Ricardo Escreveu:Mas a verdade é que ele não tem lugar numa discussão sobre o Leaf por um único motivo.
O tópico começou por aí. Eu não trouxe o Ioniq à baila. Mas estás a exagerar muito.
A Hyundai em Portugal, está a apresentar o preço no site sem descontos. Àquele preço somam-se extras, soma-se as despesas de legalização, porém subtrai-se um desconto que há sempre, independentemente de campanhas. Quando comprei, o Leaf Tekna de 30 que estava de saída, estava com as campanhas todas possíveis. De tal modo, que não compensava comprar qualquer outro nível de equipamento.
Puxando aqui da minha folha de cálculo, limpando a
poeira, retirando o valor da retoma (vendi eu o meu carro), retirando o desconto RCI (acho que a taxa era 6,5% versus os 4,5% das outras financiadoras), retirando o incentivo do Estado, o Tekna ficava em 35200€ c/IVA (incluía 5500€ c/IVA de campanha, porque o preço base era 38800€+550€ da pintura). O Ioniq ficava por 38000€ c/IVA (base 39500€+520€), são 2800€ de diferença para o Leaf que estava de saída.
Neste momento, o Tekna aparece em promoção no site por 36300€ mas eu só consigo perceber o que está nesse preço se os componentes forem discriminados.
Ricardo Escreveu:Mesmo sem as ajudas estatais em Espanha é 6500 euros mais barato.
Não é nada. Entendeste-me mal, eu falei nos 8000+1000 mas isso não é tudo o que está naquele número. Aliás, eu atirei o 8000€ um bocado ao ar de uma leitura na diagonal das tabelas num panfleto espanhol.
Em Espanha vendem um modelo com menos equipamento, mais parecido com o híbrido. Quando eu comprei, esse modelo andava à volta de menos 3000€ do que a versão média cá. Senão, tinha dado um saltinho a Espanha...
Ricardo Escreveu:Mas o preço é importante
Claro que é, mas neste tópico estavamos a discutir a performance em auto-estrada. (Por razões óbvias, gosto muito mais de discutir esse assunto do que preço ou disponibilidade).
Ricardo Escreveu:E seria interessante um tópico onde o pessoal proprietário postasse as médias que faz de sitio A a B? Tipo, Lisboa-Porto, CC a 120 kmh, Nissan 2.0, 20º temp, climatização desligada, consumo X
Pessoalmente, é para isso que tenho o DB. Era interessante mas as variáveis são muitas. E depois o pessoal ia querer andar a fazer inspecções periódicas ao contador de energia que tenho na tomada...