Primeiro VE - Comparação Nissan Leaf Acenta vs Kia Soul EV
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Primeiro VE - Comparação Nissan Leaf Acenta vs Kia Soul EV
Boas amigos,
Chegou a hora da compra de um VE e em cima da mesa estão as propostas relativas ao Nissan Leaf Acenta 30kW e o Kia Soul EV 27kW.
Em termos de valores são muito semelhantes: Leaf - 30.213,57 € vs Soul - 30.224,88 €.
Efectuei vários test drives em ambas as unidades, em percursos citadinos e autoestrada (110 Km/h). Os percursos foram testados de igual forma num e noutro veículo (traçado, velocidade, etc.). Os maiores percursos chegaram aos 160kms.
Postas as condições, em termos de autonomia o vencedor é claramente o Nissan Leaf, obviamente beneficiado pelos 3 kW adicionais, permitindo percorrer distancias mais longas regra geral em cerca de mais 15%.
Colocando a autonomia de parte existem mais 2 pontos que interferem na nossa decisão, o espaço disponível na bagageira e a qualidade construção.
Começando pelo espaço, mais uma vez a vitória pertence ao Leaf, com um espaço habitável para os passageiros semelhante ao Soul (mas ligeiramente maior) e uma bagageira com capacidade bastante superior, neste ponto é claro vencedor.
Já do lado da qualidade, a posição inverte-se, o Soul tem uma qualidade bastante superior ao Leaf ao nível dos acabamento interiores (tablier, portas, volante, controlos, etc.) e ao nível da carroçaria. No Leaf imperam os plásticos de qualidade duvidosa (o volante é intragável) o que justifica os ruídos parasitas. No Soul todo o interior é agradável à vista e ao toque, o volante é revestido a couro, assim como as portas. O tablier é revestido a um material "aborrachado". O interior é muito luminoso ao contrário do Leaf. Em termos de estética e qualidade interior e exterior o Soul dá uns 5 a 0 ao Leaf
Personalizando, a minha decisão racional leva-me a escolher o Leaf (autonomia e habitabilidade vs preço) no entanto a decisão racional pende sem dúvida para o Soul, não só pelo aspecto (sinceramente ambos são feios, mas o Soul um bocadinho menos ) mas essencialmente pela sensação de qualidade e conforto a bordo.
Ao nível de extras, estão muito equilibrados. As diferenças são do lado negativo do Soul para a ausência de sensores de chuva e no lado do Leaf a ausência de faróis projectores, do retrovisor electrocromático (a optar pelo Leaf terei que arranjar forma de colocar um), dos sensores de estacionamento frontais (opcional a colocar) e do volante e estofos aquecidos (vale o que vale).
Um ponto negativo no Soul é a inexistência de software semelhante ao Carwings, o que sendo eu Engº Informático e geek por natureza me traz algum desagrado.
Resumindo, em casa a esposa escolheu claramente o Leaf (espaço e autonomia). Já eu estou a debater-me entre o meu lado racional e o emocional
Aguardo os vossos comentários, por forma a atingir um veredicto final.
Abraço!
Chegou a hora da compra de um VE e em cima da mesa estão as propostas relativas ao Nissan Leaf Acenta 30kW e o Kia Soul EV 27kW.
Em termos de valores são muito semelhantes: Leaf - 30.213,57 € vs Soul - 30.224,88 €.
Efectuei vários test drives em ambas as unidades, em percursos citadinos e autoestrada (110 Km/h). Os percursos foram testados de igual forma num e noutro veículo (traçado, velocidade, etc.). Os maiores percursos chegaram aos 160kms.
Postas as condições, em termos de autonomia o vencedor é claramente o Nissan Leaf, obviamente beneficiado pelos 3 kW adicionais, permitindo percorrer distancias mais longas regra geral em cerca de mais 15%.
Colocando a autonomia de parte existem mais 2 pontos que interferem na nossa decisão, o espaço disponível na bagageira e a qualidade construção.
Começando pelo espaço, mais uma vez a vitória pertence ao Leaf, com um espaço habitável para os passageiros semelhante ao Soul (mas ligeiramente maior) e uma bagageira com capacidade bastante superior, neste ponto é claro vencedor.
Já do lado da qualidade, a posição inverte-se, o Soul tem uma qualidade bastante superior ao Leaf ao nível dos acabamento interiores (tablier, portas, volante, controlos, etc.) e ao nível da carroçaria. No Leaf imperam os plásticos de qualidade duvidosa (o volante é intragável) o que justifica os ruídos parasitas. No Soul todo o interior é agradável à vista e ao toque, o volante é revestido a couro, assim como as portas. O tablier é revestido a um material "aborrachado". O interior é muito luminoso ao contrário do Leaf. Em termos de estética e qualidade interior e exterior o Soul dá uns 5 a 0 ao Leaf
Personalizando, a minha decisão racional leva-me a escolher o Leaf (autonomia e habitabilidade vs preço) no entanto a decisão racional pende sem dúvida para o Soul, não só pelo aspecto (sinceramente ambos são feios, mas o Soul um bocadinho menos ) mas essencialmente pela sensação de qualidade e conforto a bordo.
Ao nível de extras, estão muito equilibrados. As diferenças são do lado negativo do Soul para a ausência de sensores de chuva e no lado do Leaf a ausência de faróis projectores, do retrovisor electrocromático (a optar pelo Leaf terei que arranjar forma de colocar um), dos sensores de estacionamento frontais (opcional a colocar) e do volante e estofos aquecidos (vale o que vale).
Um ponto negativo no Soul é a inexistência de software semelhante ao Carwings, o que sendo eu Engº Informático e geek por natureza me traz algum desagrado.
Resumindo, em casa a esposa escolheu claramente o Leaf (espaço e autonomia). Já eu estou a debater-me entre o meu lado racional e o emocional
Aguardo os vossos comentários, por forma a atingir um veredicto final.
Abraço!
Última edição por hmendes em 20 mar 2017, 16:46, editado 1 vez no total.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Primeiro VE - Comparação Nissan Pulsar Acenta vs Kia Sou
Sinceramente, para mim, o interior do Soul parece a casa da Barbie.
Se for para fazer AE, esqueça o Soul.
Mas tem refrigeração.
No entanto, o LEaf de 30 vem mt melhor.
Se for para fazer AE, esqueça o Soul.
Mas tem refrigeração.
No entanto, o LEaf de 30 vem mt melhor.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Primeiro VE - Comparação Nissan Pulsar Acenta vs Kia Sou
Boas Orlando, efectivamente o que referiu é verdade embora discutível, até porque será para ser utilizado em 80% das deslocações pela esposa.Orlando Escreveu:Sinceramente, para mim, o interior do Soul parece a casa da Barbie.
Se for para fazer AE, esqueça o Soul.
Mas tem refrigeração.
No entanto, o LEaf de 30 vem mt melhor.
Quanto à refrigeração activa, pensei que o Leaf de 30kW também tivesse, aliás pensei que essa seria uma das novidade
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Primeiro VE - Comparação Nissan Pulsar Acenta vs Kia Sou
Não, não tem.
Mas também nem sabemos como funciona no kia, nem em outros, porque nunca fizeram esse estudo.
Agora o período de 8 anos vem trazer uma zona de conforto para esses casos.
Mas também nem sabemos como funciona no kia, nem em outros, porque nunca fizeram esse estudo.
Agora o período de 8 anos vem trazer uma zona de conforto para esses casos.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Primeiro VE - Comparação Nissan Pulsar Acenta vs Kia Sou
No Kia já ouvi em funcionamento quando fiz o primeiro contacto com o Soul o ano passado no Verão.Orlando Escreveu:Não, não tem.
Mas também nem sabemos como funciona no kia, nem em outros, porque nunca fizeram esse estudo.
Agora o período de 8 anos vem trazer uma zona de conforto para esses casos.
Efectivamente os 8 anos de garantia dão algum conforto, mas o facto de não ser refrigerado limita a velocidade da carga...
A título de curiosidade, o Soul tem 7 anos de garantia integral e no caso da bateria, está garantida 75% capacidade de carga até 15 anos, caso contrário trocam... Não que vá ter o carro por tanto tempo
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1028
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Primeiro VE - Comparação Nissan Pulsar Acenta vs Kia Sou
Se é para as voltas da esposa, e claramente escolheu o Leaf, não há muito mais a dizer
Eu nem a cor pude escolher , perdi 3-1
Eu nem a cor pude escolher , perdi 3-1
Última edição por LuisG em 20 mar 2017, 16:05, editado 1 vez no total.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Primeiro VE - Comparação Nissan Pulsar Acenta vs Kia Sou
felizmente ainda não me retiraram o poder da decisão, mas também não mo deramLuisG Escreveu:Se é para as voltas da esposa, e claramente escolheu o Leaf, não há muito mais a dizer
Eu nem a cor pude escolher
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Primeiro VE - Comparação Nissan Pulsar Acenta vs Kia Sou
Ups...onde ouviu ou leu isso sobre o não ser refrigerado limitar a velocidade de carga?....pelo contrário o Leaf carrega bem mais rápido do que o Soul.hmendes Escreveu:Orlando Escreveu:Não, não tem.
Mas também nem sabemos como funciona no kia, nem em outros, porque nunca fizeram esse estudo.
Agora o período de 8 anos vem trazer uma zona de conforto para esses casos.
Efectivamente os 8 anos de garantia dão algum conforto, mas o facto de não ser refrigerado limita a velocidade da carga...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Primeiro VE - Comparação Nissan Pulsar Acenta vs Kia Sou
Nissan pulsar? Nao será antes Nissan leaf?
Re: Primeiro VE - Comparação Nissan Pulsar Acenta vs Kia Sou
O do test drive tinha ruídos parasitas? Eu tenho um com 2 anos e quase meio e não tem ruídos parasitas!hmendes Escreveu:o que justifica os ruídos parasitas.
Independentemente da profissão dá jeito saber se a carga terminou, foi interrompida, etc...hmendes Escreveu:Um ponto negativo no Soul é a inexistência de software semelhante ao Carwings, o que sendo eu Engº Informático e geek por natureza me traz algum desagrado.