Carregar leaf 30kw 2016
-
- Mensagens: 34
- Registado: 09 fev 2020, 16:45
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Lisboa
Carregar leaf 30kw 2016
Bom, então vamos lá tentar explicar
Primeira tentativa: coloquei os cabos, passei o cartão, acenderam as 3 luzes azuis que se vê do lado de fora do carro, e a "tomada" verde dentro do carro estava constante. Conclusão, não estava a carregar!
Segunda tentativa: passei cartão, coloquei os cabos, carreguei já nem sei se no botão lock ou auto, na parte de dentro do carro. As e luzes azuis a piscar e a apitarem, e nada de carregar.
Terceira, quarta, quinta.. Tentativa: alguma coisa certa fiz, mas não sei o quê e não voltei a tirar os cabos. Deixei tudo como estava. Neste momento está, no botão lock, já não me lembro se passei primeiro o cartão, e depois coloquei os cabos, ou ao contrário. Ou lá o que fiz, mas, esta a carregar
O que é que fiz para ter acertado? Ou seja, qual a ordem das coisas?????
Por último (por enquanto!!!) não seria suposto, o cabo não sair qdo esta a carregar??
Sei que sai, pq numa das tentativas e que até estava a carregar, mas quisemos ver se o cabo saía, ele saiu!!!
Estará avariado??? Falta-me algum passo???????
Por favor, ajudem esta naba!!!!!
Primeira tentativa: coloquei os cabos, passei o cartão, acenderam as 3 luzes azuis que se vê do lado de fora do carro, e a "tomada" verde dentro do carro estava constante. Conclusão, não estava a carregar!
Segunda tentativa: passei cartão, coloquei os cabos, carreguei já nem sei se no botão lock ou auto, na parte de dentro do carro. As e luzes azuis a piscar e a apitarem, e nada de carregar.
Terceira, quarta, quinta.. Tentativa: alguma coisa certa fiz, mas não sei o quê e não voltei a tirar os cabos. Deixei tudo como estava. Neste momento está, no botão lock, já não me lembro se passei primeiro o cartão, e depois coloquei os cabos, ou ao contrário. Ou lá o que fiz, mas, esta a carregar
O que é que fiz para ter acertado? Ou seja, qual a ordem das coisas?????
Por último (por enquanto!!!) não seria suposto, o cabo não sair qdo esta a carregar??
Sei que sai, pq numa das tentativas e que até estava a carregar, mas quisemos ver se o cabo saía, ele saiu!!!
Estará avariado??? Falta-me algum passo???????
Por favor, ajudem esta naba!!!!!
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Carregar leaf 30kw 2016
Se há alguma ordem, depende do posto. Qual era o modelo?
No entanto, normalmente não interessa a ordem, a partir do momento em que foi possível meter o cabo no posto... pode-se passar o cartão depois.
O cabo não devia sair, não, é uma questão de segurança.
Significa que esse posto já sofreu um bocadinho.
Talvez o cabo tenha ficado mal metido.
Talvez o carro estivesse programado para só carregar a determinada hora e tenha carregado no botão de desactivar a programação?
O que é preciso é calma. Foi só nervoso de principiante.
É preciso experimentar muitos postos...
E afinal, ficou a carregar, não foi? Então está tudo bem.
No entanto, normalmente não interessa a ordem, a partir do momento em que foi possível meter o cabo no posto... pode-se passar o cartão depois.
O cabo não devia sair, não, é uma questão de segurança.
Significa que esse posto já sofreu um bocadinho.
Talvez o cabo tenha ficado mal metido.
Talvez o carro estivesse programado para só carregar a determinada hora e tenha carregado no botão de desactivar a programação?
O que é preciso é calma. Foi só nervoso de principiante.
É preciso experimentar muitos postos...
E afinal, ficou a carregar, não foi? Então está tudo bem.
- frankesousa
- Mensagens: 1350
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: Carregar leaf 30kw 2016
Sempre meti os cabos 1 e só depois passei o cartão em todos os tipos de postos.
Leia o manual do carro diz lá o significado das luzes azuis e fica mais fácil de entender.
Em princípio a carregar deve estar pelo menos uma das luzes a piscar no mesmo sítio e um ou mais ligadas (que indica o nível de carga da bateria).
Pode ser algum problema no posto ou no cabo.
De onde é? Não tem nenhum conhecido como VE que lhe dê uma ajuda? Se for do Porto/Penafiel é só dizer que posso dar-lhe umas luzes
Leia o manual do carro diz lá o significado das luzes azuis e fica mais fácil de entender.
Em princípio a carregar deve estar pelo menos uma das luzes a piscar no mesmo sítio e um ou mais ligadas (que indica o nível de carga da bateria).
Pode ser algum problema no posto ou no cabo.
De onde é? Não tem nenhum conhecido como VE que lhe dê uma ajuda? Se for do Porto/Penafiel é só dizer que posso dar-lhe umas luzes
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
-
- Mensagens: 34
- Registado: 09 fev 2020, 16:45
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Lisboa
Re: Carregar leaf 30kw 2016
Obrigada a ambos. Sou de Lisboa. E sim, afinal o cabo não sai se estiver na opção "lock"
O stress é demasiado e acredito que, o facto de ser novata nisto, e os postos serem velhos, não ajuda.
Mas o facto de saber que o cabo não sai do carro, enquanto está a carregar, já me deixa muito mais descansada. Hoje foi mesmo só para ver como era, pq ainda não necessitava. Mas preciso saber como funciona, qdo efetivamente for necessário.
E se me dizem que é indiferente colocar os cabos e depois passar o cartão, ou vice versa, OK, vou tentando.
Qto às luzes azuis que se viam na parte de fora do carro, sim, apenas estava uma, porque tinha ainda alguma carga. Mas bom, ainda virei, pedir muito mais ajudas agora no início!!!
O stress é demasiado e acredito que, o facto de ser novata nisto, e os postos serem velhos, não ajuda.
Mas o facto de saber que o cabo não sai do carro, enquanto está a carregar, já me deixa muito mais descansada. Hoje foi mesmo só para ver como era, pq ainda não necessitava. Mas preciso saber como funciona, qdo efetivamente for necessário.
E se me dizem que é indiferente colocar os cabos e depois passar o cartão, ou vice versa, OK, vou tentando.
Qto às luzes azuis que se viam na parte de fora do carro, sim, apenas estava uma, porque tinha ainda alguma carga. Mas bom, ainda virei, pedir muito mais ajudas agora no início!!!
-
- Mensagens: 415
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
- Localização: Lisboa
Re: Carregar leaf 30kw 2016
Tente usar postos diferentes. A ordem colocar cabo / Passar cartão deveria ser indiferente.
Usando uma linguagem simplificada, o carregamento só começa depois do posto disser ao carro a potência disponível e o carro dizer ao posto qual a potência que quer usar. Isto só acontece quando o posto tem "autorização para passar energia" e consegue falar com o carro. Logo só acontece quando o cabo estiver (bem) colocado e já tiver passado o cartão.
Se passar o cartão primeiro, nos postos antigos fica uma luz azul a piscar (nos novos diz uma mensagem a pedir para ligar o cabo). Basta colocar o cabo e a luz fica azul fixa e começa a carregar. No carro, uma das luzes que tem dentro do carro começa a piscar (a primeira pisca até 1/3 da bateria, a segunda 2/3 e a terceira até ficar a bateria cheia).
Para procurar os postos use a aplicação Electromaps ou Miio.
O problema deve estar na configuração do carro. Verifique se tem algum temporizadores ativo.
Usando uma linguagem simplificada, o carregamento só começa depois do posto disser ao carro a potência disponível e o carro dizer ao posto qual a potência que quer usar. Isto só acontece quando o posto tem "autorização para passar energia" e consegue falar com o carro. Logo só acontece quando o cabo estiver (bem) colocado e já tiver passado o cartão.
Se passar o cartão primeiro, nos postos antigos fica uma luz azul a piscar (nos novos diz uma mensagem a pedir para ligar o cabo). Basta colocar o cabo e a luz fica azul fixa e começa a carregar. No carro, uma das luzes que tem dentro do carro começa a piscar (a primeira pisca até 1/3 da bateria, a segunda 2/3 e a terceira até ficar a bateria cheia).
Para procurar os postos use a aplicação Electromaps ou Miio.
O problema deve estar na configuração do carro. Verifique se tem algum temporizadores ativo.
- frankesousa
- Mensagens: 1350
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: Carregar leaf 30kw 2016
Aproveito para deixar mais uma dica.
NUNCA retire o cabo do carro antes de desligar a sessão de carregamento nos postos públicos.
Não estraga nem é perigoso mas simplesmente pode ficar com o cabo preso no posto sem conseguir desligar (já me aconteceu e a mais alguns amigos ).
Ou seja, usa o cartão para terminar a sessão de carga e só depois retira o cabo/ fichas.
Já agora, se acontecer, em principio basta ligar para a MobiE que eles soltam o cabo remotamente (normalmente funciona)
NUNCA retire o cabo do carro antes de desligar a sessão de carregamento nos postos públicos.
Não estraga nem é perigoso mas simplesmente pode ficar com o cabo preso no posto sem conseguir desligar (já me aconteceu e a mais alguns amigos ).
Ou seja, usa o cartão para terminar a sessão de carga e só depois retira o cabo/ fichas.
Já agora, se acontecer, em principio basta ligar para a MobiE que eles soltam o cabo remotamente (normalmente funciona)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Carregar leaf 30kw 2016
Se estiver perto do Campo Pequeno num instante posso ir ter consigo e explicar-lhe o que tem de saber.
Mais longe é uma questão de combinarmos...
Mais longe é uma questão de combinarmos...
-
- Mensagens: 34
- Registado: 09 fev 2020, 16:45
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Lisboa
Re: Carregar leaf 30kw 2016
Da próxima vez que carregar, vou ter em conta o que me dizem.
Penso que o nervosismo dos dois primeiros postos não estarem a funcionar, e só ao terceiro e após muitas tentativas neste ter conseguido, pode ter afetado a clareza de pensar!!!
Pemifer, vou aceitar a sua ajuda, se da próxima vez que tentar, voltar a ter stresses!!!
Não moro, nem trabalho muito longe do campo pequeno, portanto, não será dificil combinarmos!!!
Mas digam-me, aquele botão do lado esquerdo, onde diz auto/ nada /lock, antes de carregar tenho que colocar no lock? não faz qq diferença?
Penso que o nervosismo dos dois primeiros postos não estarem a funcionar, e só ao terceiro e após muitas tentativas neste ter conseguido, pode ter afetado a clareza de pensar!!!
Pemifer, vou aceitar a sua ajuda, se da próxima vez que tentar, voltar a ter stresses!!!
Não moro, nem trabalho muito longe do campo pequeno, portanto, não será dificil combinarmos!!!
Mas digam-me, aquele botão do lado esquerdo, onde diz auto/ nada /lock, antes de carregar tenho que colocar no lock? não faz qq diferença?
- Nonnus
- Mensagens: 3250
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Carregar leaf 30kw 2016
Não faz qualquer diferença. Alias, eu nunca uso esse botão, já a minha mulher...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
-
- Mensagens: 34
- Registado: 09 fev 2020, 16:45
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Lisboa
Re: Carregar leaf 30kw 2016
Não é esse botão que vai "trancar" a coisa???