Primeiro VE - Comparação Nissan Leaf Acenta vs Kia Soul EV

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Primeiro VE - Comparação Nissan Leaf Acenta vs Kia Soul EV

Mensagem por hmendes » 20 mar 2017, 15:18

Boas amigos,

Chegou a hora da compra de um VE e em cima da mesa estão as propostas relativas ao Nissan Leaf Acenta 30kW e o Kia Soul EV 27kW.
Em termos de valores são muito semelhantes: Leaf - 30.213,57 € vs Soul - 30.224,88 €.

Efectuei vários test drives em ambas as unidades, em percursos citadinos e autoestrada (110 Km/h). Os percursos foram testados de igual forma num e noutro veículo (traçado, velocidade, etc.). Os maiores percursos chegaram aos 160kms.

Postas as condições, em termos de autonomia o vencedor é claramente o Nissan Leaf, obviamente beneficiado pelos 3 kW adicionais, permitindo percorrer distancias mais longas regra geral em cerca de mais 15%.

Colocando a autonomia de parte existem mais 2 pontos que interferem na nossa decisão, o espaço disponível na bagageira e a qualidade construção.
Começando pelo espaço, mais uma vez a vitória pertence ao Leaf, com um espaço habitável para os passageiros semelhante ao Soul (mas ligeiramente maior) e uma bagageira com capacidade bastante superior, neste ponto é claro vencedor.
Já do lado da qualidade, a posição inverte-se, o Soul tem uma qualidade bastante superior ao Leaf ao nível dos acabamento interiores (tablier, portas, volante, controlos, etc.) e ao nível da carroçaria. No Leaf imperam os plásticos de qualidade duvidosa (o volante é intragável) o que justifica os ruídos parasitas. No Soul todo o interior é agradável à vista e ao toque, o volante é revestido a couro, assim como as portas. O tablier é revestido a um material "aborrachado". O interior é muito luminoso ao contrário do Leaf. Em termos de estética e qualidade interior e exterior o Soul dá uns 5 a 0 ao Leaf :-)

Personalizando, a minha decisão racional leva-me a escolher o Leaf (autonomia e habitabilidade vs preço) no entanto a decisão racional pende sem dúvida para o Soul, não só pelo aspecto (sinceramente ambos são feios, mas o Soul um bocadinho menos :-P) mas essencialmente pela sensação de qualidade e conforto a bordo.

Ao nível de extras, estão muito equilibrados. As diferenças são do lado negativo do Soul para a ausência de sensores de chuva e no lado do Leaf a ausência de faróis projectores, do retrovisor electrocromático (a optar pelo Leaf terei que arranjar forma de colocar um), dos sensores de estacionamento frontais (opcional a colocar) e do volante e estofos aquecidos (vale o que vale).

Um ponto negativo no Soul é a inexistência de software semelhante ao Carwings, o que sendo eu Engº Informático e geek por natureza me traz algum desagrado.

Resumindo, em casa a esposa escolheu claramente o Leaf (espaço e autonomia). Já eu estou a debater-me entre o meu lado racional e o emocional :-)

Aguardo os vossos comentários, por forma a atingir um veredicto final.

Abraço!
Última edição por hmendes em 20 mar 2017, 16:46, editado 1 vez no total.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Primeiro VE - Comparação Nissan Pulsar Acenta vs Kia Sou

Mensagem por Orlando » 20 mar 2017, 15:21

Sinceramente, para mim, o interior do Soul parece a casa da Barbie.
Se for para fazer AE, esqueça o Soul.
Mas tem refrigeração.
No entanto, o LEaf de 30 vem mt melhor.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Primeiro VE - Comparação Nissan Pulsar Acenta vs Kia Sou

Mensagem por hmendes » 20 mar 2017, 15:29

Orlando Escreveu:Sinceramente, para mim, o interior do Soul parece a casa da Barbie.
Se for para fazer AE, esqueça o Soul.
Mas tem refrigeração.
No entanto, o LEaf de 30 vem mt melhor.
Boas Orlando, efectivamente o que referiu é verdade embora discutível, até porque será para ser utilizado em 80% das deslocações pela esposa.
Quanto à refrigeração activa, pensei que o Leaf de 30kW também tivesse, aliás pensei que essa seria uma das novidade :think:

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Primeiro VE - Comparação Nissan Pulsar Acenta vs Kia Sou

Mensagem por Orlando » 20 mar 2017, 15:38

Não, não tem.
Mas também nem sabemos como funciona no kia, nem em outros, porque nunca fizeram esse estudo.
Agora o período de 8 anos vem trazer uma zona de conforto para esses casos.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Primeiro VE - Comparação Nissan Pulsar Acenta vs Kia Sou

Mensagem por hmendes » 20 mar 2017, 15:51

Orlando Escreveu:Não, não tem.
Mas também nem sabemos como funciona no kia, nem em outros, porque nunca fizeram esse estudo.
Agora o período de 8 anos vem trazer uma zona de conforto para esses casos.
No Kia já ouvi em funcionamento quando fiz o primeiro contacto com o Soul o ano passado no Verão.
Efectivamente os 8 anos de garantia dão algum conforto, mas o facto de não ser refrigerado limita a velocidade da carga...
A título de curiosidade, o Soul tem 7 anos de garantia integral e no caso da bateria, está garantida 75% capacidade de carga até 15 anos, caso contrário trocam... Não que vá ter o carro por tanto tempo :-)

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Primeiro VE - Comparação Nissan Pulsar Acenta vs Kia Sou

Mensagem por LuisG » 20 mar 2017, 15:58

Se é para as voltas da esposa, e claramente escolheu o Leaf, não há muito mais a dizer :D
Eu nem a cor pude escolher :lol: , perdi 3-1
Última edição por LuisG em 20 mar 2017, 16:05, editado 1 vez no total.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Primeiro VE - Comparação Nissan Pulsar Acenta vs Kia Sou

Mensagem por hmendes » 20 mar 2017, 16:04

LuisG Escreveu:Se é para as voltas da esposa, e claramente escolheu o Leaf, não há muito mais a dizer :D
Eu nem a cor pude escolher :lol:
:D felizmente ainda não me retiraram o poder da decisão, mas também não mo deram :lol:

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Primeiro VE - Comparação Nissan Pulsar Acenta vs Kia Sou

Mensagem por Orlando » 20 mar 2017, 16:15

hmendes Escreveu:
Orlando Escreveu:Não, não tem.
Mas também nem sabemos como funciona no kia, nem em outros, porque nunca fizeram esse estudo.
Agora o período de 8 anos vem trazer uma zona de conforto para esses casos.

Efectivamente os 8 anos de garantia dão algum conforto, mas o facto de não ser refrigerado limita a velocidade da carga...
Ups...onde ouviu ou leu isso sobre o não ser refrigerado limitar a velocidade de carga?....pelo contrário o Leaf carrega bem mais rápido do que o Soul.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Primeiro VE - Comparação Nissan Pulsar Acenta vs Kia Sou

Mensagem por beme83 » 20 mar 2017, 16:31

Nissan pulsar? Nao será antes Nissan leaf?

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Primeiro VE - Comparação Nissan Pulsar Acenta vs Kia Sou

Mensagem por Erbium » 20 mar 2017, 16:39

hmendes Escreveu:o que justifica os ruídos parasitas.
O do test drive tinha ruídos parasitas? Eu tenho um com 2 anos e quase meio e não tem ruídos parasitas!
hmendes Escreveu:Um ponto negativo no Soul é a inexistência de software semelhante ao Carwings, o que sendo eu Engº Informático e geek por natureza me traz algum desagrado.
Independentemente da profissão dá jeito saber se a carga terminou, foi interrompida, etc...

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”