DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
cfvp
Mensagens: 1620
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 02 fev 2020, 21:09

Hoje aconteceu-me a mesma coisa a tentar carregar num PCN, não entendo... Passei o cartão, meti o cabo no posto e depois quando ia a por no carro decidi olhar primeiro para o ecrã e já tinham passado os 30s, mas o posto dizia "conecte ao veículo" ou algo do género. Aí tentei introduzir o cabo mas o carro bloqueou a tomada antes que eu conseguisse colocar a ficha corretamente. Portanto fiquei ali com a ficha semi-presa ao carro, que nem com a chave para destrancar saía, enfim... Não sei se é estupidez minha ou se há algum problema no carro ou no posto.
Da próxima vou tentar ligar primeiro os cabos e passar o cartão no fim, vamos lá ver.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

cfvp
Mensagens: 1620
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 07 mar 2020, 20:53

Hoje decidi dar um salto a Vila Nova de Poiares para experimentar o posto e explorar a zona. Quando lá chego estava um Zoe a ser ligado ao posto. Logo de seguida também pus o meu a carregar. No entanto passados alguns minutos o posto vai abaixo, fica com as 2 tomadas a vermelho. Segundo a miio o mesmo já tinha acontecido há uns dias com um Zoe. Portanto a minha pergunta é: isto é um problema do posto, dos Zoes ou de quê? Alguém sabe?
Obrigado.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1296
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por frankesousa » 07 mar 2020, 22:18

Os zoes são esquisitos lá isso não há dúvida mas os postos deviam obviamente estar aptos a carregar todos os VE do mercado!

Não é assim tão difícil!

Posto da magnuncap e se calhar instalação "quase boa" devem ser os culpados
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6354
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por BrunoAlves » 08 mar 2020, 18:49

Foi comigo que o posto desligou, estão os comentários na Miio. O posto esteve a trabalhar bem durante 2h, 22kW certinhos (são só 30A por fase mas a tensão é muito alta, acima de 240V). Ligou um Zoe, o posto foi abaixo.
Esteve o posto desligado quase uma semana, inclusive mandei um email detalhado à presidência da CM (que nem de propósito tinha acabado de fazer uma publicação no FB a anunciar o posto de carregamento).
Tê-lo-ão ligado ontem ou hoje, apenas para voltar ao mesmo, naturalmente com os mesmos culpados: o Zoe (deve ser o mesmo que é residente) com as suas telhas e o posto com a provável má instalação/qualidade da terra :roll:

É um posto que me dá MUITO jeito porque tenho lá família, mas não volto a contar com ele.
A MobiE, claro, não sabe e não pode fazer nada...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por bpedrosa » 09 mar 2020, 10:16

Aconteceu-me algo semelhante há umas semanas em Troia, GDL-00002. Quando cheguei estava um Tesla a carregar sozinho há várias horas, saiu precisamente quando eu cheguei. Ainda estive umas duas horas à carga quando verifico carga interrompida. Como estava perto vou a posto e tinha acabado de se ligar um Zoe na outra tomada. O posto estava inoperacional mas bastou tirar e por de novo o cabo e iniciei nova carga.

cfvp
Mensagens: 1620
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 09 mar 2020, 23:49

frankesousa Escreveu:
07 mar 2020, 22:18
Os zoes são esquisitos lá isso não há dúvida mas os postos deviam obviamente estar aptos a carregar todos os VE do mercado!

Não é assim tão difícil!

Posto da magnuncap e se calhar instalação "quase boa" devem ser os culpados
Pois não entendo porque o Zoe é tão peculiar e os outros não. Será que o Zoe é o que carrega de forma mais segura e os outros não?
BrunoAlves Escreveu:
08 mar 2020, 18:49
Foi comigo que o posto desligou, estão os comentários na Miio. O posto esteve a trabalhar bem durante 2h, 22kW certinhos (são só 30A por fase mas a tensão é muito alta, acima de 240V). Ligou um Zoe, o posto foi abaixo.
Esteve o posto desligado quase uma semana, inclusive mandei um email detalhado à presidência da CM (que nem de propósito tinha acabado de fazer uma publicação no FB a anunciar o posto de carregamento).
Tê-lo-ão ligado ontem ou hoje, apenas para voltar ao mesmo, naturalmente com os mesmos culpados: o Zoe (deve ser o mesmo que é residente) com as suas telhas e o posto com a provável má instalação/qualidade da terra :roll:

É um posto que me dá MUITO jeito porque tenho lá família, mas não volto a contar com ele.
A MobiE, claro, não sabe e não pode fazer nada...
Eu suspeitei que fosses tu, mas vi a foto de um Tesla nos comentários e fiquei na dúvida. Agora tens um Tesla? :o Se for o caso parabéns. :)
Queres-te rir do que me disseram quando liguei para a Mobi.e? Disseram-me que iam tentar reiniciar o posto, mas caso não funcionasse para tirar o carro porque não estava a carregar. :lol: Sim tecnicamente estaria mal estacionado, mas a culpa não é minha que o posto não funcione e se não funciona qual a diferença de estar lá ou não? Enfim, uma pessoa tenta ajudar e ainda ouve destas. :lol:
bpedrosa Escreveu:
09 mar 2020, 10:16
Aconteceu-me algo semelhante há umas semanas em Troia, GDL-00002. Quando cheguei estava um Tesla a carregar sozinho há várias horas, saiu precisamente quando eu cheguei. Ainda estive umas duas horas à carga quando verifico carga interrompida. Como estava perto vou a posto e tinha acabado de se ligar um Zoe na outra tomada. O posto estava inoperacional mas bastou tirar e por de novo o cabo e iniciei nova carga.
No de Vila Nova de Poiares foi mesmo abaixo, com as 2 tomadas a vermelho. Agora olhando para a miio continua desligado e provavelmente vai ficar assim mais uma semana ou mais. Bem a mim não me faz falta, porque não costumo ir para aqueles lados, mas para quem precisa não é bom, obviamente.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6354
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por BrunoAlves » 10 mar 2020, 00:59

cfvp Escreveu:
09 mar 2020, 23:49
Pois não entendo porque o Zoe é tão peculiar e os outros não. Será que o Zoe é o que carrega de forma mais segura e os outros não?
Tem um mecanismo de carregamento diferente dos restantes VE, que usa o próprio motor para rectificar a tensão alternada. É um sistema mais propenso a criar harmónicos (em comparação com um rectificador convencional que todos os outros VE usam). Se a qualidade da terra não for ideal (boa para protecção de pessoas, mas má a escoar ruídos de altas frequências), pode criar todo o tipo de crises na electrónica à volta.

Também por esse motivo, o próprio carro faz testes à terra, diferentes dos que faz o EVSE. Por isso é que o Zoe se recusa a carregar onde outros VE carregam sem problemas
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1620
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 10 mar 2020, 01:25

Obrigado BrunoAlves pela explicação. Esse sistema do Zoe tem alguma vantagem?
Já agora, se não for indiscrição, tens andado com que VE?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6354
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por BrunoAlves » 10 mar 2020, 01:46

Não sei, custos talvez? É um sistema que só a Renault usa (e os smart que usam o mesmo drivetrain, não sei se mais algum), não sei qual será a vantagem para lá do custo. Desvantagens tenho visto várias :mrgreen:

Não é indiscrição, tenho um TMS 70 já com uns anos. Quem anda com ele (como desde o primeiro VE) é a esponja, que faz muito mais km que eu. Eu só tenho direito a VE ao fds, é assim há quase 4 anos eheheheh

Como tenho família em Poiares e vou lá muitas vezes, de facto é uma pena o posto não estar em condições. Assim olha, tenho de voltar a usar a garagem do meu primo quando for preciso :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1620
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 11 mar 2020, 19:32

Ok. Pois é estranho, não acredito que sejam custos, mas também não estou a ver outra coisa.

Quanto TMS 70 é pena não poderes usar mais. No dia a dia andas com qual? Adquiriste o Tesla em substituição do Ioniq?

Bem ao menos tens onde carregar lá, já é bom. Por falar nisso o posto já aparece ligado na miio, será que é desta?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”