Leitor de Bateria com erro

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Nissan
civic
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 27 mar 2024, 10:09

O meu raciocinio é que não sabendo o passado desses carros não podemos dizer muito acerca desses problemas, a maioria dos que tenho visto são todos comprados usados com "poucos" kms e com a bateria nas couves, isso é o padrão, portanto não vejo como podemos medir uma coisa que não sabemos nada dela,alem de que, quem quantificou o numero de casos? Não pode acontecer alguém que tem o carro com problema e a seguir vende o carro e passa o problema a outro... Existem tantas possibilidades e falta de elementos que não poercebo como se pode quantificar uma coisa destas É o que penso acerca desses casos.
Aliás, já vi alertas de oficinas de EVs a alertar para o mercado de usados, e de casos que apareceram por lá com kms, SoH e barras martelados.
Para mim o grande problema aqui é a Nissan que já teve nas suas oficinas o ponto positivo destes carros, hoje apenas faz a substituição de bateria completa e não vê e repara estes carros a preços decentes, ou seja, para ver estes casos apenas temos oficinas fora da rede da marca.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
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cfvp
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por cfvp » 27 mar 2024, 11:09

Nonnus Escreveu:
27 mar 2024, 08:09
A questão não é essa, com o passar do tempo aparecem mais casos deste comportamento no Leaf de 40.

Vamos fazer o inverso. Por haver dois neste fórum com mais de 100000km já serve de amostra, mas ter o relato de "10" carros com este problema não serve?

Consegues explicar esse raciocínio?

Isso já parece quem dá a desculpa - "e quantos carros foram vendidos". Realmente foram muitos, mas com uma percentagem de avaria muito elevada, só não vê quem não quer.

Onde eu trabalho estamos com um problema num processo que faz com que tenhamos uma taxa de rejeição de 30%, se quisermos empurrar o problema com a barriga podemos dizer que ainda sobram 70% e tudo estava bem, mas não está, e não é assim que as coisas funcionam. Quando se faz qualquer coisa a ideia é ter o mínimo de problemas possíveis. Espero que consigas perceber analogia.

Deixou de ser a e tal é um caso, para com o passar do tempo começarmos a ter uma amostra significativa de carros com este problema. Isto não são módulos inchados devido ao aquecimento, isto é degradação/avaria de uma ou mais células.
Aquilo que quis demonstrar é que só por vermos relatos positivos ou negativos não dá para tirar grandes conclusões. Eu acho que os casos aqui no fórum valem tanto ou um pouco mais, que os casos que vemos no facebook, mas no fim de contas são apenas 2 casos no meio de sabe-se lá quantos.

Não sei como consegues dizer que é uma amostra significativa, se não tens uma visão global da situação. Eu acho que no total ainda não vi mais de 20 casos de problemas na bateria. Agora quantos Leafs é que já foram vendidos e estão a funcionar sem problemas?

Atenção eu não estou a dizer que não há um problema crónico nos Leafs. Porém com os dados que temos é difícil tirar conclusões.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

civic
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 27 mar 2024, 15:33

A questão é que com o avançar do tempo vão começar a aparecer muitos carros com problemas fora da garantia, e a marcas têm que estar preparadas para isso, não podem simplesmente mudar uma bateria completa porque temos um modulo avariado, isso é surreal, e aí é onde acho que a Nissan está a falhar redondamente, têm que preparar a rede de oficinas para tratarem dos EVs conforme fazem com os CIs...
Basta olhar para outras marcas que acontecem coisas parecidas, a Kia/hyundai tem tido muitos problemas com casos de rolamentos dos motores, é impossivel tratar de uma coisa dessas nas oficinas da marca sem antes vender um rim, aliás, pedir cerca de 300€ pelo anticongelante é dose...
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por frankesousa » 28 mar 2024, 09:51

Não são as marcas que têm de fazer isso, é a legislação e a UE.
As marcas querem apenas e só lucro, e lucro é vender um carro novo de 35/40k€ e este estar obsoleto ao fim de pouco mais de 100.000km ou 7/8 anos máximo.

Essa parece ser a estratégia da Nissan. Não ter baterias para mudar à mais de 6 meses é obviamente uma estratégia, porque se tem para carros novos tem para peças.

A legislação é que tem de obrigar os fabricantes a dar a devida assistência e garantir peças até uns 10 anos pelo menos, a preços aceitáveis.

É completamente inaceitável não ter baterias, e se as tiver, vende-las pelo preço do carro novo. Simplesmente não pode ser e isso devia ser regulado.

Reduzir a pegada ecológica e o consumismo. É esse o único caminho.

Como está, infelizmente tenho de admitir que um leaf que dura pouco mais de 100.000km e 5 ou 6 anos tem uma pegada ecológica muiiiiitissimo pior que qualquer ICE. E isso é exatamente o contrário do que muitos de nós defendemos.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 28 mar 2024, 11:37

O mercado ajusta-se às circunstâncias, se uma determinada marca deixa de prestar manutenção aos seus carros vai ser penalizada nas vendas, independentemente da legislação acho que é a forma do mercado se ajustar. ;)
O mercado de EVs está a começar apenas, pois é a altura em que o mercado começa a ficar inundado por EVs usados e agora o teste é diferente do que tem acontecido até aqui, esta é a minha opinião acerca deste assunto, a marca que mais depressa se adaptar é a marca que mais vai vender, neste aspeto acho que a Tesla, ou se mexe, ou vai ser muito penalizada...
Discordo completamente disso que um LEAF dura 5 ou 6 anos ou 100 000kms, conheço vários com muito mais que isso a rolar sem problemas, a amostra que tens para dizer isso são alguns casos do facebook?
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por frankesousa » 28 mar 2024, 13:32

civic Escreveu:
28 mar 2024, 11:37
...
Discordo completamente disso que um LEAF dura 5 ou 6 anos ou 100 000kms, conheço vários com muito mais que isso a rolar sem problemas, a amostra que tens para dizer isso são alguns casos do facebook?
Não, é o meu mesmo :lol:
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 28 mar 2024, 13:35

frankesousa Escreveu:
28 mar 2024, 13:32

Não, é o meu mesmo :lol:
Uma amostra de 1? Diria que é pouco. ;)
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por mafgod » 28 mar 2024, 13:45

Já somos dois com Leaf40, praticamente 6 anos e pouco mais de 100.000km :-) até ver, sem problemas.

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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 28 mar 2024, 16:36

mafgod Escreveu:
28 mar 2024, 13:45
Já somos dois com Leaf40, praticamente 6 anos e pouco mais de 100.000km :-) até ver, sem problemas.
Conheço uma empresa que que só ela tem 14 LEAF e 4 EV200 sem problemas, todos da altura do meu, não faço ideia dos KMs mas é uma amostra significativa. ;)
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