Preço da bateria de substituição 30kwh

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
civic
Mensagens: 1612
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por civic » 24 out 2019, 20:14

Estive a rever o video outra vez e há uma coisa algo estranha nessa reportagem, então o carro tem menos de 50% da autonomia, ele fala de que fazia 210kms e agora faz cerca de 65kms, e o carro tem, ou tinha 170 000kms quando começou a aventura, ou seja, ou o carro perdeu muita capacidade entre os 160 000kms e os 170 000kms, ou o proprietário não quis chatear a marca na garantia? :?
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Nerusonu
Mensagens: 812
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por Nerusonu » 24 out 2019, 20:48

caz Escreveu:
24 out 2019, 19:26
Já deviam ter um Qashqai elétrico há muito tempo e com a bateria refrigerada
Será o Aryia que já anda por aí imagens.

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por kony76 » 24 out 2019, 21:38

civic Escreveu:
24 out 2019, 20:14
Estive a rever o video outra vez e há uma coisa algo estranha nessa reportagem, então o carro tem menos de 50% da autonomia, ele fala de que fazia 210kms e agora faz cerca de 65kms, e o carro tem, ou tinha 170 000kms quando começou a aventura, ou seja, ou o carro perdeu muita capacidade entre os 160 000kms e os 170 000kms, ou o proprietário não quis chatear a marca na garantia? :?
Também já tinha comentado isso com um amigo.
Algo de estranho se passa aí!

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por migle » 24 out 2019, 22:30

Não há nada de desinformação e alarmismo nesta reportagem. Ela é precisa e o tom é exactamente o adequado. Com o exemplo das outras marcas, a reportagem mostra que o problema não são os eléctricos. O facto de terem apresentado a reportagem mostra que temos razão quando sentimos que há qualquer coisa nesta história que não é aceitável.

Parabéns à Nissan Portugal por ter dado a cara. Não é totalmente exacto dizer que o Uber faz a carga rápida como método de carregamento normal, ele provavelmente faz um carregamento normal durante a noite também.
Claro, o uso é intensivo, mas muitos outros carros estarão em condições semelhantes ao longo da sua vida útil nos próximos 5-10 anos.

Mas o Nissan português remete para a Nissan Europa. Só estranho não sabermos de casos semelhantes no R.U., em França... mesmo sendo países mais frios, haverá certamente Leafs com uso muito intensivo também...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por migle » 24 out 2019, 22:31

kony76 Escreveu:
24 out 2019, 21:38
civic Escreveu:
24 out 2019, 20:14
Estive a rever o video outra vez e há uma coisa algo estranha nessa reportagem, então o carro tem menos de 50% da autonomia, ele fala de que fazia 210kms e agora faz cerca de 65kms, e o carro tem, ou tinha 170 000kms quando começou a aventura, ou seja, ou o carro perdeu muita capacidade entre os 160 000kms e os 170 000kms, ou o proprietário não quis chatear a marca na garantia? :?
Também já tinha comentado isso com um amigo.
Algo de estranho se passa aí!
Acho que é erro. Queriam dizer 165km. Se o carro só fizesse 65km, o homem já não conseguia trabalhar com ele há muito tempo,
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por OCasal » 24 out 2019, 23:18

A minha leitura é de que o carro fazia 210 km em novo e agora faz cerca de 65km!

É provável que esteja próximo da verdade, porque apesar da bateria estar com menos de 50% da capacidade em nova, a autonomia não é menor em igual proporção. No meu caso por exemplo a bateria tinha cerca de 40% da capacidade original e a autonomia era cerca de 40km! Agora para a mesma condução farei seguramente 130km...

Não é bem a minha área e isto já foi discutido noutros tópicos, mas com o aumento da degradação, aumenta a resistência interna e por exemplo perde-se muita capacidade de regeneração, essencial para estender a autonomia.

civic
Mensagens: 1612
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por civic » 25 out 2019, 08:50

Isso até pode estar tudo muito certo, mas em 10 000kms ele passa de 70% +\- para menos de 50%? Que raio, porque não acionou a garantia?
Mesmo que agora faça os 165kms, que ele se tenha enganado, então nem sequer está no tal patamar dos 70%... :?
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por bpedrosa » 25 out 2019, 08:56

migle Escreveu:
24 out 2019, 22:30
Não é totalmente exacto dizer que o Uber faz a carga rápida como método de carregamento normal, ele provavelmente faz um carregamento normal durante a noite também.
Claro, o uso é intensivo, mas muitos outros carros estarão em condições semelhantes ao longo da sua vida útil nos próximos 5-10 anos.
Fazendo umas contas rápidas, para 200 mil Km en cerca de dois anos temos uma média de quase 280 Km por dia. Seria interessante ver qual o numero de cargas rápidas vs normais, mas apostaria que não deve andar longe das 1000 rápidas. Sendo, neste modelo, privilegiada a velocidade de carga em detrimento da preservação da bateria, permitindo temperaturas mais altas, diria que poder-se-iam ter fritado milhões de ovos nesta bateria. Valores de temperatura ao longo do tempo também seriam interessantes de analisar...
Daqui a alguns anos é certo que teremos muitos carros com esta kilometragem, mas com as temperaturas que esta bateria sofreu não deve haver muitos..

pjsramos
Mensagens: 28
Registado: 03 fev 2019, 00:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Localização: Matosinhos

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por pjsramos » 25 out 2019, 09:39

Tenho um Leaf 2 de 40kW com cerca de 10000km. Quando comprei o carro fiz contas à poupança por km em relação às Renault Laguna, bem como ao preço da manutenção e à possível troca de bateria ao fim de uns anos. Esta notícia da Nissan vem pôr em causa essas contas. Não estou arrependido de ter comprado um VE mas se calhar a escolha teria recaído noutra marca. Não me parece que seja o fim do mundo porque acredito que a Nissan vai "corrigir" os preços antes do início do próximo ano e antes de começar a época de caça ao incentivo (se não o fizerem mais vale fechar as portas). Se a Nissan não se mexer, o mercado paralelo de troca de baterias vai crescer e ocupar esse espaço (ainda vamos ver módulos de baterias da Tesla montados em Leafs).
Vamos ver o que dá.

civic
Mensagens: 1612
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por civic » 25 out 2019, 09:45

Já viste o preço dos modulos da Tesla? Ao contrário do que diz essa noticia um modulo da Tesla custa 5000 a 7000€, ora os modulos andam pelos 5kWh, para teres uma bateria maior é só fazer as contas, essa é outra coisa que não entendo nessa noticia, ou o representante da Tesla lhe deu um valor qualquer, ou o Musk não sabe o que diz.

https://interestingengineering.com/tesl ... -5000-7000

Alem de que as baterias da Tesla não têm a mesma resistência em termos de temperatura.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”