Página 3 de 5
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
Enviado: 27 mar 2018, 14:00
por brunoa
Boa tarde,
Não se esqueçam que o Pós-Venda também é parte significativa do negócio automóvel.
Como tal, para já, acredito que a Nissan ainda não tenha muito interesse em fazer qualquer tipo de upgrade, no entanto, com a massificação das vendas, estou em querer que será por ai que virá uma forte fonte de receitas.
Manter o "esqueleto", atualizar software e capacidade das baterias.
Verdade que o Leaf já rola há cerca de 10 anos, mas vejam o caso dos híbridos Toyota que já rolam a 21 anos e ainda assim existe muito boa gente a olhar de lado.
Bruno R. Almeida
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
Enviado: 27 mar 2018, 19:05
por BECOOL
Não vejo isto como boa notícia.
As baterias recondicionadas deveriam ser apenas usadas para fornecer electricidade a postos de carregamento rápido actualmente limitados pela rede.
Enquanto a autonomia for bastante limitada um carro eléctrico deveria sempre levar uma bateria nova e se possível com a maior capacidade disponível no momento.
Um posto de CR com uns 20 packs de 18 kWh cada, ficava com 360 kWh. Assim seria sujeito a poucos Cs e podia-se limitar para funcionar entre 30 e 70 % de SOC para as baterias durarem muitos e bons anos.
Enquanto que uma bateria já degradada num VE vai proporcionar pouca autonomia, consequentemente vai ser frequentemente usada de 100 a 0 % de SOC e sujeita a mais Cs. Isto aumenta exponencialmente a degradação e reduz a vida útil da bateria. Do ponto de vista ambiental é uma péssima ideia.
Resumindo, não me parece uma boa solução nem para os clientes nem para o ambiente. Bateria usadas nos postos de CR, baterias novas nos carros é o que devia ser regra.
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
Enviado: 27 mar 2018, 21:06
por mjr
Mas já se sabe que as células são usadas? Não é possível que usem células novas, aproveitando as cablagens, BMS, fusível, carcaça, etc?
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
Enviado: 29 mar 2018, 18:40
por OCasal
Cá em Portugal será para quando? estou interessado!
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
Enviado: 29 mar 2018, 22:15
por Orlando
OCasal Escreveu:Cá em Portugal será para quando? estou interessado!
Ainda deve demorar....
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
Enviado: 30 mar 2018, 11:02
por Spin
pemifer Escreveu:Ainda à pouco tempo foi noticia um Leaf com bateria de 30kWh no qual montaram por acidente uma bateria de 24.
Foi o dono que ao ligar o LeafSpy deu conta da troca.
Face a isto, a própria Nissan montar uma bateria de 24 num carro de 30, alguem acredita que um mk2 não pode levar uma bateria de 30?
Boas, pode ser uma boa e má notícia. A boa, é para os mk1 poderem no futuro fazer o upgrade e voltar a ganhar autonomia.
A má, vai ser muito tentador para a Nissan substituir um Pack com 8 barras ainda na garantia por um recondicionado.
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
Enviado: 02 abr 2018, 08:47
por Erbium
Spin Escreveu:A má, vai ser muito tentador para a Nissan substituir um Pack com 8 barras ainda na garantia por um recondicionado.
Se o recondicionado tiver um SOH de 100% qual é o problema?
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
Enviado: 02 abr 2018, 16:47
por OCasal
Por 3k €!? Eu quero uma!
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
Enviado: 04 abr 2018, 10:54
por Spin
Erbium Escreveu:Spin Escreveu:A má, vai ser muito tentador para a Nissan substituir um Pack com 8 barras ainda na garantia por um recondicionado.
Se o recondicionado tiver um SOH de 100% qual é o problema?
A garantia pressupõe que a substituição seja por uma nova e não por uma recondicionada. No entanto, julgo que será muito difícil ter um SOH de 100% dado haver x células com n ciclos de carga/descarga realizados.
![Think :think:](./images/smilies/eusa/think.gif)
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
Enviado: 04 abr 2018, 17:25
por mjr
A garantia que eu conheço é de repor pelo menos 9 barras de capacidade, não é de colocar uma bateria nova.