Novo carregador do IKEA de Alfragide

Discussão geral sobre o LEAF e notícias
Responder
cromissima
Mensagens: 8
Registado: 21 abr 2018, 14:56
Data de fabrico: 13 mar 2018
Capacidade bateria: 12 barras

Novo carregador do IKEA de Alfragide

Mensagem por cromissima » 13 set 2018, 18:39

Olá a todos.

Tive uma experiência estranha no novo carregador do IKEA de Alfragide, sobre a qual gostaria de saber as vossas opiniões.
Para quem não conhece, este carregador tem um ecrã sempre ligado com a informação de quanto cada veículo já carregou, a que velocidade é há quanto tempo ali está.
Imagem
Este carregador continua no mapa da Mobi.e a dizer que tem duas tomadas de 7,4kw, mas a sua interface leva a crer que tem duas tomadas de 22kw.

Então...
cheguei e estavam as duas tomadas vazias. Pus o meu Leaf2 a carregar na tomada 2. Ficou a carregar a 6kw.
Voltei, estava um Tesla a carregar, na tomada 1.
Vi que a velocidade dele era 10kw e eu a 3kw. Estranhei e fiquei ali a pensar porque o meu carro estaria a carregar a 3kw.
Logo a seguir o dono do Tesla desligou a sua tomada. Passado uns segundos eu subi para 6kw.
O que acham disto?! Alguém tem experiências semelhantes com o Leaf? Mudar de tipo de carregamento a meio? Ou acham que foi um comportamento da máquina?

Contactei a Prio que me respondeu o seguinte :
Como sabe a potência que é disponibilizada a um determinado veículo depende do posto de carregamento mas também do que é solicitado pelo próprio veículo.
O posto que descreve no seu email disponibiliza uma potência, no total, de 22kW. Caso haja 2 veículos a solicitar a potência máxima o equipamento distribui equitativamente essa potência pelas duas tomadas, isto é, 2 x 11kW.
Neste caso específico parece-nos que será uma questão que tem a ver com o veículo e não com o posto de carregamento.
Fiquei a saber que afinal o posto já não é de 2x7,4kw e sim de 22kw partilhados, mas também a suspeitar que o meu carro novo não está a carregar bem.
O que acham?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 427
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Novo carregador do IKEA de Alfragide

Mensagem por Nonnus » 13 set 2018, 19:16

Nonnus no DB Escreveu: Óbidos onde carreguei no PCN de 22KW da Prio. Quando pus o Leaf a carga estava um ZOE a carregar a 9KW, e o Leaf apenas a 3.6KW, não sei se por limitação do posto, se do carro. Penso que tenha sido do posto porque quando voltei o ZOE já tinha abalado e o Leaf já estava a carregar a 6.6kW.
Aconteceu-me o mesmo quando estive de férias no carregador da Prio em Óbidos. Na altura fiquei na duvida se a limitação era do carro ou do carregador, agora com o teu relato já sei que a potencia anunciada é partilhada nas duas tomadas.
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017 - 9 meses depois 15/06/2018 30000km

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 38
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Novo carregador do IKEA de Alfragide

Mensagem por noway » 13 set 2018, 19:24

Parece-me tudo normal.

O posto tem 22kW... são 3 fases de 7.4kW. O leaf é monofásico, logo tenta puxar o máximo numa das fases.

Chega o Tesla e, essa fase dividida por 2 dá 3.7kW. O Tesla puxa metade nas 3 fases, pois não é possivel puxar o máximo em duas das fases enquanto que uma delas é metade. Daí a potência de carregamento do Tesla ser 3.7kWx3.... â volta de 10kW.

Isto é um bitaite sem certezas ...

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 1829
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Novo carregador do IKEA de Alfragide

Mensagem por Apr » 13 set 2018, 19:30

Pois também parece ser isso. Estava a congeminar uma hipotese recheada de intriga, mistério e violência mas poupo-vos os detalhes :D

jfr2006
Mensagens: 1556
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Novo carregador do IKEA de Alfragide

Mensagem por jfr2006 » 13 set 2018, 22:55

É exactamente o que o noway explicou. Assim, só precisam de contratar 22kW e não 44kW :(

E se fizessem a coisa bem, trocavam as fases numa das tomadas, de forma a que 2 veículos que carregassem a 6kW o conseguissem fazer, em vez de ficarem limitados a 3kW

cromissima
Mensagens: 8
Registado: 21 abr 2018, 14:56
Data de fabrico: 13 mar 2018
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Novo carregador do IKEA de Alfragide

Mensagem por cromissima » 14 set 2018, 12:41

Resumindo...
Se o noway estiver certo, os Leaf estão lixados com estes novos carregadores da Prio :(

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 38
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Novo carregador do IKEA de Alfragide

Mensagem por noway » 14 set 2018, 13:13

Não necessariamente... se forem 2 leafs a carregar e o posto não usar a mesma fase em L1 (o pino do manecas que os monofásicos acho que usam)... carregam sempre no máximo. É fácil de fazer pois basta trocar 2 fios num dos cabos... quero acreditar que quem fabricou esses EVSEs pensou nos carros monofásicos. Como há muitos leafs por aí não vejo assim grandes problemas.

EDIT:
À medida que o tempo passa, há cada vez mais trifásicos.... :? :|

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”