DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por BrunoAlves » 20 abr 2019, 21:34

Isso é tudo "normal", só temos de nos deixar de preocupar com o que pensam os outros.
Está no meu DB, eu as vezes que vou para fora e tenho oportunidade de esticar a extensão não facilito. A grande vantagem do eléctrico é ele carregar enquanto espera por mim e, enquanto o puder fazer em segurança, não vou deixar de o fazer.

Como tens o cabo no chão a atravessar o passeio (parece), nem que lhe metas um cartão por cima já te poupa a extensão um bocadinho ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 21 abr 2019, 00:19

BrunoAlves Escreveu:
20 abr 2019, 21:34
Isso é tudo "normal", só temos de nos deixar de preocupar com o que pensam os outros.
Está no meu DB, eu as vezes que vou para fora e tenho oportunidade de esticar a extensão não facilito. A grande vantagem do eléctrico é ele carregar enquanto espera por mim e, enquanto o puder fazer em segurança, não vou deixar de o fazer.

Como tens o cabo no chão a atravessar o passeio (parece), nem que lhe metas um cartão por cima já te poupa a extensão um bocadinho ;)
Sim, o cabo atravessa o passeio, mas devo dizer que há pouco movimento, por isso é que não tive grandes preocupações. No entanto se percebi bem estás a dizer para por um cartão por cima da extensão, caso as pessoas pisem, é isso?
MRider Escreveu:
20 abr 2019, 21:48
Não deve proceder dessa forma, deve carregar assim que chegar a 50 % por ex.
Não é suposto carregar entre os 20% e os 80%? É que é mais ou menos isso que tenho feito.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por pemifer » 27 abr 2019, 23:43

Conselho em relação a carregamentos: muitos carregamentos pequenos (por exemplo X carregamentos de Y%) fazem menos mal do que carregamentos grandes (X/2 carregamentos de 2 x Y%).
Os carregamentos pequenos tambem te vão permitir demorar menos horas a carregar até 100% se precisares da autonomia toda.

Eu tenho uma extensão de 50m. Serve para o EVSE Nissan perfeitamente desde que completamente desenrolada.

Imagem


Aqui estou eu a carregar na rua com a extensão de 50m. O meu EVSE estava escondido dentro do capot.

Imagem


Aqui mostro como se faz no Leaf 1 para esconder o EVSE.




No Leaf 2 é quase igual. Podes ver nesta foto que tambem prendi o cabo menekes no capot do Leaf 2.

Imagem

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 29 abr 2019, 22:19

Pois, cargas mais pequenas são sempre melhores. No entanto também li aqui que é melhor andar com voltagens mais baixas. Daí nem sei o que é pior, talvez ainda assim seja melhor fazer uma carga parcial dos 50% aos 80% do que andar com voltagens mais baixas e depois ter de carregar dos 25% aos 80%, por exemplo. Além disso tem a vantagem de uma pessoa poder andar mais à vontade e estar melhor preparada para qualquer imprevisto.

Essa técnica de prender o cabo é bastante engenhosa, mas supostamente o cabo não fica preso automaticamente pelo carro? É uma segurança extra, é isso?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por BrunoAlves » 29 abr 2019, 22:37

No Leaf1 a tomada do lado do carro era J1772 e, apesar de o carro ter uma tranca, é facilmente violável (logo, se o posto largar o cabo, é relativamente fácil roubarem-to), daí a vantagem em trancá-lo, o capot é boa aposta. No novo Leaf já é type2, o mecanismo de trancar é totalmente diferente, parece-me não ser necessário ao usar os postos públicos.

Arrumar o EVSE tem várias vantagens: segurança e sobretudo protecção contra os elementos. Se estiver a chover guardas tudo da chuva: o próprio EVSE e a tomada shucko da extensão.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 30 abr 2019, 00:48

Entendo, obrigado BrunoAlves. No novo Leaf dá para por o EVSE da Nissan lá dentro? Eu das únicas 2x que o usei coloquei-o debaixo do carro e como estava dia de sol não houve (nem haveria, presumo eu) problema, mas se começasse a chover já não era muito bom. Também já pensei em comprar uma caixa à prova de água para meter a tomada e com sorte o EVSE da Nissan. Caixa essa que colocaria também debaixo do carro. Seria uma alternativa, se encontrar alguma que dê para isso. Já encontrei algumas mas uma que dê para meter o EVSE da Nissan é complicado.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por BrunoAlves » 30 abr 2019, 01:03

Não sei, não tenho um Leaf (tive um Leaf1) eheheheh
Mas diria que não, não deve dar. Já no Leaf anterior era preciso tirar uma peça de plástico para o cabo caber, neste provavelmente será idêntico? Não sei, o pemifer poderá esclarecer ;)

Claro que depende muito de onde se deixa o carro, mas o meu já carregou à chuva e ao sol com o evse e extensão pousados em cima da roda traseira (a minha porta de carga é atrás).
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por caz » 30 abr 2019, 01:05

Relativamente a espaço para guardar o EVSE, no porta bagagens onde é guardado o kit para furos, existe um espaço enorme. Se espreitarem vê-se uma chapa. Para lá da chapa tem um espaço enorme onde podem colocar o EVSE. Eu coloquei lá o EVSE e o Manual.

A dica do Bruno é boa para espaço público. Se for para ficar num espaço onde tenham controlo que não é mexido, basta colocar o EVSE em cima da roda e debaixo do para-lamas.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por pemifer » 13 mai 2019, 23:57

Eventualmente não será necessário prender o cabo no capot mas como é um procedimento tão simples faço-o.
Fico mais descansado.
É preciso retirar uma tampa de plástico que está fixada com rebites reutilizáveis e que até é mais fácil de tirar do que no Leaf 1. É que no Leaf 1, para além dos rebites tinha um encaixe tipo mola. Era preciso dar um puxão seco para desencaixar.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 18 ago 2019, 21:09

Já tinha lido na altura o que tinham escrito mas não cheguei a dizer nada. Obrigado pelas dicas. Como eu mal uso o EVSE e quando uso é na rua (em casa), não vejo muita necessidade de trancar o cabo no capô, dado que a minha rua é tranquila e também vou controlando a situação. Nos postos públicos também só tenho ligado os cabos e nunca aconteceu nada, mas pronto, é até ao dia em que acontece. :lol:

Também ainda não fiquei apeado! Fogo, isto só a mim... :roll: :lol: Estou a brincar mas qualquer dia ainda fico mesmo.
A vantagem de carregar nos postos normais públicos é que não se paga ainda, como sabem, por isso nos últimos meses o custo tem sido quase 0, mas também não faço muitos kms (tenho por volta de 1700km no total), portanto acabo por nem poupar grande coisa.

Bem mas eu vinha falar de uma situação caricata que me aconteceu hoje quando fui por o carro a carregar num posto público. Segundos depois de ter estacionado o carro para pôr a carregar, vem um carro a combustão e estaciona ao meu lado, ou seja, num lugar de carregamento para VEs. Eu decidi, educadamente, dizer ao senhor que aquele lugar era para os VEs carregarem. A reacção não foi boa. Ele primeiro começou por me perguntar se o meu era eléctrico e eu disse que sim. Já não tenho a certeza mas acho que ele chegou a perguntar onde estava o "depósito" :lol:. Então eu disse-lhe que tinha os cabos na mala e a porta para carregar era à frente. Quando ele se apercebeu que eu não estava a fazer nada incorrecto como ele, pôs-se a dizer que só ia buscar pão e eram só 5 min. A minha resposta foi dizer que podia aparecer alguém para carregar e por estar ali o carro a bloquear já não dava (eu até lhe ia dizer a seguir que nesse caso não me importava visto serem só 5min mas não consegui dizer-lhe isso, porque ele mal me deixou falar). Nisto ele começa a dizer que podiam estacionar atrás do dele, ou seja, na faixa de rodagem e claro que eu disse-lhe que não podiam deixar o carro a carregar no meio da faixa :lol:. Penso que foi mais ou menos aqui que ele se começou a enervar e a dizer que era bem educado mas eu já o estava a irritar. :lol: Depois começou com uma história de que o país estava mal por causa dos "se's" (isto é, se aparecesse alguém, se isto acontecesse, etc) e eu disse-lhe que se calhar por ninguém pensar nos "se's" é que o país estava mal lol. Às tantas eu decidi ignorá-lo e dizer-lhe que não ia perder mais tempo com ele, mas ele lá continuou a dizer já não sei bem o quê, acho que era algo do género "se eu quero estacionar aqui estaciono", até que eu só lhe disse que se chamasse a policia naquele momento ele era multado e aí foi quando a situação ficou ainda pior, com ele a dizer que eu não era homem para chamar a polícia. :lol: :lol: Pouco tempo depois de mandar mais uns bitaites lá se foi embora.

Enfim, há com cada personagem na estrada... Desculpem o testamento.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”