Leitor de Bateria com erro

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Nonnus
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 15 fev 2024, 22:16

@civic

Tens de ler melhor o que eu escrevi. Nunca disse que eram iguais, disse sim que não são melhores, nem piores, são diferentes. Mas pelos vistos apresentam os mesmos problemas ou até outros, como o inchar, mas isso é outra discussão.

Tu não estás a dar o benefício da dúvida, tu estás em negação de um problema que existe mais que um caso conhecido.

Não sei se percebi!? Tu dizes que só conheces o meu Leaf e do frankesousa com este problema?

Bom se é isso então quer dizer que o Leaf de 30 é melhor que o Leaf e 40 😛

Existem mais com o mesmo problema e até de 24. Mas da mesma maneira que conheces Leaf de 40 sem problemas também os há de 24 e 30 sem problemas e com milhares de km. Ainda á 5 minutos vi no marketplace um de 24 de 2015 com 11 barras.
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civic
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 15 fev 2024, 22:20

Não percebes-te o que eu queria dizer, ora repara nas imagens seguintes.
Uma está a dizer "célula 30 fraca" quando esta está a 3.18v (bate certo com os 3.2v que alegas como tensão mínima)
A outra, em andamento, tem a tensão a célula mais baixa (a 30 claro :lol: ) a 2.51v, o carro não parou, não mostrou a tartaruga e cheguei a casa.
Percebi perfeitamente, parece é que não percebeste o que eu quis dizer, o LEAF 40 na questão da bateria é muito mais sensivel às tensões, tens montes de casos em que não sem veres grandes amplitudes e já tens o alarme de weakcell, neste caso tens 2,5v, nunca vi tensão tão baixa num LEAF 40, alem de que ele já já tinha visto amplitudes de maiores do que essa, já por diversas vezes apareceu a tartaruga.
Aliás, alarme de "só andas até parares o carro" é um alarme que só existe a partir do LEAF 40 e tem a ver precisamnete com o atingir niveis baixos de tensão. ;)
Última edição por civic em 15 fev 2024, 22:33, editado 1 vez no total.
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por mjr » 15 fev 2024, 22:23

O meu Leaf 40 de 2018 tem SOH de 88,45%, e 104,86% de Hx, 51400km.

Nos primeiros 12 meses andei eu com ele, e basicamente foi sempre a queimar nos semáforos, e a usar a regeneração o mais possível. A minha mulher não é propriamente leve no pé direito, até porque o consumo subiu em relação ao meu.

Só consigo atribuir o Hx tão alto para uma bateria de quase 6 anos ao facto de quase nunca ter visto 100% de SOC, e raramente acima de 80%. Ah, já agora costuma ir repetidamente até quase 0% de SOC no dash (10% reais).

Imagem
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 15 fev 2024, 22:30

Nonnus Escreveu:
15 fev 2024, 22:16
@civic

Tens de ler melhor o que eu escrevi. Nunca disse que eram iguais, disse sim que não são melhores, nem piores, são diferentes. Mas pelos vistos apresentam os mesmos problemas ou até outros, como o inchar, mas isso é outra discussão.

Tu não estás a dar o benefício da dúvida, tu estás em negação de um problema que existe mais que um caso conhecido.

Não sei se percebi!? Tu dizes que só conheces o meu Leaf e do frankesousa com este problema?

Bom se é isso então quer dizer que o Leaf de 30 é melhor que o Leaf e 40 😛

Existem mais com o mesmo problema e até de 24. Mas da mesma maneira que conheces Leaf de 40 sem problemas também os há de 24 e 30 sem problemas e com milhares de km. Ainda á 5 minutos vi no marketplace um de 24 de 2015 com 11 barras.
Não estou em negação nenhuma, simplesmente porque concordo que a bateria é fraca, só estou a tentar debater um problema sem estar sempre a levar com isso, é fraca, ponto.
E não, não disse que só conheço o do Franksousa e o teu com esse problema, disse que todos os que conheço tiveram ou estão a ter esse problema, estás a ver quem é que não percebe as coisas?
Este problema que estás a ver neste caso existem muito poucos casos, e todos eles têm o problema de não saberes o historial do carro, claro que pode ser por ter sido mexido, ter feito sempre cargas a 100%, muito tempo a 0%, pode ser de tudo, mas só quero perceber o que tem cada um deles, não vou generalizar como tu, porque ao contrario dos LEAF 30, conheço muitos LEAF 40 como o meu, ou seja, as baterias pelos vistos duram se as tratares bem, no caso dos LEAF 30 não duram de maneira nehuma, é a forma como vejo os 2 modelos. ;)
Aliás, diz-me quantos LEAF 40 conheces neste forum com problemas desses? Se achas que é tão normal assim?
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 15 fev 2024, 22:38

mjr Escreveu:
15 fev 2024, 22:23
O meu Leaf 40 de 2018 tem SOH de 88,45%, e 104,86% de Hx, 51400km.

Nos primeiros 12 meses andei eu com ele, e basicamente foi sempre a queimar nos semáforos, e a usar a regeneração o mais possível. A minha mulher não é propriamente leve no pé direito, até porque o consumo subiu em relação ao meu.

Só consigo atribuir o Hx tão alto para uma bateria de quase 6 anos ao facto de quase nunca ter visto 100% de SOC, e raramente acima de 80%. Ah, já agora costuma ir repetidamente até quase 0% de SOC no dash (10% reais).
Isso do Hx é muito estranho, pois quando fazia ciclos grandes ele andava sempre pelos 100%, assim que comprei o i4 e o LEAF ficou só por aqui a fazer ciclos pequenos o Hx caiu para os 85%, o ano passado precisei de fazer uma viagens maiores com o LEAF e o Hx subiu logo para os 95%, parece-me que esse valor sobe com ciclos grandes. ;)
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 15 fev 2024, 22:42

civic Escreveu:
15 fev 2024, 22:30
Nonnus Escreveu:
15 fev 2024, 22:16
@civic

Tens de ler melhor o que eu escrevi. Nunca disse que eram iguais, disse sim que não são melhores, nem piores, são diferentes. Mas pelos vistos apresentam os mesmos problemas ou até outros, como o inchar, mas isso é outra discussão.

Tu não estás a dar o benefício da dúvida, tu estás em negação de um problema que existe mais que um caso conhecido.

Não sei se percebi!? Tu dizes que só conheces o meu Leaf e do frankesousa com este problema?

Bom se é isso então quer dizer que o Leaf de 30 é melhor que o Leaf e 40 😛

Existem mais com o mesmo problema e até de 24. Mas da mesma maneira que conheces Leaf de 40 sem problemas também os há de 24 e 30 sem problemas e com milhares de km. Ainda á 5 minutos vi no marketplace um de 24 de 2015 com 11 barras.
Não estou em negação nenhuma, simplesmente porque concordo que a bateria é fraca, só estou a tentar debater um problema sem estar sempre a levar com isso, é fraca, ponto.
E não, não disse que só conheço o do Franksousa e o teu com esse problema, disse que todos os que conheço tiveram ou estão a ter esse problema, estás a ver quem é que não percebe as coisas?
Este problema que estás a ver neste caso existem muito poucos casos, e todos eles têm o problema de não saberes o historial do carro, claro que pode ser por ter sido mexido, ter feito sempre cargas a 100%, muito tempo a 0%, pode ser de tudo, mas só quero perceber o que tem cada um deles, não vou generalizar como tu, porque ao contrario dos LEAF 30, conheço muitos LEAF 40 como o meu, ou seja, as baterias pelos vistos duram se as tratares bem, no caso dos LEAF 30 não duram de maneira nehuma, é a forma como vejo os 2 modelos. ;)
Aliás, diz-me quantos LEAF 40 conheces neste forum com problemas desses? Se achas que é tão normal assim?
Por isso escrevi "não sei se percebi".

Bom agora és tu que estás a generalizar. Ainda algumas páginas atrás desta discussão dei dois exemplos de Leaf de 30 sem qualquer problema. O do @VTEL ainda há pouco tempo tinha 11 barras e um outro que rola aqui em Vendas Novas de 2016 com 10 barras que faz 150km sem dificuldade.
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 15 fev 2024, 22:50

Nonnus Escreveu:
15 fev 2024, 22:42



Por isso escrevi "não sei se percebi".

Bom agora és tu que estás a generalizar. Ainda algumas páginas barras desta discussão dei dois exemplos de Leaf de 30 sem qualquer problema. O do @VTEL ainda há pouco tempo tinha 11 barras e um outro que rola aqui em Vendas Novas de 2016 com 10 barras que faz 150km sem dificuldade.
Estou a generalizar porque simplesmente não conheço nenhum, não digo que são todos, mas diria que a amostragem é completamente diferente para os 2 lados, achas que não? Aliás, até posso dizer que no caso do LEAF 40 são raros os casos de problemas ao contrário do LEAF 30 que são raros os que não têm problemas, ainda por cima a venda de cada um deles teve numeros bem diferentes, EM 2020 o LEAF40 já tinha quadriplicado as vendas do LEAF30 e LEAF24 de 10 anos.

Não fazia ideia desses casos positivos.

A perceção que tenho dos 2 carros é que os LEAF40 vão aparecendo uns problemas com celulas inchadas e celulas avariadas, já no LEAF 30 tenho ideia de que o pessoal vê a degradação a dar-se de ano para ano, no LEAF40 isso não é igual, nem parecido, mesmo os que vão dando estes problemas o pessoal em relação à degradação é unanime, mal se nota, já temos LEAF 40 com mais de 6 anos, e se não fossem os TVDE diria que os indices de avarias seriam bem baixos, vamos ver como vão correr as vendas destes carro no mercado de usados, ou se calhar já estamos a ver. ;)

Isto é a minha opinião, e gosto de ouvir outras, só não preciso é de ouvir sempre a mesma ladainha, as baterias não prestam, as baterias não prestam,...
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 15 fev 2024, 23:03

Em relação ao carro rolar com 2.5v e não apresentar erros. Eu sempre que fiz a tartaruga aparecer para fazer testes de tomada a tartaruga nunca aparecia a mesma voltagem mínima. Tanto aparecia aos 3.1 como podia aparecer aos 2.7, mais uma vez não é sempre igual como muitas outras coisas no Leaf. Há muita coisa que nos damos como certo no comportamento do carro mas que não é como pensamos e acredito que só quem pensou o carro podia explicar.

Eu fiquei a perceber por exemplo que a Nissan não olha para os mesmos dados da bateria que nós quando quer aferir a capacidade da mesma.
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por mjr » 15 fev 2024, 23:17

civic Escreveu:
15 fev 2024, 22:38
mjr Escreveu:
15 fev 2024, 22:23
O meu Leaf 40 de 2018 tem SOH de 88,45%, e 104,86% de Hx, 51400km.

Nos primeiros 12 meses andei eu com ele, e basicamente foi sempre a queimar nos semáforos, e a usar a regeneração o mais possível. A minha mulher não é propriamente leve no pé direito, até porque o consumo subiu em relação ao meu.

Só consigo atribuir o Hx tão alto para uma bateria de quase 6 anos ao facto de quase nunca ter visto 100% de SOC, e raramente acima de 80%. Ah, já agora costuma ir repetidamente até quase 0% de SOC no dash (10% reais).
Isso do Hx é muito estranho, pois quando fazia ciclos grandes ele andava sempre pelos 100%, assim que comprei o i4 e o LEAF ficou só por aqui a fazer ciclos pequenos o Hx caiu para os 85%, o ano passado precisei de fazer uma viagens maiores com o LEAF e o Hx subiu logo para os 95%, parece-me que esse valor sobe com ciclos grandes. ;)
Poderá antes ser a exposição a SOCs baixos que permite estimar melhor o Hx e não an amplitude dos ciclos? Como disse, o meu passa muito tempo perto dos 10% reais (a minha mulher só se lembra de carregar quando está nas lonas…).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 15 fev 2024, 23:24

Nonnus Escreveu:
15 fev 2024, 23:03
Em relação ao carro rolar com 2.5v e não apresentar erros. Eu sempre que fiz a tartaruga aparecer para fazer testes de tomada a tartaruga nunca aparecia a mesma voltagem mínima. Tanto aparecia aos 3.1 como podia aparecer aos 2.7, mais uma vez não é sempre igual como muitas outras coisas no Leaf. Há muita coisa que nos damos como certo no comportamento do carro mas que não é como pensamos e acredito que só quem pensou o carro podia explicar.

Eu fiquei a perceber por exemplo que a Nissan não olha para os mesmos dados da bateria que nós quando quer aferir a capacidade da mesma.
Percebo isso perfeitamente, e não coloco isso em causa, só quero tentar perceber o que fez isto, porque dizer que o carro está assim porque as baterias não prestam não é nenhuma resposta.
Tentar perceber o que causou isto é importante saber, pode ser porque ficou muito tempo a 0%, muito tempo a 100%, porque andava sempre na esgalha, porque foi mexido, ,,, Isto não são desculpas, é apenas tentar perceber o que se passa, porque não é uma situação normal, se fosse uma situação normal devido ao tempo se calhar começava pelos mais antigos, de 2017 por exemplo.

E se amanhã aparecer outro caso parecido, lá vêm vocês outra vez com a mesma ladainha, e sinceramente acho isso ridiculo vindo de quem quer tentar perceber o que se passa, acredito mesmo no que disse antes, as centenas de carros que foram vendidos para TVDE estão hoje em casas e no mercado de usados, estes carros vão dar raia um dia destes, porque não acredito que alguém os tenha posto como novos e a seguir o colocou no mercado de usados, ou seja, foram remendados e siga.

Uma coisa é certa, cada caso que apareça de avaria neste carro, tu vais logo pensar no Civic do Clubelétricos e pensar, só aquele gajo é que não vê. :lol:
Mas estás enganado, vejo, mas quero ver alem disso, sempre que comprei carro novo foi até ele dar o berro, ainda nenhum deu, tenho todos, e espero ter este LEAF por muito tempo. ;)
Última edição por civic em 15 fev 2024, 23:36, editado 1 vez no total.
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