Se o LEAF vier com o EVSE portátil pode utilizá-lo. Há muitos membros do fórum, eu incluído, que assim fazem. Só recomendo que altere a tomada onda liga o EVSE para uma tomada CEE azul de 16A. Os contactos são mais generosos e para uma utilização intensiva de longo termo será mais indicada.
Caso o LEAF não venha com EVSE portátil, como nos foi indicado que passaria a ser, então terá mesmo de instalar um EVSE na garagem. Além da Efacec também há a Magnum Cap:
http://www.magnumcap.com/index.php/solu ... tems-mcchc
Mas não sei os preços.
Os 20A que tem na garagem são suficientes para todos os equipamentos, incluindo o carro. Terá de ter atenção à potência contratada com a EDP, especialmente se for trifásica. É que no caso de ser trifásica, os 10.35kVA correspondem a 3x15A, o que pode ser insuficiente, pois o carro apenas usa uma fase. Estes pormenores podem ser um bocadinho complicados para quem não está habituado a lidar com eletricidade, mas estamos aqui para ajudar.
O tempo de carregamento até 100% com a bateria completamente descarregada NUNCA será superior a 6h45m para um carro novo. No meu caso em que o carro faz tipicamente 65km por dia, preciso entre 3h a 3h30m de carga por dia. Isto para o EVSE de 16A. Menos corrente e obviamente o tempo de carga será superior. Relembro que não há qualquer necessidade de carregar sempre o carro a 100%. É mais saudável para as baterias que sejam feitas cargas parciais do que uma única completa. Os preconceitos vindos de químicas inferiores como NiCd e NiMH não se aplicam às baterias de Iões de Lítio.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt