DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
cfvp
Mensagens: 1620
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 31 ago 2019, 11:12

Ok, entendo. No Leaf Spy devo olhar para os kWh restantes ou outro valor?
Não percebi muito bem a parte final, tenho que colocar o consumo médio que penso que vou obter, mas para quê? Será para saber o nº de kms restantes? Se for isso, a vantagem em relação ao GOM é que em vez de se basear nos consumos passados, pode-se basear num possível consumo futuro?
Ainda não mexi no Leaf Spy, só vi outras pessoas a fazerem e mostrarem valores. A ver se um dia destes arranjo um ODB e começo a mexer.
Obrigado.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por mjr » 31 ago 2019, 11:24

Sim, usar os kW.h restantes indicados pelo Leaf Spy.

Depois existe um local onde podemos indicar o consumo médio e ele dá a autonomia para esse consumo. Com experiência verá que AE a 110 km/h são uns 17kW.h/100km, a 100km/h são 15kW.h/100km, etc.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por caz » 31 ago 2019, 13:35

cfvp Escreveu:
18 ago 2019, 21:09
Já tinha lido na altura o que tinham escrito mas não cheguei a dizer nada. Obrigado pelas dicas. Como eu mal uso o EVSE e quando uso é na rua (em casa), não vejo muita necessidade de trancar o cabo no capô, dado que a minha rua é tranquila e também vou controlando a situação. Nos postos públicos também só tenho ligado os cabos e nunca aconteceu nada, mas pronto, é até ao dia em que acontece. :lol:

Também ainda não fiquei apeado! Fogo, isto só a mim... :roll: :lol: Estou a brincar mas qualquer dia ainda fico mesmo.
A vantagem de carregar nos postos normais públicos é que não se paga ainda, como sabem, por isso nos últimos meses o custo tem sido quase 0, mas também não faço muitos kms (tenho por volta de 1700km no total), portanto acabo por nem poupar grande coisa.

Bem mas eu vinha falar de uma situação caricata que me aconteceu hoje quando fui por o carro a carregar num posto público. Segundos depois de ter estacionado o carro para pôr a carregar, vem um carro a combustão e estaciona ao meu lado, ou seja, num lugar de carregamento para VEs. Eu decidi, educadamente, dizer ao senhor que aquele lugar era para os VEs carregarem. A reacção não foi boa. Ele primeiro começou por me perguntar se o meu era eléctrico e eu disse que sim. Já não tenho a certeza mas acho que ele chegou a perguntar onde estava o "depósito" :lol:. Então eu disse-lhe que tinha os cabos na mala e a porta para carregar era à frente. Quando ele se apercebeu que eu não estava a fazer nada incorrecto como ele, pôs-se a dizer que só ia buscar pão e eram só 5 min. A minha resposta foi dizer que podia aparecer alguém para carregar e por estar ali o carro a bloquear já não dava (eu até lhe ia dizer a seguir que nesse caso não me importava visto serem só 5min mas não consegui dizer-lhe isso, porque ele mal me deixou falar). Nisto ele começa a dizer que podiam estacionar atrás do dele, ou seja, na faixa de rodagem e claro que eu disse-lhe que não podiam deixar o carro a carregar no meio da faixa :lol:. Penso que foi mais ou menos aqui que ele se começou a enervar e a dizer que era bem educado mas eu já o estava a irritar. :lol: Depois começou com uma história de que o país estava mal por causa dos "se's" (isto é, se aparecesse alguém, se isto acontecesse, etc) e eu disse-lhe que se calhar por ninguém pensar nos "se's" é que o país estava mal lol. Às tantas eu decidi ignorá-lo e dizer-lhe que não ia perder mais tempo com ele, mas ele lá continuou a dizer já não sei bem o quê, acho que era algo do género "se eu quero estacionar aqui estaciono", até que eu só lhe disse que se chamasse a policia naquele momento ele era multado e aí foi quando a situação ficou ainda pior, com ele a dizer que eu não era homem para chamar a polícia. :lol: :lol: Pouco tempo depois de mandar mais uns bitaites lá se foi embora.

Enfim, há com cada personagem na estrada... Desculpem o testamento.
Tive uma situação parecida mas disse-me que não retirava o carro porque ia à missa. Chamei a polícia municipal e quando saiu da missa o carro já tinha sido rebocado...

cfvp
Mensagens: 1620
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 31 ago 2019, 14:12

mjr Escreveu:
31 ago 2019, 11:24
Sim, usar os kW.h restantes indicados pelo Leaf Spy.

Depois existe um local onde podemos indicar o consumo médio e ele dá a autonomia para esse consumo. Com experiência verá que AE a 110 km/h são uns 17kW.h/100km, a 100km/h são 15kW.h/100km, etc.
Certo, obrigado.
caz Escreveu:
31 ago 2019, 13:35
Tive uma situação parecida mas disse-me que não retirava o carro porque ia à missa. Chamei a polícia municipal e quando saiu da missa o carro já tinha sido rebocado...
Enfim, que descaramento, fez bem em chamar a polícia, era o que eu faria provavelmente. Não viu a reacção dele depois de sair da missa? Era giro ter visto. :lol: De certeza que da próxima vez vai pensar duas vezes.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por pemifer » 31 ago 2019, 19:58

Pode tentar comprar um OBD no eBay mas nem todos os OBD dão.
Pode comprar a este senhor. Ele tem um Leaf e testa-os.
https://www.olx.pt/anuncio/konnwei-903- ... BJaAO.html

Veja as ultimas imagens deste post.
viewtopic.php?f=56&t=5332&start=140#p105878
Apesar das unidades serem diferentes, elas podem ser alteradas no Leaf Spy, dá para ver que o carro mostrava consumo de 8km/kwh, eu alterei o consumo no Leaf Spy com os botões "+", "-" que se vêem na imagem.
O carro indicava 26km de autonomia, o Leaf Spy indicava 17,5km até 5% de bateria para o mesmo consumo.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por Erbium » 02 set 2019, 13:53

caz Escreveu:
31 ago 2019, 13:35
Tive uma situação parecida mas disse-me que não retirava o carro porque ia à missa.
Foi-se confessar dos pecados que comete cá fora? :lol:

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por caz » 02 set 2019, 22:01

E fontes divinas confiscaram os bens materiais... Por outras palavras a polícia rebocou o carro...

A má notícia que a polícia me deu é que não rebocava veículo elétricos quando têm o cabo. Já tiveram problemas de indenizações pelo que agora não rebocam. O polícia contou-me que sabia dum caso duma advogada com um Zoe que estacionava todos os dias num carregador no bairro alto...

No comments

cfvp
Mensagens: 1620
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 04 set 2019, 01:23

pemifer Escreveu:
31 ago 2019, 19:58
Pode tentar comprar um OBD no eBay mas nem todos os OBD dão.
Pode comprar a este senhor. Ele tem um Leaf e testa-os.
https://www.olx.pt/anuncio/konnwei-903- ... BJaAO.html

Veja as ultimas imagens deste post.
viewtopic.php?f=56&t=5332&start=140#p105878
Apesar das unidades serem diferentes, elas podem ser alteradas no Leaf Spy, dá para ver que o carro mostrava consumo de 8km/kwh, eu alterei o consumo no Leaf Spy com os botões "+", "-" que se vêem na imagem.
O carro indicava 26km de autonomia, o Leaf Spy indicava 17,5km até 5% de bateria para o mesmo consumo.
Obrigado. A ver se na próxima semana mando vir um para experimentar o LeafSpy.
Se entendi bem o +/- alterou o valor para @8.05 km/kWh e isso actualizou o valor para 17.5km -> 5%. Só não entendi o porquê de ser até 5%?
Outra dúvida é porque é que neste caso o carro não dá a mesma estimativa de kms que o LeafSpy, já que ambos supostamente estão a usar a mesma média para o cálculo?
caz Escreveu:
02 set 2019, 22:01
A má notícia que a polícia me deu é que não rebocava veículo elétricos quando têm o cabo. Já tiveram problemas de indenizações pelo que agora não rebocam. O polícia contou-me que sabia dum caso duma advogada com um Zoe que estacionava todos os dias num carregador no bairro alto...

No comments
Pois já tinha lido relatos no facebook a dizer que não rebocavam.

Por falar nos postos públicos, alguém sabe se se pode retirar sem problemas um cabo quando a tomada está a verde? Mais concretamente nos postos da KLC de 22kW. No outro dia apanhei um já carregado (supostamente), mas tinha lá o cabo ligado.
Ainda sobre esses postos da KLC, qual é a melhor forma de iniciar a carga? Eu sempre me baseei num tutorial da Mobie, mas era para os postos antigos, embora nestes novos também dê para fazer o mesmo, mas não sei se será a melhor forma. Isto é, eu primeiro passo o cartão e só depois é que ligo os cabos. Será que é melhor fazer ao contrário?

Para finalizar nos últimos dias tenho tido alguns problemas com a app da Nissan (NIssanConnect EV) para Android. Por norma a app é lenta, mas ultimamente não tenho conseguido ligar a climatização e às vezes nem a carga consigo ver. O que ainda tem funcionado melhor é a app My Leaf, mas também tenho tido dificuldades com ela, naturalmente.
Alguém tem notado o mesmo problema?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por pemifer » 05 set 2019, 11:17

cfvp Escreveu:
04 set 2019, 01:23
Obrigado. A ver se na próxima semana mando vir um para experimentar o LeafSpy.
Se entendi bem o +/- alterou o valor para @8.05 km/kWh e isso actualizou o valor para 17.5km -> 5%. Só não entendi o porquê de ser até 5%?
Outra dúvida é porque é que neste caso o carro não dá a mesma estimativa de kms que o LeafSpy, já que ambos supostamente estão a usar a mesma média para o cálculo?
O calculo no Leaf de 2013 dava mais ou menos o mesmo, no Leaf de 2018 notei ao principio que o desvio era grande e por isso deixei de prestar atenção.
Entretanto parece-me que houve uma correção e que os valores já estarão mais realistas para o Leaf 40 (ainda não analisei com atenção).
Os 5% era o limite mínimo no Leaf de 24. O carro pára aos 5%. A bateria NUNCA descarrega até 0%. Daí o LeafSpy mostrar a autonomia até 5% que é mais realista do que até 0%, podemos dizer que é a autonomia "utilizável".
De qualquer maneira no Leaf Spy essa percentagem é configurável.
cfvp Escreveu:
04 set 2019, 01:23
Por falar nos postos públicos, alguém sabe se se pode retirar sem problemas um cabo quando a tomada está a verde? Mais concretamente nos postos da KLC de 22kW. No outro dia apanhei um já carregado (supostamente), mas tinha lá o cabo ligado.
Ainda sobre esses postos da KLC, qual é a melhor forma de iniciar a carga? Eu sempre me baseei num tutorial da Mobie, mas era para os postos antigos, embora nestes novos também dê para fazer o mesmo, mas não sei se será a melhor forma. Isto é, eu primeiro passo o cartão e só depois é que ligo os cabos. Será que é melhor fazer ao contrário?
Eu ponho sempre o cabo primeiro e depois trato do resto. Ao principio tentava seguir as indicações do posto mas nem sempre conseguia por o cabo no tempo que o posto dá para o efeito. De qualquer maneira é indiferente pois o posto só começa o carregamento depois de o cabo estar posto. O que interessa se pôs o cabo antes de passar o cartão ou depois? Nada.
Quando em carregamento o cabo fica preso ao posto (a não ser que o trinco esteja danificado).
cfvp Escreveu:
04 set 2019, 01:23
Para finalizar nos últimos dias tenho tido alguns problemas com a app da Nissan (NIssanConnect EV) para Android. Por norma a app é lenta, mas ultimamente não tenho conseguido ligar a climatização e às vezes nem a carga consigo ver. O que ainda tem funcionado melhor é a app My Leaf, mas também tenho tido dificuldades com ela, naturalmente.
Alguém tem notado o mesmo problema?
Tenho notado mais intermitência no funcionamento da APP ultimamente. Ainda no dia 28, salvo erro, tentei ligar o AC por diversas vezes, em locais diferentes, e não consegui, apesar da App estar, aparentemente, a trabalhar.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1296
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por frankesousa » 05 set 2019, 11:49

pemifer Escreveu:
05 set 2019, 11:17
Tenho notado mais intermitência no funcionamento da APP ultimamente. Ainda no dia 28, salvo erro, tentei ligar o AC por diversas vezes, em locais diferentes, e não consegui, apesar da App estar, aparentemente, a trabalhar.
Está realmente muito má a APP, quase que não se pode confiar de todo.

Esta semana tentei ligar 2 vezes o AC pela APP, e até ligou, mas só 1 hora depois quando cheguei a casa :lol: :lol: :lol:
Estava o carro já em casa quando o ouvi a ligar o AC e recebi a notificação na APP

É mesmo uma vergonha esta APP/ serviço da Nissan
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”