
DB Leaf tekna
-
- Mensagens: 25
- Registado: 17 abr 2017, 00:16
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
DB Leaf tekna
Boas!
Após muita pesquisa e ajuda aqui do fórum, a qual agradeço, sempre avancei para a compra de um Leaf 40 usado.
Muito acima do plafond inicialmente pensado mas enfim.
Assim que possível colocarei as fotos da praxe.
Agora algumas dúvidas de principiante:
1) tenho um sistema de painéis solares de 1200w. Existe forma de carregar a potência mais baixa que os 10A do EVSE original de forma a aproveitar as 2/4 h de produção solar máxima? Com um EVSE regulável? Qual a opção mais em conta?
2) há problema em ativar/desativar o e-pedal frequentemente em andamento? Pelos modos que já testei parece-me que o e-pedal ativo faz consumir mais em estrada/AE a velocidades elevadas constantes, e tenho o ativado quando é para reduzir a velocidade em vez de travar.
3) já experimentei um carregamento rápido de 5min na Repsol da 2a circular em Lx com o cartão da Galp. Como poderei ver quanto vou pagar? Apenas quando receber o extrato? No posto estava indicado o tarifário da EDP (0.09€ kW), qual é que aplicam nestas situações? O da EDP ou da Galp?
4) por azelhice minha tirei o cabo de um PCN público (KLC) no meio de um carregamento. O posto ficou fora de serviço cerca de 1h mas depois ficou operacional. Era suposto ser possível tirar o cabo com o carregamento em curso? Não é perigoso?
5) já tratei do viacard eco e dístico da emel. Sugerem mais alguma coisa? O dístico VE apenas se pode pedir no IMT (Elias Garcia)?
Obrigado.
Após muita pesquisa e ajuda aqui do fórum, a qual agradeço, sempre avancei para a compra de um Leaf 40 usado.
Muito acima do plafond inicialmente pensado mas enfim.
Assim que possível colocarei as fotos da praxe.
Agora algumas dúvidas de principiante:
1) tenho um sistema de painéis solares de 1200w. Existe forma de carregar a potência mais baixa que os 10A do EVSE original de forma a aproveitar as 2/4 h de produção solar máxima? Com um EVSE regulável? Qual a opção mais em conta?
2) há problema em ativar/desativar o e-pedal frequentemente em andamento? Pelos modos que já testei parece-me que o e-pedal ativo faz consumir mais em estrada/AE a velocidades elevadas constantes, e tenho o ativado quando é para reduzir a velocidade em vez de travar.
3) já experimentei um carregamento rápido de 5min na Repsol da 2a circular em Lx com o cartão da Galp. Como poderei ver quanto vou pagar? Apenas quando receber o extrato? No posto estava indicado o tarifário da EDP (0.09€ kW), qual é que aplicam nestas situações? O da EDP ou da Galp?
4) por azelhice minha tirei o cabo de um PCN público (KLC) no meio de um carregamento. O posto ficou fora de serviço cerca de 1h mas depois ficou operacional. Era suposto ser possível tirar o cabo com o carregamento em curso? Não é perigoso?
5) já tratei do viacard eco e dístico da emel. Sugerem mais alguma coisa? O dístico VE apenas se pode pedir no IMT (Elias Garcia)?
Obrigado.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1634
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
- Localização: Lisboa
Re: DB Leaf tekna
1) sim, com um evse regulável pode carregar a 6A e consome pouco mais do que esses 1200w.
2)....
3) vai pagar a taxa de activação do posto (creio que é 15cent nesse da repsol) + 9cent*kwh consumidos+os kwh consumidos (outra vez)* o preço contratado à galp
4) não era suposto o cabo sair, deduzo que foi na av.EUA que tem uma tomada defeituosa. Perigoso não é mas é chato alguém desligar por nós.
O posto fica fora de serviço mas se voltar a passar o cartão para finalizar a carga volta ao normal, pelo menos funcionou comigo.
5) há vários sítios onde pode pedir o dístico VE mas não sei dizer exactamento onde; pedi o meu no imt de Viseu nas férias. Em Lisboa não há paciência.
2)....
3) vai pagar a taxa de activação do posto (creio que é 15cent nesse da repsol) + 9cent*kwh consumidos+os kwh consumidos (outra vez)* o preço contratado à galp
4) não era suposto o cabo sair, deduzo que foi na av.EUA que tem uma tomada defeituosa. Perigoso não é mas é chato alguém desligar por nós.
O posto fica fora de serviço mas se voltar a passar o cartão para finalizar a carga volta ao normal, pelo menos funcionou comigo.
5) há vários sítios onde pode pedir o dístico VE mas não sei dizer exactamento onde; pedi o meu no imt de Viseu nas férias. Em Lisboa não há paciência.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: DB Leaf tekna
1) Existem EVSEs que se combinam com medidores de energia nos painéis e à entrada da casa para fazer essa regulação automaticamente. Alguns põem o EVSE a consumir tudo o que os painéis produzem, outros apenas para aproveitar o que a casa não consumiu.
Acho que para quem já tem um investimento feito em painéis e vários equipamentos, não compensa ir pelos EVSEs mais baratos reguláveis, manuais, que andam pelos 350-500€.
Um EVSE inglês que tem essas funcionalidades inteligentes é a Zappi. Porém, o EVSE inteligente desenvolvido pelo Apr aqui do fórum também faz isso. É uma solução baseada em componentes de hardware aberto e software aberto. Por um lado é mais artesanal, por outro, é um produto que pode sempre ser arranjado, modificado (pelo Apr ou outra pessoa com conhecimentos) e poderá sempre evoluir para satisfazer as nossas necessidades. Eu comprei-lhe um, e não tenho painéis, foi apenas para ter a funcionalidade de reduzir o consumo do carro quando se ligam as máquinas de lavar e AC.
2) pessoalmente, acho que essas funcionalidades devem ser utilizadas consoante o gosto, ou a conveniência do condutor.
5) Para quem esteja na margem sul, é preferível ir ao IMT a Setúbal.
Acho que para quem já tem um investimento feito em painéis e vários equipamentos, não compensa ir pelos EVSEs mais baratos reguláveis, manuais, que andam pelos 350-500€.
Um EVSE inglês que tem essas funcionalidades inteligentes é a Zappi. Porém, o EVSE inteligente desenvolvido pelo Apr aqui do fórum também faz isso. É uma solução baseada em componentes de hardware aberto e software aberto. Por um lado é mais artesanal, por outro, é um produto que pode sempre ser arranjado, modificado (pelo Apr ou outra pessoa com conhecimentos) e poderá sempre evoluir para satisfazer as nossas necessidades. Eu comprei-lhe um, e não tenho painéis, foi apenas para ter a funcionalidade de reduzir o consumo do carro quando se ligam as máquinas de lavar e AC.
2) pessoalmente, acho que essas funcionalidades devem ser utilizadas consoante o gosto, ou a conveniência do condutor.
5) Para quem esteja na margem sul, é preferível ir ao IMT a Setúbal.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 551
- Registado: 12 fev 2013, 11:56
- Data de fabrico: 28 mar 2013
- Capacidade bateria: 57,5 Ah
Re: DB Leaf tekna
2: Para mim só uso o epedal na cidade no para e arranque,em autoestradas sempre o D,porque quando tiro o pé não perco velocidade,mas quando tenho de travar passo para o modo B.
O modo B ando quando quero segurar o carro sem travar,tipo reduzir uma mudança no Ci. Normalmente nas estradas secundárias atras de outros carros,descer serras,,,
O modo B ando quando quero segurar o carro sem travar,tipo reduzir uma mudança no Ci. Normalmente nas estradas secundárias atras de outros carros,descer serras,,,
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: DB Leaf tekna
Parabéns!
Sei que custa mas, ao contrário dos outros carros que começam a ser sorvedouros de dinheiro assim que saem do stand, com este não se passa isso.
À medida que os meses forem passando vai sentir a diferença nas despesas do dia a dia.
Rapidamente chegará à conclusão que valeu a pena o esforço!
Isso é inadmissível!

Vou já propor a expulsão!


Estou a brincar!

O pessoal aqui gosta muito de fotos... eu não!

Os outros é que são curiosos... só estou preocupado com os outros...

Sim, com um EVSE regulável.
Os preços dos EVSEs variam consoante as funcionalidades, normalmente é de 300€ para cima...
Penso que a opção mais em conta será o Zencar.
https://www.e-zencar.net/product/evse-32a/
O e-pedal é mais um botão que altera eletronicamente o comportamento do carro. Não há alterações mecânicas!rafana Escreveu: ↑26 mai 2019, 01:122) há problema em ativar/desativar o e-pedal frequentemente em andamento? Pelos modos que já testei parece-me que o e-pedal ativo faz consumir mais em estrada/AE a velocidades elevadas constantes, e tenho o ativado quando é para reduzir a velocidade em vez de travar.
Nos diversos modos de condução ( D, ECO, B, e-pedal ) o consumo é igual. Apenas há diferenças no comportamento do acelerador e na regeneração.
Se conseguires fazer exatamente o mesmo percurso, exatamente à mesma velocidade nos diferentes modos chegarás à conclusão que o consumo é o mesmo.
O carro precisa de X kwh/100km para se deslocar à velocidade Y, e mais nada! Tudo o resto são invenções!
Ui! Bem vindo à parte estupida da mobilidade elétrica! Ainda por cima é um mal internacional, a estupidez não é só portuguesa!rafana Escreveu: ↑26 mai 2019, 01:123) já experimentei um carregamento rápido de 5min na Repsol da 2a circular em Lx com o cartão da Galp. Como poderei ver quanto vou pagar? Apenas quando receber o extrato? No posto estava indicado o tarifário da EDP (0.09€ kW), qual é que aplicam nestas situações? O da EDP ou da Galp?
Se queres ter noção do que vais pagar só através de cálculos.
No entanto há uma App para Android que faz os cálculos por ti (são 2 mas a miio é uma evolução da outra).
https://play.google.com/store/apps/deta ... miio&hl=en
ou
https://play.google.com/store/apps/deta ... free&hl=en
Mas só depois de pagares é que saberás com exatidão quanto custou.
Até porque os preços são corrigidos de forma aleatória já depois de estarem em vigor.
Explicando de forma simplista, quando carregas estás a pagar a 3 entidades.
Ao dono do posto de carregamento (OPC), ao fornecedor de eletricidade (CEME) e ao estado.
Tudo é feito através do cartão do CEME, no teu caso, a GALP.
O tarifário EDP que viste no posto é da parte OPC, isto é, quem é dono do posto é a EDP.
Respondendo à tua ultima pergunta, aplicas o tarifário da EDP e o da GALP.
É suposto o cabo ficar preso no posto e no carro quando o carregamento está a decorrer.
Como o estado dos postos é... de mau a pior... pelos vistos esse até permitirá tirar o cabo estando em funcionamento.
Sim, não é a melhor prática parar carregamentos desligando o cabo.
-
- Mensagens: 25
- Registado: 17 abr 2017, 00:16
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Leaf tekna
A única que tirei até agora.
Não tenho tido muito tempo disponível e não o explorei a 100%.
Não tenho tido muito tempo disponível e não o explorei a 100%.
-
- Mensagens: 25
- Registado: 17 abr 2017, 00:16
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Leaf tekna
Foi no Freeport.santanamos Escreveu: ↑26 mai 2019, 01:46
4) não era suposto o cabo sair, deduzo que foi na av.EUA que tem uma tomada defeituosa. Perigoso não é mas é chato alguém desligar por nós.
O posto fica fora de serviço mas se voltar a passar o cartão para finalizar a carga volta ao normal, pelo menos funcionou comigo.
.
E passei o cartão novamente e não fez nada.
Vi na app que só ficou novamente operacional passado ~1h.
-
- Mensagens: 25
- Registado: 17 abr 2017, 00:16
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Leaf tekna
Agradeço as sugestões de EVSE que não conhecia.migle Escreveu: ↑26 mai 2019, 08:221) Existem EVSEs que se combinam com medidores de energia nos painéis e à entrada da casa para fazer essa regulação automaticamente. Alguns põem o EVSE a consumir tudo o que os painéis produzem, outros apenas para aproveitar o que a casa não consumiu.
Acho que para quem já tem um investimento feito em painéis e vários equipamentos, não compensa ir pelos EVSEs mais baratos reguláveis, manuais, que andam pelos 350-500€.
Um EVSE inglês que tem essas funcionalidades inteligentes é a Zappi. Porém, o EVSE inteligente desenvolvido pelo Apr aqui do fórum também faz isso. É uma solução baseada em componentes de hardware aberto e software aberto. Por um lado é mais artesanal, por outro, é um produto que pode sempre ser arranjado, modificado (pelo Apr ou outra pessoa com conhecimentos) e poderá sempre evoluir para satisfazer as nossas necessidades. Eu comprei-lhe um, e não tenho painéis, foi apenas para ter a funcionalidade de reduzir o consumo do carro quando se ligam as máquinas de lavar e AC.
2) pessoalmente, acho que essas funcionalidades devem ser utilizadas consoante o gosto, ou a conveniência do condutor.
5) Para quem esteja na margem sul, é preferível ir ao IMT a Setúbal.
Vou explorar, mas atendendo à poupança potencial, o investimento em causa para o meu caso deve resultar num período de retorno de dezenas de anos.
-
- Mensagens: 25
- Registado: 17 abr 2017, 00:16
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Leaf tekna
Então vou continuar a dar uso ao epedal para reduzir a velocidade em estrada, desativando nos arranques e na velocidade cruzeiro. Pelo que sinto, nesse modo ele só usa os travões quando está quase a se imobilizar, porque até lá usa a regeneração.pemifer Escreveu: ↑26 mai 2019, 16:56
O e-pedal é mais um botão que altera eletronicamente o comportamento do carro. Não há alterações mecânicas!
Nos diversos modos de condução ( D, ECO, B, e-pedal ) o consumo é igual. Apenas há diferenças no comportamento do acelerador e na regeneração.
Se conseguires fazer exatamente o mesmo percurso, exatamente à mesma velocidade nos diferentes modos chegarás à conclusão que o consumo é o mesmo.
O carro precisa de X kwh/100km para se deslocar à velocidade Y, e mais nada! Tudo o resto são invenções!.
E tb serve para a mão direita não adormecer, lol.
-
- Mensagens: 25
- Registado: 17 abr 2017, 00:16
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Leaf tekna
Realmente isto da complexidade dos tarifários é ridícula...
Obrigado a todos pelas respostas.
Participarei no fórum sempre que puder ajudar.
Obrigado a todos pelas respostas.
Participarei no fórum sempre que puder ajudar.