Compra-Qual o melhor eléctrico?

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por fernandinand » 03 set 2019, 11:35

A minha humilde opinião, na óptica das ~10% de viagens anuais (férias, fds prolongados, escapadinhas, ...):

- Leaf e+ até ~500km...mais do q isso é esticar um carro construído para ser familiar citadino...nem vou falar do preço, mas temos de ver q a Nissan, ainda, é uma empresa em 'falência' pelo q está a espremer o sumo todo...mas, parece-me q o sumo vai apodrecer de tanto carro parado nos stands, se não reverem o preço em 2020...
- Niro, bom compromisso em todo o espectro mas temos o 'aquiles' da rede de carregamento em PT. Por outro lado, não gosto mesmo nada de SUVs (Stupid Urban Vehicles)
- Model 3, nesta gama de preços parece-me a escolha mais equilibrada. Não esquecer q podem encomendar um engate de reboque (caríssimo!), para levar alguma tralha extra. Por outro lado, a meu ver, o espaço ridículo na frunk poderia ser melhor aproveitado para meter um inversor de jeito (~2k W) para ligar algumas 'appliances' a 220V.
- Kona, bom compromisso se n tiver família grande e n levar muita tralha de férias.

Nas restantes ~90% de viagens anuais, o meu Leaf 24 chega e sobra....

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por Fil » 03 set 2019, 14:38

O engate de reboque custa 1100€ e só pode ser pedido de origem.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por OCasal » 03 set 2019, 16:26

O preço do Leaf continua adequado à concorrência, pelo menos na realidade nacional. Pode não ter a melhor química, não ter refrigeração ativa do Pack, usar Chademo (igual aos Teslas para carregar em DC na rede pública), mas o tamanho do carro e a sua qualidade de acabamentos estão de acordo com o preço para o segmento em que se encontra.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por Fil » 03 set 2019, 16:37

O leaf subiu quase 10k ao preço, os outros sempre estiveram com os preços mais altos.

O TM3 tem ccs e todos os Teslas podem ter o mesmo, por 500€.

Dantes o leaf era dos poucos VE que tinha o preço equivalente a um ci, agora está 10k acima disso e não tem o mesmo que os melhores. Os acabamentos do leaf não me parecem superiores aos do ioniq nem do Niro, visto que os preços são idênticos, o leaf ganha em disponibilidade perante esses dois (se se mantiver como nos modelos anteriores) e pelo facto de cá andar há mais anos. Não custa mais que os outros, mas é inferior em muitas coisas. É fácil de perceber porque vários utilizadores do leaf agora andam de tm3 ou Niro.

Se o leaf se mantivesse nos 35k era de pensar. É uma pena.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3004
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por Nonnus » 03 set 2019, 17:34

OCasal Escreveu:
03 set 2019, 16:26
O preço do Leaf continua adequado à concorrência, pelo menos na realidade nacional. Pode não ter a melhor química, não ter refrigeração ativa do Pack, usar Chademo (igual aos Teslas para carregar em DC na rede pública), mas o tamanho do carro e a sua qualidade de acabamentos estão de acordo com o preço para o segmento em que se encontra.
Não te estas a contradizer? Então se não tem o mesmo que os outros como é que esta adequado?

Tem o mesmo preço, mas não tem o mesmo dos outros, a mim não me faz sentido.

Não penses que estou a escrever isto só para dizer mal do leaf porque andei num Tesla, acho que até já discutimos este assunto muito antes de eu ter andado de Tesla. Eu tenho um Leaf e estou muito contente com o carro, mas temos de ser realistas. Em dois anos a Nissan adormeceu, deixou-se estar a sobra da bananeira quando a concorrência continuou a evoluir. Achas normal a Nissan ter um SUV que vende que nem pãezinhos quentes e no entanto não aproveitou isso para o transformar em eléctrico?

Houve quem vi-se que um SUV eléctrico iria ser um sucesso. As outras marcas já vão com dois modelos eléctricos (ioniq, kauai, Soul, e-Niro) e a Nissan insiste apenas no Leaf e ainda assim não consegue acompanhar a concorrência, sei que existe a e-N200 mas essa conta-se pelos dedos das mãos as unidades vendidas. Estamos a falar do que já é palpável, porque para 2020 com todos outros players a porem a venda os seus eléctricos se calhar a coisa fica feia para a Nissan.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por pemifer » 03 set 2019, 17:38

lifao Escreveu:
02 set 2019, 16:32
Leaf 62 - fora de hipótese, pelo valor não quero rapidgate nem preocupações com calor/degradação de baterias.
Mas afinal quantas viagens superiores a 300km planeia fazer por semana?
Até compreendo a preocupação com o rapidgate, faz com que a viagem fique mais demorada, se quiser ir do Porto ao Algarve com frequência, já a degradação, não concordo!
É uma falsa questão! O que degrada é a exposição ao calor durante muito tempo. Não é na utilização em viagem!
Foi após ter levado a bateria do meu Leaf de 2013 perto da temperatura máxima que o SOH até estabilizou.
Até poderia dizer que foi o aquecimento da bateria que levou a que o SOH estabilizasse.
20180923_004025.jpg

lifao Escreveu:
02 set 2019, 16:32
Tesla model 3 SR+ - preço elevado para os meus bolsos. Algumas dúvidas quanto à qualidade e autonomia face à outros EVs. O espaço da mala também não é nada grande. Grande vantagem dos carregamentos e toda a tecnologia do carro.
Falta de espaço na mala?
Isto é uma anedota, certo? :lol: :lol: :lol: :lol:
(já li qualquer coisa acerca de se esquecerem que a mala tem um alçapão que quase duplica o espaço da mala)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por pemifer » 03 set 2019, 17:54

O Leaf continua a ser o melhor carro pelo preço e tem uma vantagem, que só se pode comparar, para já, com a Tesla, HÁ CARROS DISPONÍVEIS!
Não sei o que será pior, carros supostamente muito bons tecnologicamente mas que as marcas não estão interessadas em vender, ou um carro, supostamente inferior, que tem preço inferior e a marca está interessada em vender!
Não esquecer que o carro, supostamente, inferior, tem fiabilidade REALMENTE superior, até agora imbatível. ;)
Enquanto houver "numerus clausus" e preços altos nas outras marcas, a Nissan continuará a vender bem.

Depois de tantas discussões acerca do Leaf 24 não ser ser um carro para viagens longas e servir para 90% da utilização não deixa de der surpreendente avaliarem os novos Leaf pela performance em viagens de 1000km.
Se o Leaf 24 era um carro que servia para 90% da nossa vida, o de 40 serve para 98% e o de 62 serve para 99,9%.
Qualquer um deles não serve para quem faça viagens Lisboa - Porto diariamente!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6366
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por BrunoAlves » 03 set 2019, 21:48

No geral concordo com o pemifer, mas queria só notar uma coisa:
pemifer Escreveu:
03 set 2019, 17:54
Se o Leaf 24 era um carro que servia para 90% da nossa vida, o de 40 serve para 98% e o de 62 serve para 99,9%.
Qualquer um deles não serve para quem faça viagens Lisboa - Porto diariamente!
A diferença é a oferta de então e de agora. Quem comprou um 24kWh novo comprou o "estado da arte" da altura. Quem o comprou, como eu e tu, por uma fracção do preço, comprou com a certeza das respectivas limitações e com a certeza que era um negócio bestial. A maioria comprou-o como segundo carro (que na prática é o primeiro), sabendo que pontualmente precisa de outro carro.

Agora não é assim. Estás a falar de um carro de 45k€ em que, dizes bem, não podes fazer Lisboa-Porto-Lisboa todos os dias.
Pois bem, se esqueceres as limitações da rede de carregamento que temos, podes fazê-lo com TODA a oferta concorrente. E com o Leaf também tinhas obrigação de fazer, que tem capacidade de bateria para isso.

Espero bem que o Leaf continue a vingar e a tirar muitos fumarolas da estrada. Mas, honestamente, não vejo como é que alguém informado vai optar pelo novo Leaf em vez da concorrência eléctrica.
Se daqui por 2 anos estiverem no mercado de usados a 20-25k, aí sim podem ser boa opção.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por OCasal » 03 set 2019, 23:32

O que eu quis dizer é que o preço está adequado ao mercado dos VE'S! Tecnicamente o único aspecto em que pode ter desvantagens em relação à concorrência é na refrigeração. É apenas uma questão de colocar ou não essa variável na balança, em função da utilização que se pretende dar ao veículo. Para um particular, a menos que vá regularmente ao estrangeiro, deve ser perfeitamente capaz de fazer tudo, em todas as circunstâncias, pelo menos tão bem como os outros! Falta ver o teste ao e-Niro numa viagem de 1000km, com dias de 30ºC...

Nerusonu
Mensagens: 812
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por Nerusonu » 04 set 2019, 01:54

BrunoAlves Escreveu:
02 set 2019, 20:46
lifao Escreveu:
02 set 2019, 18:46
TM3 SR+ usado ainda não há pelo que novo custa 51k
Em pouco tempo terás LR usados a entrar no mercado. Claro que não vão custar 40k tão depressa ;) Mas se aparecesse um LR RWD na casa dos 45-50k até eu lá ia :mrgreen:
lifao Escreveu:
02 set 2019, 20:25
Peugeot 208, corsa, Id.3, não me parecem alternativas ao que procuro.
Atenção que o id3 tem (dizem) maior espaço interior que um Golf. A minha dúvida é se o vão produzir em números ou não, mas isso é a nossa resistência natural aos anúncios da VW :mrgreen:

De resto, estou com a opinião do Fil
Pelas fotos da autobild ou que é, tenho a certeza que tem mais espaço que o e-Golf com o qual compararam, mas também é mais alto que o Golf(parece um Golf plus vá em altura).
Quanto a preços conto com algo a começar nos 31K para o ID3 de entrada de gama com bateria de 45kwh, até provavelmente aos 50 e tal mil do Max(nível de equipamento máximo de 3 em cada tamanho de bateria) com bateria de 77kwh... Mas daqui a 5 dias já saberemos(stream dia 9 às 19h)
Última edição por Nerusonu em 04 set 2019, 02:07, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”