DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Leaf
Mensagens: 2630
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por pemifer » 13 mai 2019, 23:57

Eventualmente não será necessário prender o cabo no capot mas como é um procedimento tão simples faço-o.
Fico mais descansado.
É preciso retirar uma tampa de plástico que está fixada com rebites reutilizáveis e que até é mais fácil de tirar do que no Leaf 1. É que no Leaf 1, para além dos rebites tinha um encaixe tipo mola. Era preciso dar um puxão seco para desencaixar.

cfvp
Mensagens: 334
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 18 ago 2019, 21:09

Já tinha lido na altura o que tinham escrito mas não cheguei a dizer nada. Obrigado pelas dicas. Como eu mal uso o EVSE e quando uso é na rua (em casa), não vejo muita necessidade de trancar o cabo no capô, dado que a minha rua é tranquila e também vou controlando a situação. Nos postos públicos também só tenho ligado os cabos e nunca aconteceu nada, mas pronto, é até ao dia em que acontece. :lol:

Também ainda não fiquei apeado! Fogo, isto só a mim... :roll: :lol: Estou a brincar mas qualquer dia ainda fico mesmo.
A vantagem de carregar nos postos normais públicos é que não se paga ainda, como sabem, por isso nos últimos meses o custo tem sido quase 0, mas também não faço muitos kms (tenho por volta de 1700km no total), portanto acabo por nem poupar grande coisa.

Bem mas eu vinha falar de uma situação caricata que me aconteceu hoje quando fui por o carro a carregar num posto público. Segundos depois de ter estacionado o carro para pôr a carregar, vem um carro a combustão e estaciona ao meu lado, ou seja, num lugar de carregamento para VEs. Eu decidi, educadamente, dizer ao senhor que aquele lugar era para os VEs carregarem. A reacção não foi boa. Ele primeiro começou por me perguntar se o meu era eléctrico e eu disse que sim. Já não tenho a certeza mas acho que ele chegou a perguntar onde estava o "depósito" :lol:. Então eu disse-lhe que tinha os cabos na mala e a porta para carregar era à frente. Quando ele se apercebeu que eu não estava a fazer nada incorrecto como ele, pôs-se a dizer que só ia buscar pão e eram só 5 min. A minha resposta foi dizer que podia aparecer alguém para carregar e por estar ali o carro a bloquear já não dava (eu até lhe ia dizer a seguir que nesse caso não me importava visto serem só 5min mas não consegui dizer-lhe isso, porque ele mal me deixou falar). Nisto ele começa a dizer que podiam estacionar atrás do dele, ou seja, na faixa de rodagem e claro que eu disse-lhe que não podiam deixar o carro a carregar no meio da faixa :lol:. Penso que foi mais ou menos aqui que ele se começou a enervar e a dizer que era bem educado mas eu já o estava a irritar. :lol: Depois começou com uma história de que o país estava mal por causa dos "se's" (isto é, se aparecesse alguém, se isto acontecesse, etc) e eu disse-lhe que se calhar por ninguém pensar nos "se's" é que o país estava mal lol. Às tantas eu decidi ignorá-lo e dizer-lhe que não ia perder mais tempo com ele, mas ele lá continuou a dizer já não sei bem o quê, acho que era algo do género "se eu quero estacionar aqui estaciono", até que eu só lhe disse que se chamasse a policia naquele momento ele era multado e aí foi quando a situação ficou ainda pior, com ele a dizer que eu não era homem para chamar a polícia. :lol: :lol: Pouco tempo depois de mandar mais uns bitaites lá se foi embora.

Enfim, há com cada personagem na estrada... Desculpem o testamento.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 4266
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por BrunoAlves » 18 ago 2019, 21:20

E chamaste a Polícia? Isso é que era :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 334
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 18 ago 2019, 21:56

Não, mas tinha a sua piada. :mrgreen: Estou curioso para saber o que ele faria. O mais certo é que não ia dar em nada porque ele fugia num instante. :lol:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por PMESS79 » 19 ago 2019, 17:42

LOL

Ainda tiveste paciência!!! Há por aí cada um...
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

cfvp
Mensagens: 334
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 27 ago 2019, 20:16

Ontem surgiu-me uma dúvida sobre o SOC. Hoje resolvi confirmar fazendo o mesmo trajecto e aconteceu o mesmo. Basicamente hoje reparei que consumi 1,57kWh em 10km, só que o SOC caiu 6%. Ora se fizer uma regra de 3 simples para 100% dá-me um suposto total de kWh na bateria de 26,17kWh, o que não faz sentido. O que é que me está a escapar?
Obrigado desde já.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Leaf
Mensagens: 2630
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por pemifer » 27 ago 2019, 21:50

A queda de percentagem de autonomia, e de autonomia, não é linear.
Quanto mais carregada menor é o nº de quilómetros que se faz por 1%.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8809
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por mjr » 28 ago 2019, 09:35

Não é linear nem consistente, variando bastante mesmo quando as condições são aparentemente as mesmas. Basicamente ele está sempre a tentar adivinhar o SOC mas tem um erro significativo e por isso podem acontecer estas situações.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 22222km em 2019-10-30.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cfvp
Mensagens: 334
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 28 ago 2019, 11:32

Estou a ver, obrigado. Então em que me posso basear para estimar a autonomia de uma forma mais segura? Só com o LeafSpy?
Será que o facto de eu nunca carregar até aos 100% pode estar a influenciar negativamente este valor?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8809
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por mjr » 30 ago 2019, 21:12

Uma carga de vez em quando a 100% ajuda a ele estimar melhor a carga, especialmente se for proveniente de uma descarga profunda, tipo 20% ou menos. Mas sejam quais forem as condições o erro de estimação nunca será superior a 10%, pelo que usar a energia indicada pelo Spy para calcular a autonomia parece-me uma boa alternativa ao GOM. Claro que depois a autonomia depende da condução, colocando no Leaf Spy o consumo médio que estimamos obter.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 22222km em 2019-10-30.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h”