Leitor de Bateria com erro

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Nissan
cfvp
Mensagens: 1654
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por cfvp » 12 jan 2024, 16:33

Nonnus Escreveu:
12 jan 2024, 14:16
Parece que nem tem muito a ver com uso que demos ao carro, é mesmo por tempo. No caso dos Leaf de 30, carros estimados por pessoas que sempre souberam como proceder, com a teoria dos 20%-80% (não foi o meu caso), com 3 ou 4 CR´s estão a dar problemas.
O meu tem quase 5 anos e quase 25k kms e até agora nada a apontar na bateria. Tenho o SOH a 90% e o Ahr e Hx acima de 100. Mas agora já nem sei se ter o Hx acima de 100 é bom. Segundo o Jorge Rocha, isso pode querer dizer que a bateria está a ser abusada na mesma porque o BMS recalcula com mais frequência o valor. É um bocado tipo o SOH.

Já não percebo nada disto. :|
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2994
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 12 jan 2024, 17:35

mjr Escreveu:
12 jan 2024, 15:03
Nonnus, tens mais info dos casos que falaste de baterias de Leaf 40 que não carregam a mais de 80% de SOC (os tais 20%-80%) e que têm revelado problemas? É algo que até agora não vi reportado, e gostava de ter dados mais concretos sobre esses casos.
Não, nesse caso estava-me a referir em especifico aos Leaf de 30 porque tal como tu também não tenho conhecimento desse tipo de utilização nos Leaf de 40. A única coisa que tenho visto é alguns com poucos km (60000km) que já deram problemas, mas vale o que vale porque não sabemos como foram feitos ou se esses km são reais.

cfvp,

Era muito mau teres um carro com 25000km apresentar problemas. Essa bateria tem quantos ciclos carga/descarga? Quantos carregamentos durante esses 6 anos fizeste? Mais que isso fez o meu carro nos primeiros 9 meses. O carro pode apresentar problemas, mas também não é nenhum copo de cristal. 8-)

O carro do civic tem bem mais que isso e até agora esta 5 estrelas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

civic
Mensagens: 1598
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 12 jan 2024, 17:49

Nonnus Escreveu:
12 jan 2024, 14:16
Vou ter que discordar. Então nós não debatemos os assunto como deve de ser?

Acho que com o que se esta a ver com o passar dos anos que argumentos podemos usar para dizer que as células não são realmente fracas seja em modelo for!?

É como frankesousa escreveu. Aqui há um ano ou dois parecia que havia uma diferença, mas com o passar do tempo acho que já existe casos suficientes para perceber que o Leaf de 40 tem ainda mais problemas. Apareceu as células inchadas, agora tem vindo aparecer as células degradadas/avariadas (chamem-lhe o que quiserem), com o passar dos anos. Parece que nem tem muito a ver com uso que demos ao carro, é mesmo por tempo. No caso dos Leaf de 30, carros estimados por pessoas que sempre souberam como proceder, com a teoria dos 20%-80% (não foi o meu caso), com 3 ou 4 CR´s estão a dar problemas.

Nos Leaf de 40 tu dizes que não sabemos de que tipo de utilização estamos a falar. É verdade. Será que foram todos abusados? Será que foram todos martelados?

Da mesma maneira que dizes que há pouca informação, porque as pessoas não partilham, imagina lá o numero de casos existentes que não são dados a conhecer nos facebooks da vida e, que estão estacionados nos concessionários a espera de uma solução. Mais grave ainda, é que estamos limitados aos casos de Portugal, agora imagina o que vai por esse mundo fora.

E a quantidade de carros que já se encontram a venda por menos de 17000€, alguns já na casa dos 15000€. Esta tudo a tentar-se ver livre deles antes que fiquem com a batata quente nas mãos, ou então já se estão a queimar e deixa lá passar para os outros. Um Leaf de 40 já vale tanto como um Leaf de 30.

Por muito que nos custe, é o que esta acontecer e, a Nissan não esta a saber lidar com tanta reclamação, dai a frustração dos proprietários. É certo que muitos mandam bitaites para o ar sem sequer perceberem o que realmente se passa, temos de encontrar um meio termo, mas ainda assim esse meio termo parece ter um demasiado numero de casos.
A unica coisa que quero é debater o assunto sem clubismos, porque isso nao existe da minha parte, o toque nem era para ti, apesar de algumas diferenças de opinião têm corrido bem as discussões :lol:
Discordo totalmente de que as celulas do 40 são como as do 24 ou 30, o meu tem quase 150 000kms sem que se note na autonomia, conheces casos destes nos de 24 ou30? Podes dizer que existem muitos à venda por valores baixos, mas sabes de certeza que esses são aqueles que andaram nos tvde e estão todos escafiados e podem muito bem ser estes casos... No meu faço Viseu-Aveiro-Viseu e nunca vejo mais de 30mV entre celulas, é mau? São cerca de 200kms.
Depois disto, ainda tenho dizer que o que tenho tentado dizer é que estes casos de desbalaceamento das celulas é uma coisa recente, e que não faço ideia de que tratamento levaram, não estou a justificar nem defender nada, só quero ter alguma informação, dizer que as celulas não prestam nem a Nissan é conversa de facebook, acho que aqui a conversa podia ser diferente, um pouco mais tecnica, talvez,... Tens carros com este problema de 2018 e de 2020, os que eu conheço, se fossem tão maus onde andam os de 2017? Por exemplo? Tu próprio colocas essas questões...
A mim nao me custa nada saber que a Nissan não sabe lidar com este assunto, já o digo desde que comprei o meu em 2018.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

cfvp
Mensagens: 1654
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por cfvp » 12 jan 2024, 18:22

Nonnus Escreveu:
12 jan 2024, 17:35
cfvp,

Era muito mau teres um carro com 25000km apresentar problemas. Essa bateria tem quantos ciclos carga/descarga? Quantos carregamentos durante esses 6 anos fizeste? Mais que isso fez o meu carro nos primeiros 9 meses. O carro pode apresentar problemas, mas também não é nenhum copo de cristal. 8-)

O carro do civic tem bem mais que isso e até agora esta 5 estrelas.
Sim são poucos kms, mas a idade já é alguma. Como falaste que era mais pelo tempo, eu referi isso. Por isso talvez seja uma combinação dos 2, não sei.
Não sei quantos ciclos tem, há alguma forma de ver? Já fiz 500+ carregamentos e foram quase 5 anos, não 6. :)

O civic trata muito bem do carro, eu não tanto.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2994
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 12 jan 2024, 18:41

Quando dizemos que o factor tempo tem influencia é por exemplo quando tens carros com os mesmos anos mas com km muito dispares, no entanto apresentam os mesmos problemas.

No caso dos Leaf de 30 existem carros com ~50000km apresentar os mesmos problemas de carros que tem 160000km e muitos em que os proprietários dizem que nunca fizeram carregamentos fora de casa e respeitavam a tal teoria dos 20-80. Por exemplo o carro que esta encostado ao lado meu no concessionário embora seja um de 24 e com mais um ano (2016) tem cerca 70000km se não estou em erro e tem exactamente o mesmo problema do meu.

O teu caso não sei como se pode qualificar é que são tão poucos km, tão poucos ciclos carga/descarga que essa bateria a dar problemas vai ser por falta de uso ;)
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

civic
Mensagens: 1598
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 12 jan 2024, 18:43

cfvp Escreveu:
12 jan 2024, 18:22

Sim são poucos kms, mas a idade já é alguma. Como falaste que era mais pelo tempo, eu referi isso. Por isso talvez seja uma combinação dos 2, não sei.
Não sei quantos ciclos tem, há alguma forma de ver? Já fiz 500+ carregamentos e foram quase 5 anos, não 6. :)

O civic trata muito bem do carro, eu não tanto.
Isso do tratar bem ou mal tem muito que se lhe diga, o meu andou quase 5 anos a fazer esta viagem que referi acima (cerca de 200kms), ou seja, fazer ciclos quase completos não será a melhor utilização a dar a uma bateria, agora é que já acalmou e anda só por aqui, mas nota-se que precisa de esticar as pernas. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

civic
Mensagens: 1598
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 12 jan 2024, 18:47

Nonnus Escreveu:
12 jan 2024, 18:41
Quando dizemos que o factor tempo tem influencia é por exemplo quando tens carros com os mesmos anos mas com km muito dispares, no entanto apresentam os mesmos problemas.

No caso dos Leaf de 30 existem carros com ~50000km apresentar os mesmos problemas de carros que tem 160000km e muitos em que os proprietários dizem que nunca fizeram carregamentos fora de casa e respeitavam a tal teoria dos 20-80. Por exemplo o carro que esta encostado ao lado meu no concessionário embora seja um de 24 e com mais um ano (2016) tem cerca 70000km se não estou em erro e tem exactamente o mesmo problema do meu.

O teu caso não sei como se pode qualificar é que são tão poucos km, tão poucos ciclos carga/descarga que essa bateria a dar problemas vai ser por falta de uso ;)
Por isso é que não concordo quando equivales as baterias de um 40 com as dos anteriores, eu acho que são bem diferentes em termos de celulas/quimicaa, tenho ideia que a grande falha da Nissan é em termos de engenharia, a sua colocação não parece ser a melhor para lidar com os inchamentos, pois sabes que sem oposição todas elas incham, a oposição a esse inchamento é que não é grande coisa no 40, parece-me.

Já estes casos de desbalanceamento, não faço ideia do que seja, pois um carro de 2018 com 47 000kms tem este problema e há carros de 2017 com mais de 200 000 kms sem problema nenhum, não vou dizer que as celulas no geral não prestam, posso dizer que este carro tem celulas com defeito de fabrico, foi mexido, foi maltratado, posso dizer tudo, mas ao mesmo tempo não estou a dizer nada, simplesmente porque falta informação. Só por isto é que acho que deve existir discussão para chegar a alguma conclusão conforme vai chegando informação, mas bater na Nissan só porque sim, é perda de tempo, na minha opinião...

Os casos que apareceram à semanas, houve algum desenvolvimento? Há quem diga que estes casos aparecem todos os dias, onde?
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2994
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 12 jan 2024, 20:01

Ok vamos tentar ver isto de outra perspectiva.

Antes de eu começar a reportar o problema do meu carro quantos conhecias com o mesmo problema?

Eu não conhecia nenhum. Agora quantos conheço? Passados 5 meses conheço o meu, o do luisG, o do que está encostado ao meu no concessionário, o do frankesousa e mais uns quantos que tem sido dados a conhecer no Facebook. Consegues perceber onde quero chegar?

Agora usando este exemplo para o Leaf de 40 temos conhecimento de 3 ou 4 basta pensar que existem muitos mais que não tens conhecimento. Portanto o problema é real e é mais um a juntar a outros. E será uma questão de tempo para aparecerem mais (isto sou eu a fazer futurologia).
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

civic
Mensagens: 1598
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 12 jan 2024, 20:17

Nonnus Escreveu:
12 jan 2024, 20:01
Ok vamos tentar ver isto de outra perspectiva.

Antes de eu começar a reportar o problema do meu carro quantos conhecias com o mesmo problema?

Eu não conhecia nenhum. Agora quantos conheço? Passados 5 meses conheço o meu, o do luisG, o do que está encostado ao meu no concessionário, o do frankesousa e mais uns quantos que tem sido dados a conhecer no Facebook. Consegues perceber onde quero chegar?

Agora usando este exemplo para o Leaf de 40 temos conhecimento de 3 ou 4 basta pensar que existem muitos mais que não tens conhecimento. Portanto o problema é real e é mais um a juntar a outros. E será uma questão de tempo para aparecerem mais (isto sou eu a fazer futurologia).
O problema de degradação precoce? Acho que todos os que conheci e conheço têm esse problema, fosse na net ou não, a diferença é que nessa altura eram resolvidos pela Nissan, não se prolongavam como o teu, ou seja, tenho ideia que a Nissan quando dizia que trocava a bateria ficava com o carro não continuavam a andar tanto tempo, hoje como a Nissan deixa ficar o carro no cliente a situação atinge niveis até alguma celula ceder, acho que é só essa a diferença. Tenho mesmo a ideia que tirando os abusos dos TVDE as avarias com os LEAF 40 relacionadas com a bateria são muito poucos tendo em conta as unidades vendidas.

Estes casos dos 40 tenho uma ideia muito minha que terá muito a ver com o mercado de usados, ou seja, carros problematicos e fora da garatia que levam com reset e colocam-nos à venda, só conheço 3 casos e todos eles completamente diferentes, só equivalem numa coisa, foram comprados usados e ninguém sabe o passado dele.
No caso deste ultimo a fraca quilometragem leva-me a pensar que talvez fosse algum que tenha ficado esquecido em algum stand ou empresa com a bateria nas lonas e acabou por danificar alguma celula, a verdade é que os carros eletricos têm esse problema, não podes deixá-lo anos como um CI e depois metes gasolina nova e ele pega e siga, mas é como disse antes, falta muita informação.
Mas concordo contigo, a tendência será aumentar o numero de casos, e não apenas na Nissan. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Oldsport
Mensagens: 21
Registado: 14 mar 2021, 10:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Oldsport » 15 jan 2024, 17:47

Mais um com um Leaf 40 de final de 2018 e o mesmo problema. 85 mil Km, carregamentos sempre em casa, uso normal e estimo relativamente bem o carro. Foi comprado por mim em 2021 com 10 mil Km proveniente de leasing, o carro estava como novo e a bateria em perfeitas condições.
Desde o final do ano passado que nos dias mais frios quando estou em subidas em AE o carro começa a perder capacidade abruptamente e recupera quando desacelero. Há dezenas de relatos destes em todo o mundo no grupo dos Leaf no Reddit por isso é um problema real e deve começar a ser tratado como tal. Estou só à espera de ter um tempinho para ir com ele à Nissan para resolvermos o problema, a bateria está na garantia por isso conto que o problema seja resolvido seja com reparação das células, bateria nova, recompra do carro, tanto me faz, já vi esses relatos todos. Em Portugal, alguém sabe como estão a resolver o problema?

Responder

Voltar para “Nissan”