Preço da bateria de substituição 30kwh

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por civic » 04 out 2019, 14:39

Ricardo Escreveu:
04 out 2019, 14:16
Isto é grave. Muito grave. Isto é mau. Muito mau. Quem tem um Leaf e não está preocupado, eu não sei qual é o vosso problema. Eu estaria. Muito. Se será possível no futuro trabalhar com 3rd parties? Vocês investem 35000+ EUR numa possibilidade? Que se passa convosco? De resto, claro que é possível. Há malta que há 20 anos atrás já metia baterias num Saxo. E? Desculpem mas não basta. E a possibilidade de no futuro haver uma oficina mágica que me cobre 3000 EUR para me colocar uma bateria de 90 KWh no meu Leaf usado não me aquece os pés de noite. Este é mais um daqueles momentos em que sinceramente penso... Ya eléctricos. Isso é bom é pa gajos ricos. Desculpem mas noticias destas de facto matam a mobilidade eléctrica. Eu estou suficientemente entusiasmado para voltar para a semana e ver se a situação melhorou mas torna-se incrivelmente difícil, entre isto e o estado da rede de carregamentos pública, pensar sequer em levantar a voz e defender os eléctricos na próxima conversa de café, entre os amigos. Acho que quando voltar a haver uma dessas o Ricardo vai pedir licença, ausentar-se, primeiro para a casa de banho, depois fumar um cigarro e esperar que quando voltar já estejam a falar de outra coisa. Ainda espero que a qualquer momento um alto responsável da Nissan salte do bolo e grite surpresa, feliz dia das mentiras ou Hanukkah ou algo assim.
Sem desculpar isto que a Nissan "não está a fazer" acho que qualquer carro é "uma possibilidade", basta ver o que tem acontecido com Mercedes que ardem, BMW com motores partidos, entre outras coisas e marcas, o problema aqui está na situação de se alterar o preço de forma, no mínimo estranha, pois os concessionários dizem um valor em orçamentos que mais parecem a receita do talho, sinceramente acho que a Nissan está a proceder muito mal, pois não está a respeitar os clientes e os contratos firmados com estes, ainda por cima sem uma palavra oficial.
E sim, a ser verdade será mesmo uma machadada que a Nissan dará na mobilidade elétrica, vamos ver o que farão as outras quanto tiverem que mostrar o jogo todo.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

noway
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018

Mensagem por noway » 04 out 2019, 14:51

Ricardo Escreveu:
Ainda espero que a qualquer momento um alto responsável da Nissan salte do bolo e grite surpresa, feliz dia das mentiras ou Hanukkah ou algo assim.
Ah ah ah.... vai ser assim:
This is Nissan... and welcome to jackass!!
com o Knoxville a apresentar! :clap:
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

mafgod
Proprietário Leaf
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km

Mensagem por mafgod » 04 out 2019, 14:55

Uma vez mais, quanto custa uma bateria nas outras marcas?

rimsilva
Proprietário i3
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah

Mensagem por rimsilva » 04 out 2019, 15:18

Ricardo Escreveu:
Isto é grave. Muito grave. Isto é mau. Muito mau. Quem tem um Leaf e não está preocupado, eu não sei qual é o vosso problema. Eu estaria. Muito. Se será possível no futuro trabalhar com 3rd parties? Vocês investem 35000+ EUR numa possibilidade? Que se passa convosco? De resto, claro que é possível. Há malta que há 20 anos atrás já metia baterias num Saxo. E? Desculpem mas não basta. E a possibilidade de no futuro haver uma oficina mágica que me cobre 3000 EUR para me colocar uma bateria de 90 KWh no meu Leaf usado não me aquece os pés de noite. Este é mais um daqueles momentos em que sinceramente penso... Ya eléctricos. Isso é bom é pa gajos ricos. Desculpem mas noticias destas de facto matam a mobilidade eléctrica. Eu estou suficientemente entusiasmado para voltar para a semana e ver se a situação melhorou mas torna-se incrivelmente difícil, entre isto e o estado da rede de carregamentos pública, pensar sequer em levantar a voz e defender os eléctricos na próxima conversa de café, entre os amigos. Acho que quando voltar a haver uma dessas o Ricardo vai pedir licença, ausentar-se, primeiro para a casa de banho, depois fumar um cigarro e esperar que quando voltar já estejam a falar de outra coisa. Ainda espero que a qualquer momento um alto responsável da Nissan salte do bolo e grite surpresa, feliz dia das mentiras ou Hanukkah ou algo assim.
Claro que é grave, tudo indica que a Nissan está a permitir que os seus concessionários estejam a passar uma péssima imagem da ME, quem sabe se esses concessionários não tenham segundas intenções com estes orçamentos, é o problema de não ter uma divisão autónoma dentro da própria marca.

Não tenho leaf, de qualquer forma pergunto, alguém comprou um Nissan (ou outro VE) com algum documento a garantir a troca da bateria?

No caso do i3, ao que tudo indica, a BMW deixou de fazer upgrades, já é diferente? Que outras marcas disponibilizam a possibilidade de trocar a bateria?

É verdade que para apresentar valores ridículos de 30.000€, mais vale dizer que não fazem upgrades, mas quem sabe se não há outros objectivos escondidos....

Sinceramente, quando comprei o meu VE tinha em mente a troca da bateria ao fim de alguns anos, mas sempre pensei em fazer essa troca fora da marca, já é possivel realizar esses serviços fora da rede de concessionários das marcas, neste fórum há vários exemplos disso, ainda não há "massa critica" para que seja fácil encontrar esses pontos de serviço, mas não tenho duvidas que irão surgir, se os fabricantes de automóveis não querem fazer esse serviço, porque o que querem é vender carros, outros vão ocupar esse lugar.

Afinal de contas ter fabricantes de carros e fabricantes de baterias, é a meu ver uma grande vantagem para os consumidores.

rimsilva
Proprietário i3
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah

Mensagem por rimsilva » 04 out 2019, 15:22

mafgod Escreveu:
04 out 2019, 14:55
Uma vez mais, quanto custa uma bateria nas outras marcas?
Na BMW era quase 10.000€ no inicio de 2017, para mudar de 60Ah para 94Ah, sem possibilidade de ficar com a bateria antiga. Agora, pelos informação que vai circulando a BMW abandonou este serviço supostamente porque não havia interessados (não era de admirar, em 2017/2018 não existiam assim tantos VE's, as autonomias ainda eram aceitáveis e mais importante de tudo, os poucos que mostraram interesse, a BMW fez tudo para vender outro i3)

pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Mensagem por pemifer » 04 out 2019, 15:42

Ricardo Escreveu:
Excelente texto, obrigado! :clap: :clap: :clap: :clap:

migle
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah

Mensagem por migle » 04 out 2019, 23:34

mafgod Escreveu:
04 out 2019, 11:26
ZOE, Smart, Ioniq, C0, iMiev, Ion, I3, e-gof, tesla, kia.... ?
Alguém tem valores reais/oficiais?
No caso do Ioniq, quando falei com uma pessoa do suporte técnico, há mais de um ano, o que me disse foi que não vão substituir baterias, o que vão é fazer manutenção. Se houver uma bateria em garantia que estiver com o SoH mais baixo, trocam apenas alguns módulos, não substituem o pack.

Se a bateria tiver de ser substituída porque o carro teve um acidente... não sei, mas suspeito que... Por outro lado, a bateria onde está, se for danificada num acidente, provavelmente o chassis também está danificado, empenado, etc... não é bom.

Também ouvi bocas acerca de preços de baterias, mas nada oficiais, e não me espanta que sejam preços a seguir a Nissan, tipo se a Nissan sobe, nós subimos também.

Veremos um dia, o que vai acontecer nos 8 anos, nos carros que chegarem lá com menos de 200 mil km, o que não é fácil de acontecer num VE... Os 200 mil km em si, não parecem apresentar a menor dificuldade.
rimsilva Escreveu:
04 out 2019, 15:22
...os poucos que mostraram interesse, a BMW fez tudo para vender outro i3)
Igual ao anterior em tudo excepto na bateria?!... (à parte o modelo de 2019...)

Eu continuo a achar que a história de trocar a bateria inteira parece não fazer totalmente sentido. Talvez isto vá atingir um meio-termo que seja equilibrado. A verdade é que as baterias de Leaf usadas estavam a ser tratadas como uma pechincha, havia empresas a basear o seu negócio em baterias velhas de Leaf... Ou seja, se o custo não estava totalmente reflectido no preço, a Nissan estava a financiar essas empresas.

Convenhamos que aqui no fórum várias pessoas encaravam com grande optimismo a possibilidade de uma troca de bateria. Pagar 7000€ ou 9000€ mas ficar com a velha, já tinham planos para ela. Outros nem sequer esperavam pela bateria envelhecer, estavam a ponderar comprar uma bateria usada para powerwall.

Não estava bom demais? Baterias car-grade mais barato que baterias genéricas vindas não sei de onde? Então lemos que as baterias de carro são mais robustas, têm mais disto ou daquilo, aguentam muito mais ciclos e mais anos que baterias para outras aplicações, e depois aparecem-nos mais baratas?

Mais uma vez, ninguém sabe o custo real dos packs. São números sempre bem guardados.... Se calhar, nem na Nissan Ibéria os conhecem.
Talvez estejam a reflectir o custo real no preço agora, e talvez em cima disso estejam a meter mais custos de formação e mais uma margem gorda para o concessionário, não sei... Tipo, numa peça de 100€ podem ter uma margem de 40% mas a mesma lógica aplicada a uma bateria...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 05 out 2019, 02:08

@migle: isso é muito verdade. Excelente análise. Mas... o preço do carro? Esse é que é o galo acho eu :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 05 out 2019, 08:56

O unico valor oficial de packs que se sabe são os da power wall da Tesla, que com baterias muito mais limitadas, 0,5C na descarga custam 7600€ os 14kWh, de resto não conheço mais preços de fabricantes de carros.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 05 out 2019, 10:45

As Powerwalls não são só bateria, tem o inversor, carregador, etc. Estamos aqui a falar apenas da bateria, se vem com mais coisas agarradas não é comparável.

Migle, a conversa de trocar uns módulos para resolver problemas com perda de capacidade são conversa de marketing. Isso em 99% dos casos não funciona porque todos os módulos da bateria degradam à mesma velocidade. Mal era se assim não fosse!

A minha opinião nisto, e vale o que vale, é que a Nissan não quer trocar baterias com mais de 8 barras de capacidade, não quer subsidiar/dar preço fixo pela bateria a carros que não entrem no país pelo circuito normal, e os concessionários que não têm interesse nos VE e não têm capacidade interna de troca das baterias dão preços elevados para não os chatearem mais.

Gostava de ver um relato de um utilizador de um mk1 fora da garantia (são todos) comprado num concessionário em Portugal cuja bateria tenha 8 ou menos barras de capacidade (também devem ser todos os que têm a bateria original) a pedir a troca de bateria, e aí veríamos o preço real. Não está ninguém nestas condições?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”