ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por pbaptista » 03 abr 2024, 23:53

titvs Escreveu:
03 abr 2024, 22:38
Pois, o Car Scanner foi o que usei e até voltei a usar à pouco para confirmar de novo. Neste momento o carro indica que está a 50% SOC. O Car Scanner indica o seguinte:

SOC BMS: 47.6%
SOC Display: 46.37%
HV battery energy content: 20575 Wh
Maximum Energy Content of the Traction Battery: 42700 Wh

Começa a ser logo estranho a diferença de 3-4% entre estes valores de SOC e o CB. Depois temos que 47.6% de 42700 dá 20325 e não 20575.
O SOC da APP que corresponde ao SOC do CB é o SOC Display e é este que deves utilizar.
Não é estranho a diferença de 3% ou 4% quando já tens o carro parado há algum tempo, no meu caso em andamento a diferença nunca chegou a mais de 2% e tem a ver com a diferença de velocidade da actualização da informação entre a app (mais rápido) e o CB (mais lento), em andamento normalmente ou está igual ou a diferença é 1%.
Após teres parado o carro é normal ao fim de algum tempo existir uma diferença entre a APP e o CB, isto porque a bateria ajusta e na APP reflete-se de imediato, no CB só é actualizada após voltares a andar com o carro, ligar não é suficiente, já fiz essa experiência.
titvs Escreveu:
03 abr 2024, 22:38
Supostamente a info que encontro deste modelo é que o Pure Performance tem uma capacidade útil de 45000 Wh. Ou já degradou 5.1% em 10775 km ou vinha com menos.
Quando carregas a 100% (ou 80%) no CB quais são os valores que tens nos parâmetros “HV battery energy contente” e “Maximum Energy Content of the Traction Battery”?
titvs Escreveu:
03 abr 2024, 22:38
Tenho também aqui um log de um conjunto de 2 viagens com um total de 131 km em que o CB me deu uma média de 12.1 kWh/100km. Fazendo as contas com os SOC do CB do inicio (80%) e fim (39%) e os 42700 totais, temos: 42700 x 0.8 - 42700 x 0.39 = 17507 Wh / 131 km = 13.36 kWh / 100km. Um desvio de 10%...
Fazendo as contas ao contrário, a media reportada pelo carro de 12.1 no percurso total de 131 km corresponde a 15851 Wh gastos. Partindo dos mesmos SOC reportados pelo carro de 80% no inicio e 39% no fim, dá que o total da bateria é de 38661 Wh. 14% de degradação face aos 45... :P
São valores estranhos... Ou a capacidade não é linear com o SOC o que ainda é mais estranho.
Esquece o SOC para calcular a média (não é linear, andei o 1º ano a fazer o mesmo que tu e não batia certo, por isso comprei o ODB) , já que tens forma de medir a energia que a bateria tem (HV battery energy contente) é este valor que deves utilizar, presumo que 80% seja o valor de carga máximo mais comum, assim da próxima vez que carregares até 80% vês o valor, depois antes de voltares a carregar novamente, vês o valor, a diferença versus os km andados deve estar próximo da media do CB (Desde carreg.), no meu caso as diferenças são décimas excepto se apanhar um ajuste da bateria, por isso só vejo o valor quando meto mesmo a carregar e não quando paro o carro.
titvs Escreveu:
03 abr 2024, 22:38
Mesmo na imagem que colocaste pbaptista, os 37550 Wh correspondem a 52% e não os 56%. Não sei o que te indicava o carro...
Os 37550 corresponde a 56% (SOC Display), ou seja 100% dá cerca de 67000, o que está aproximado com o último valor a 100% de SOC, 66800, somas os 5000 de buffer e vai dar quase os 72000. Como a bateria oscila com a temperatura, cargas, etc .. é normal existir pequenas diferenças
titvs Escreveu:
03 abr 2024, 22:38
Tens um método para verificar a capacidade utilizavel actual do carro pbaptista? :?:
O único que tenho é medir a quantidade de energia que consigo ter na bateria, ao fim de um ano, quando comprei o ODB, carregar o carro até 80% andava em valores entre os 55000 e os 56000, agora passados mais 2 anos, ultimamente anda entre os 52750 e os 53750.
Os 100% é muito raro carregar, o ano passado carreguei 2x e este ano também já carreguei, sendo que os valores andam entre 66000 e os 66800, da última vez foi 66800.
Imagem WhatsApp 2024-04-03 às 23.07.29_52c7f330.jpg
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

titvs
Mensagens: 61
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 kWh

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 04 abr 2024, 13:59

Obrigado pelas dicas pbaptista. Realmente não é fácil.

Da próxima vez que carregar a 80% vou verificar os valores reportados pelo ODB.

Vou também trocar umas impressões com o programador do VWs Friend porque ele tem o software a calcular a media com base na % de SOC e a capacidade util da bateria. Eventualmente não deve ter acesso ao valor "energy content" nem ao valor da média que o carro apresenta...
Mas não deixa de ser um bom exercício ;)

Nerusonu
Mensagens: 811
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por Nerusonu » 04 abr 2024, 21:28

pbaptista Escreveu:
03 abr 2024, 20:47
Nerusonu Escreveu:
03 abr 2024, 15:35
Continuo a achar os valores da car scanner esquisitos... E não sou o único, tinha visto um video de um alemão que na cara scanner dava um valor e pela Aviloo dava outro. O mais próximo da realidade é o da Aviloo
Podes especificar quais são os valores que consideras esquisitos?
Não conheço o Aviloo mas ainda sei fazer contas e no que me diz respeito, a energia carregada, a energia na bateria e a capacidade máxima bate certo com os km andados versus consumo indicado, energia gasta a carregar e este valor (energia gasta) não é lido no ODB.
Refiro-me precisamente ao total do pack... No tal video dava degradação de 12 por cento ou que era pela cara scanner(ele fez a conta ao que dizia lá vs o que é conhecido quando o carro é novo), vs 7 ou menos do que o teste da Aviloo dizia e que ele fazendo as contas ao que carrega, etc batia mais ou menos certo com o da Aviloo

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por pbaptista » 04 abr 2024, 22:56

Nerusonu Escreveu:
04 abr 2024, 21:28

Refiro-me precisamente ao total do pack... No tal video dava degradação de 12 por cento ou que era pela cara scanner(ele fez a conta ao que dizia lá vs o que é conhecido quando o carro é novo), vs 7 ou menos do que o teste da Aviloo dizia e que ele fazendo as contas ao que carrega, etc batia mais ou menos certo com o da Aviloo
No meu o Car scanner bate certo, como podes ver na imagem anterior.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

titvs
Mensagens: 61
Registado: 05 mar 2022, 20:31
Data de fabrico: 14 dez 2021
Capacidade bateria: 45 kWh

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por titvs » 18 abr 2024, 11:02

pbaptista Escreveu:
04 abr 2024, 22:56
No meu o Car scanner bate certo, como podes ver na imagem anterior.
pbaptista, por acaso já testaste o uso do ODB com o A Better Route Planner? Supostamente o ABRP vai calibrando o consumo médio conforme se anda e se registam as viagens com ele. Mas se o calculo do consumo médio é feito da mesma forma (tendo em conta apenas a capacidade util e uma relação linear com a % de soc), vamos ter ao mesmo problema.
Supostamente com a ODB o ABRP tem dados em tempo real... Será que ele tem acesso ao consumo instantâneo do carro e vai fazendo contas mais precisas?
Tenho de ver se testo...

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: ID3 Pure Performance - DB e duvidas

Mensagem por pbaptista » 24 abr 2024, 09:44

titvs Escreveu:
18 abr 2024, 11:02

pbaptista, por acaso já testaste o uso do ODB com o A Better Route Planner? Supostamente o ABRP vai calibrando o consumo médio conforme se anda e se registam as viagens com ele. Mas se o calculo do consumo médio é feito da mesma forma (tendo em conta apenas a capacidade util e uma relação linear com a % de soc), vamos ter ao mesmo problema.
Supostamente com a ODB o ABRP tem dados em tempo real... Será que ele tem acesso ao consumo instantâneo do carro e vai fazendo contas mais precisas?
Tenho de ver se testo...
Boas! Não testei com a ABRP.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Responder

Voltar para “Id3”