Orlando Escreveu: ↑05 dez 2018, 22:54
O sistema da nv-200 é bem diferente do Ioniq. Não compares AC ligado sobre baterias com uma "bufadeira" de ar ambiente.
Orlando, não é bufadeira, é chupadeira. É um exaustor. Uma chupadeira é muito mais eficaz que uma bufadeira. O ar do habitáculo tem uma temperatura boa. Pode não ser comparável ao da e-NV200, mas será suficiente? "The proof of the pudding is in the eating"...
Eis o registo de uma jornada de 900km. Não está completo, faltam os primeiros 20min: o registo começa no primeiro CR (a jornada começa com a bateria vazia). Inclui 1h de jantar, sem andar, nem carregar. A velocidade só foi condicionada quando houve trânsito, chuva, e à noite, a escuridão e o cansaço, nunca por ser um VE. Há uma subida do nível do mar até aos 600m, depois outra até perto dos 800m, passando os 1000m. É uma viagem suficientemente exigente para um carro?
Pus uma linha vermelha nos 40°C e uma verde nos 35°C. Das 8 CR, apenas 3 fazem subir a temperatura acima dos 40°C. Em nenhum caso, a CR começa acima dos 35°C. Isto foi 15 de Junho, quando a temperatura subiu. Eu diria, a olho, que a média da temperatura mais alta em cada momento foi 36°C. São 12 sensores de temperatura, um para cada módulo, esta é a máxima.
Os CI ao lado iam com os ventiladores a trabalhar. O VE ia com a temperatura da bateria nos 36°C.
A pergunta não é se é se o da e-NV200 é melhor, ou se com líquido é melhor, a pergunta é se, para a bateria mais pequena do Ioniq, parece ser ou não suficiente? Os resultados parecem ou não aceitáveis?
Naturalmente, que a e-NV200 com a sua bateria maior, e maior consumo porque é uma carrinha, precisa de mais. Se é suficiente? Bem gostava de ver um gráfico destes acerca da e-NV200, feito com os dados dos CSVs do LS (ofereço-me para fazer gráficos de quaisquer CSVs que me enviem, isto é um script).
De resto, não sei muitos pormenores de como funciona o TMS do Ioniq. As fotografias não são muitas. Não se encontram apresentações em universidades como se encontram para o Kia Soul. Por exemplo, quando estamos no Verão, e o carro fica estacionado ao sol e a temperatura do habitáculo fica nos 40, tal como no Leaf, a temperatura da bateria parece não ser contaminada pela temperatura do habitáculo. Raras vezes encontrei a bateria com temperaturas de 30, 31.
Mas este tópico não é sobre o IONIQ. É sobre o Leaf e-Plus, que é um caso interessante em si. Bem sei que ainda temos poucos dados sobre ele para discutir... Mas é o próximo grande lançamento, e será certamente um marco na relação entre a capacidade de viajar que oferece, versus o preço.