma espuma por dentro daquela peça plástica que fica entre o espelho interior e o vidro frontal.

Em piso irregular noto uma ligeira vibração no interior da porta do condutor mas é o tipo de coisa que a grande maioria das pessoas nem perceberia que lá está. Eu sou especialmente atento ao som, o que usualmente acaba por me prejudicar.

De resto, não posso queixar-me. Obviamente que há carros mais sólidos no mercado mas, dentro do segmento C, tanto há melhores como piores neste critério. Eu não trocaria o Leaf por um Golf/Leon/Mégane/etc. porque não volto para carros com motores térmicos, mas em qualidade de construção realmente não é o melhor nem o pior do segmento.

civic
Mensagens: 1585
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic » 21 set 2019, 14:32

Por acaso, uma coisa positiva que tenho a dizer do LEAF é que ruidos parasitas não tem nenhum, moro em Viseu e o paralelo mais parece uma estrada romana e nada ainda. Já vai com 36000kms e pouco mais de um ano, a jante 16" também ajuda. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
40 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 22 set 2019, 00:41

Este ano lembrei-me que seria bom haver um encontro de elétricos no Motorfestival do Caramulo https://www.caramulo-motorfestival.com/pt/.
Tentei obter alguma informação, eventualmente ajuda, sobre a melhor maneira de organizar um encontro de elétricos, e descobri que a melhor maneira de organizar a coisa é mesmo sozinho. Até porque da parte do Motorfestival obtive todos os esclarecimentos que pedi. Eu é que não soube responder a algumas perguntas deles.
Vamos ver no que dará para o ano... é que este ano nem a minha própria visita ao Motorfestival consegui organizar.
Plano era simples, era só sair às 8:00. E ainda saí às 8 ... às 8 e ...
Partida: carro carregado a 100% 36,9kWh
Imagem
Imagem


Também fazia parte do plano carregar no PCR de Santarém e no PCR de Coimbra para distribuir os carregamentos e tentar evitar o rapidgate.
Ao chegar ao PCR de Santarém estava assim:
Imagem
Imagem
Imagem


Consegui carregar a 32kw.
Imagem
Imagem


Foi assim que saí do PCR de Santarém
Imagem
Imagem
Imagem


Depois de Fátima apareceu esta surpresa na A1.
Entrou e seguiu à mesma velocidade que eu durante vários quilómetros até que eu tive de sair em direção a Coimbra.
Imagem


Ao chegar ao PCR de Coimbra estava assim:
Imagem
Imagem
Imagem


Carregou a 25kW
Imagem
Imagem


Posição estranha do PCR.
O posto fica a meio do carro. Reparem no lancil, deixei meio carro fora do lugar de carregamento.
Um Zoe que chegou a seguir, vindo de Sintra, parou em frente ao abastecimento de ar e água e assim ficou a carregar. Infelizmente só me apercebi que ele não pôs o carro no lugar de carregamento quando passei em sentido contrário. Se calhar até é um dos que se queixa de ICEs nos postos de carregamento, mas impedir o acesso ao ar e água já não faz mal...
Outras peculiaridades deste PCR:
  • o carro ficou em cima da tampa de um depósito
  • havia um cheiro muito intenso a combustível
  • a área de serviço é muito pequena
  • localizado numa zona deserta da cidade cheia de edifícios fantasma
Imagem


Situação caricata. O condutor do Opel parou, saiu do carro e foi à sua vida... Os 2 carros ficaram impedidos de sair, aliás a saída é estreita e ficou bloqueada. A senhora da imagem dirigia-se para outro carro que não se vê na imagem.
Imagem


Foi assim que saí do PCR de Coimbra
Imagem
Imagem
Imagem


Almocei no Rui dos Leitões onde comi o melhor leitão de sempre mas demorei quase 2 horas...
Enquanto esperava ainda espreitei qual o melhor CEME para o PCR de Coimbra, naquele dia, àquela hora.
Imagem


E foi assim que cheguei ao Caramulo
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Não houve encontro de elétricos mas eu encontrei um!
Imagem


Não fui só eu que me diverti!
Imagem


Estava presente um passeio de clássicos de Castelo Branco intitulado "200 milhas Castelo Branco ao Caramulo de clássico".
Esqueci-me de fazer um autocolante "200 milhas Lisboa ao Caramulo de elétrico"
Imagem


O meu clássico preferido! O empurrão é a fingir, ele estava estacionado!
Andei em 2 destes em criança, um deles tinha um cartucho do Roberto Leal que eu adorava!
Imagem


Adeus Caramulo, até para o ano!
Imagem


Estado do carro à partida do Caramulo. Esteve 2:43 parado, baixou 5º.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Para o Caramulo, é sempre a subir, do Caramulo é sempre a descer.
13.6km sempre a carregar!
Consumo maravilhoso!
Ganho de 3% de autonomia!
Imagem
Imagem


O IP3, ao domingo ao fim da tarde é uma estrada complicada, ainda por cima há imensos quilómetros em obras.
Claro que para os consumos, andar a 14km/h, foi maravilhoso!
Imagem


Mais uma alteração ao plano, como o consumo foi bom, em vez de irmos ao PCR de Coimbra, fomos diretos ao PCR de Pombal.
Era assim que o carro se apresentava à chegada ao PCR de Pombal.
Imagem
Imagem
Imagem


O carro a rapidgatar... carreguei a 20kW...
Imagem
Imagem


Os 20kW mantiveram-se até ao fim...
Imagem


O carro indicava 1:30 até 75%, afinal foi 1:14 até 80%.
Imagem
Imagem
Imagem


Ainda tentei baixar a temperatura em andamento.
Os saltos correspondem a períodos em que desliguei o Leaf Spy.
A maior descida de temperatura foi na maior descida do trajeto, a descida de Fátima!
No final circulei a 90km/h ainda assim a temperatura baixou muito ligeiramente.
Imagem


Finalmente em casa
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem



Observação final: a bateria demorou 2 dias a regressar à temperatura normal.
Última edição por pemifer em 22 set 2019, 19:18, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”