ID 3

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: ID 3

Mensagem por LuisG » 08 jun 2021, 00:25

BrunoAlves Escreveu:
E para a generalidade da Europa, a VW está no topo. Daí eu ter referido que na minha opinião o Skoda não chegará ao id4: um é VW, o outro não. O estigma da marca está lá, queiramos ou não.

No Enve, entre Skoda e vw, curiosamente a percepção de qualidade é bastante superior no Skoda, o que não seria de esperar. Concordo com o estigma da marca, o Skoda tem tudo para ser melhor sucedido mas a marca VW tem muito peso.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6354
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: ID 3

Mensagem por BrunoAlves » 08 jun 2021, 00:52

Arad79 Escreveu:
07 jun 2021, 23:25
Dá até para produzirem só as unidades que precisarem para o cumprimento das metas de emissões.
E mesmo só essas já "chegam" para serem o construtor de VE mais vendido na Europa actualmente ;)
Gostemos ou odiemos, tenhamos ou não o "rabo escaldado", achemos ou não que só estão a cumprir "mínimos olímpicos", certo é que a brutalidade de carros que vendem (e se vendem é porque as pessoas compram e gostam) ajuda grandemente a colocar a ME no mapa.

Não estou a defender nada, até sou dos que muito criticou o vaporware da VW durante anos e anos. E não me esqueci.
Mas finalmente estão aí e em força. E ainda bem. Se venderem 1 VE por cada 2 dúzias de fumarolas (número acabado de arrancar do ar :mrgreen: ) são muitos VE na estrada, e menos 1/24 de novos carros a combustão da marca na estrada
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Nerusonu
Mensagens: 806
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: ID 3

Mensagem por Nerusonu » 08 jun 2021, 01:17

Arad79 Escreveu:
07 jun 2021, 22:04
@Nerusonu

Era um 58kWh. Era de 5 lugares, portanto... de 77 não era.

@Bruno Alves

Conduzi durante 10 anos um Golf VI com os bancos mais básicos (trendline bluemotion 99g). Os do id3 não são melhores. A estrutura é semelhante, o revestimento é muito fraquinho. Lá está, num carro de 25k até passam, num de 40 não.

Dentro do grupo, não sei. O id4 tem um interior melhor e o formato da moda, mas a fila para fazer test drive era para o Enyaq. O id3 de combate, com 120cv e 45kWh, talvez faça alguns estragos. Vamos ver...
Perguntei por isso mesmo, o de 77 é mais lento que o de 58.... Quanto aos lugares não é por aí que se vê qual a bateria já que o de 77 existe com 4 ou 5 lugares, basta que na lateral diga Pro para ser o de 58 ou Pro S para o de 77(e Pure para o de 45, mas esse tem 150cv)


Quanto aos bancos... Eh pá eu sei que ando numa traineira de 99(focus SW) com quase 580mil km, mas mesmo os bancos de entrada de gama do ID(normalmente estão nos Pro Life ou Pure City) são bem melhores que alguns onde já "sentei" o rabo, esse do TD deveria ter pelo menos os estofos acima em "veludo" e tecido à frente e nas costas "pele" e esses são confortáveis e com bom apoio, outra forma de saber qual os bancos é ver atrás se tem apoio de braço ao meio e bancos rebatíveis assimetricamente, se sim é os melhores, se não são os base
Última edição por Nerusonu em 08 jun 2021, 01:31, editado 2 vezes no total.

Nerusonu
Mensagens: 806
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: ID 3

Mensagem por Nerusonu » 08 jun 2021, 01:19

BrunoAlves Escreveu:
07 jun 2021, 22:06
pbaptista Escreveu:
07 jun 2021, 21:54
Portugal, Europa ou Mundo?
Em relação ao id3, Portugal e Europa, uma vez que não se vende fora desta ;)
Nerusonu Escreveu:
07 jun 2021, 21:57
Vieram mais unidades 1st que as inicialmente previstas
Porque não se venderam noutros mercados supostamente mais "doces".
Honestamente é algo que me custa a entender, e não tem só a ver com a VW. Somos um dos países europeus com melhor penetração de VE e as nossas reservas atribuídas em novos modelos são 50, 80, por aí....

Na minha opinião o grande player da VW actualmente é o id4. Acho o id3 uma excelente oferta, mas tem de ajustar um pouco o preço.
Ambas as ofertas, em conjunto com a enorme aceitação da marca no nosso país, têm tudo para ser um sucesso a todos os níveis. Muito por esse motivo tenho grande curiosidade em perceber se estão a canibalizar outros modelos a combustão dentro do grupo, o que seriam excelentes notícias.
Actualmente o ID3 já começa nos 33mil e tal, claro que é ainda o Pure performance(150cv) e nem data existe para o Pure normal

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2951
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: ID 3

Mensagem por Nonnus » 08 jun 2021, 06:01

BrunoAlves Escreveu:
07 jun 2021, 23:08
Para que a ME se estabeleça, as grandes marcas têm de abraçar a coisa a sério. Até há pouco tempo andaram a brincar, agora já não.

Dá para todos. Actualmente dá para todos venderem tudo o que produzirem :mrgreen:
Ao ler o teu comentário lembrei-me de quando os grandes players ainda andavam a estudar o assunto, muitas foram as startup s a aparecerem com carros "inovadores" cheios de promessas nas apresentações. Passados estes anos todos onde estão essas marcas e, onde estão as marcas tradicionais? É a diferença do querer e do poder.

Enquanto essas marcas faziam apresentações de carros muitas das vezes ainda inacabados para conseguirem cativar investidores, os grandes players continuavam a "estudar o assunto". Hoje conseguem pôr um modelo eléctrico no mercado a cada 15 dias (exagero intencional) e dessas empresas com os seus produtos inovadores, nunca mais se ouviu falar.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: ID 3

Mensagem por pbaptista » 08 jun 2021, 12:38

As empresas são feitas para ganhar dinheiro e a Tesla não é excepção, assim como outras também tem telhados de vidro, desde os problemas de qualidade que andou a "esconder" durante anos e agora finalmente assumiu:

https://edition.cnn.com/2021/02/03/busi ... index.html

E com o lançamento do ID3 passou o Model 3 LR de 60 K € para 50 K € em vários mercados europeus, no nosso infelizmente só passou para 58K €, é ser honesto? De um dia para o outro o teu carro perde 10k € de valor, ficavam contentes?

Eu não tenho ilusões, não há uns que são demónios e outros que são anjos.

A VW tornou-se o maior fabricante de carros mundial, não por fazer modelos inovadores, nem os melhores carros, nem os mais rápidos, chegou a esse patamar porque consegue entregar carros com qualidade razoável, a preços razoáveis e é neste binómio que está a lançar os ID. Para já aparenta ter algum sucesso, vamos ver daqui para a frente.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: ID 3

Mensagem por Arad79 » 08 jun 2021, 12:52

Isso é verdade. São empresas, o objetivo é ganhar dinheiro. Não são nossos amigos.

A forma de maximizarem os lucros pode ser mais ou menos séria, mas não há aqui "meninos".

A história da VW faz-se de momentos críticos com respostas contundentes. Foi assim nos anos 70, no final dos anos 90 e deverá repetir-se agora.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6354
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: ID 3

Mensagem por BrunoAlves » 08 jun 2021, 14:10

pbaptista Escreveu:
08 jun 2021, 12:38
As empresas são feitas para ganhar dinheiro e a Tesla não é excepção, assim como outras também tem telhados de vidro, desde os problemas de qualidade que andou a "esconder" durante anos e agora finalmente assumiu:
Sem dúvida. Não percebo porque continuas a puxar a Tesla para esta discussão, mas claramente que todos têm telhados de vidro. Uns evitam supostos recalls, outros enganam milhões, mas ninguém pode cuspir para o ar, é certo.
pbaptista Escreveu:
08 jun 2021, 12:38
E com o lançamento do ID3 passou o Model 3 LR de 60 K € para 50 K € em vários mercados europeus, no nosso infelizmente só passou para 58K €, é ser honesto? De um dia para o outro o teu carro perde 10k € de valor, ficavam contentes?
Onde desceu 10k€ foi na Alemanha, fruto de um programa de incentivos verdadeiramente bem conseguido. O id3 também é muito mais barato na Alemanha que cá.
Lá, o governo dá 6k€ de apoio (descontado à compra, não como cá que tens de bater o pilim todo e depois logo vês se o apoio vem ou não) SE o fabricante baixar o preço do carro em 3k€. Os fabricantes que não o façam não tem apoio e os seus carros são logo 9k€ menos competitivos que a concorrência.
A explicação é esta, não outra. Não é por causa do id3.

Certo que em Espanha por exemplo é ligeiramente mais barato que cá, mas se mesmo mais caro foi o carro mais vendido em 2020, porque é que iriam baixar? Lá está, as empresas existem para fazer dinheiro ;) Este ano, a menos que as vendas recuperem olimpicamente (e eu duvido um bocado), poderão ter de vir a ajustar.
Se quiseres ir por aí, a VW vendia o e-Golf a 40+k€ em Portugal, e a 23k€ na Noruega. O e-up e primos nem sequer cá chegam, despejam tudo o que produzem na Alemanha e Noruega. Não há santos ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: ID 3

Mensagem por rimsilva » 08 jun 2021, 14:34

pbaptista Escreveu:
08 jun 2021, 12:38
As empresas são feitas para ganhar dinheiro e a Tesla não é excepção, assim como outras também tem telhados de vidro, desde os problemas de qualidade que andou a "esconder" durante anos e agora finalmente assumiu:

https://edition.cnn.com/2021/02/03/busi ... index.html

E com o lançamento do ID3 passou o Model 3 LR de 60 K € para 50 K € em vários mercados europeus, no nosso infelizmente só passou para 58K €, é ser honesto? De um dia para o outro o teu carro perde 10k € de valor, ficavam contentes?

Eu não tenho ilusões, não há uns que são demónios e outros que são anjos.

A VW tornou-se o maior fabricante de carros mundial, não por fazer modelos inovadores, nem os melhores carros, nem os mais rápidos, chegou a esse patamar porque consegue entregar carros com qualidade razoável, a preços razoáveis e é neste binómio que está a lançar os ID. Para já aparenta ter algum sucesso, vamos ver daqui para a frente.
Há sempre várias prespectivas para analisar determinado resultado final... Depois cada um valoriza aquele que acha mais "lógico" e/ou no qual quer acreditar.

Essa prespectiva de que foi o ID3 a provocar a descida do preço deste ou daquele carro é o resultado da imagem que a VW quer passar, o anuncio televisivo do ID3 como tendo chegado "o" VE dá vontade de rir, mas é algo que muita gente menos informada deve ter mesmo acreditado.

No tempo em que a VW fazia propaganda do ID como o próximo carro do povo, já a Tesla e outras marcas desciam os preços dos VEs enquanto as autonomias íam aumentado.
Ignorar que o ID3 não teve impacto no aumento da concorrência e dessa forma em baixar os preços é errado, no entanto dizer que foi SÓ ID3 que provocou a descida do preço do TM3 é no minimo duvidoso.

A prespectiva de como a VW se tornou no maior fabricante automóvel, também pode ter várias "abordagens" e uma delas é a forma vergonhosa e desonesta como enganou as pessoas com o Dieselgate e obteve daí fortes vantagens competitivas sobre as restantes marcas. Como é natural nem tudo será tão negro, mas também a VW não será tão iluminada em termos de qualidade e preços.
Nonnus Escreveu:
08 jun 2021, 06:01
BrunoAlves Escreveu:
07 jun 2021, 23:08
Para que a ME se estabeleça, as grandes marcas têm de abraçar a coisa a sério. Até há pouco tempo andaram a brincar, agora já não.

Dá para todos. Actualmente dá para todos venderem tudo o que produzirem :mrgreen:
Ao ler o teu comentário lembrei-me de quando os grandes players ainda andavam a estudar o assunto, muitas foram as startup s a aparecerem com carros "inovadores" cheios de promessas nas apresentações. Passados estes anos todos onde estão essas marcas e, onde estão as marcas tradicionais? É a diferença do querer e do poder.

Enquanto essas marcas faziam apresentações de carros muitas das vezes ainda inacabados para conseguirem cativar investidores, os grandes players continuavam a "estudar o assunto". Hoje conseguem pôr um modelo eléctrico no mercado a cada 15 dias (exagero intencional) e dessas empresas com os seus produtos inovadores, nunca mais se ouviu falar.
Do meu ponto de vista vem confirmar outra coisa, que é dificil entrar no mundo automóvel de "raíz" e que mesmo havendo excepções com a Tesla e outras marcas há muita gente que só vai comprar um VE de uma marca "tradicional".

Sempre achei piada aos devaneios dos fanboys da Tesla que achavam que a Tesla iria aniquilar os grandes construtores europeus ou mesmo os tradicionais construtores americanos, não havendo algum cuidado, acho que essa ameaça pode chegar mais rapidamente da china.

O mercado já está a entrar numa fase em que o "carro" se está a sobrepor ao "VE", o melhor VE era no tempo do pioneirismo ou para discutir aqui no forum clube dos eléctricos.

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: ID 3

Mensagem por Arad79 » 08 jun 2021, 15:16

A VW raramente foi a primeira a fazer alguma coisa, mas habituou-nos a ser a primeira a ter sucesso com a afinação/combinação de inovações dos outros. Se há construtor que sempre soube trabalhar a sua imagem junto do público, é este.

Daqui por alguns anos, quando se escrever a história da mobilidade elétrica, todos saberemos que o Leaf foi o 1º VE a ter sucesso, que os Tesla foram uma pedrada no charco, que uns malucos em Munique fizeram um utilitário elétrico em fibra de carbono e que a Toyota se esteve nas tintas para isto tudo durante muito tempo.

Resta saber se as pessoas se vão lembrar primeiro disto, ou de um eventual VW elétrico que pega em partes da fórmula de cada um dos anteriores e com isso venderá massivamente. Se isso acontecer...

O que a VW está a fazer é transportar para a década de 20 deste século o que fez nos anos 70: Encurralada nos aircooled, rompeu com o seu passado e lançou uma gama inteira de rajada. Recorreu ao tipo certo: Giugiaro... Inovou alguma coisa? Sim, principalmente na escala colossal do investimento, porque antes disso já existiam automóveis de conceito semelhante.

Responder

Voltar para “Id3”