Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por zeuz » 12 abr 2016, 15:10

jasmim Escreveu:Só em médios.
Mas é desses que o VETL se queixa...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por VETL » 12 abr 2016, 15:18

zeuz Escreveu:
VETL Escreveu:Hoje andei noutro Acenta de 30kWh de noite e fiquei triste.
A iluminação do habitáculo está muito pior do que no meu mk1.
Os médios na estrada não dão metade da luz do meu mk1. :(
Os mk1 não têm todos faróis de LED ?
Sim, têm. E não consigo conceber que o Acenta também não tenha...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por jfr2006 » 12 abr 2016, 16:28

zeuz Escreveu:
jasmim Escreveu:Só em médios.
Mas é desses que o VETL se queixa...
Não..ele queixa-se é que no Acenta 30kWh os médios não dão metade da luz que davam os médios do mk1 dele ;)

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por VETL » 12 abr 2016, 16:52

jfr2006 Escreveu:
zeuz Escreveu:
jasmim Escreveu:Só em médios.
Mas é desses que o VETL se queixa...
Não..ele queixa-se é que no Acenta 30kWh os médios não dão metade da luz que davam os médios do mk1 dele ;)
Exato. Só alterava "davam" por "dão". O meu mk1 ainda dá mais do dobro...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por zeuz » 12 abr 2016, 18:20

Vejam lá:
VETL Escreveu: Hoje andei noutro Acenta de 30kWh de noite e fiquei triste.
Os médios na estrada não dão metade da luz do meu mk1. :(
zeuz Escreveu: Os mk1 não têm todos faróis de LED ?
jasmim Escreveu: Só em médios.
zeuz Escreveu: Mas é desses que o VETL se queixa...
jfr2006 Escreveu: Não..ele queixa-se é que no Acenta 30kWh os médios não dão metade da luz que davam os médios do mk1 dele ;)

Ou seja, eu estava a fazer notar que os mk1, por usarem faróis de LED, projectam melhor e mais luz que os faróis de halógeno dos Acenta e daí a queixa do @VETL. ;)
Aliás, lembro-me de ter lido algures essa crítica quando lançaram os mk2... :geek:



O @MRider já aplicou umas lâmpadas de LED no dele, mas está com vergonha de relatar... :mrgreen:

Eu coloquei na minha Vectrix estas lâmpadas:
Imagem
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por alexmol » 12 abr 2016, 20:02

VETL Escreveu:
mjr Escreveu:Dará para fazerem um teste da RI do pack de 30kW.h?
Desculpem mas não tive tempo de fazer qualquer edição nem de fazer contas. Se alguém tiver tempo e quiser avançar...
Assim de repente parece ser de 36mΩ

Hei-de medir a do Fluence.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por mjr » 12 abr 2016, 21:08

No meio de tanta coisa nem tinha visto o vídeo. Os valores que consegui perceber:

Repouso:

-2.1A
371.8V

Full power:

241.3A
355.5V

deltaV = 371.8V - 355.5V = 16,3V
deltaI = 241.3 - (-2.1A)= 243.4A

R = deltaV/deltaI = 0.067R

Vi bem?

Edit - OK, isto foram os primeiros valores, mas foram influenciados por uma passagem lenta de N para full power. Isto não é correto pois pré condiona o pack.

Da segunda vez:

Repouso:

Imagem

364.8V
3.27A

Full power:

Imagem

353.5V
240.9A

R = 11.3/237.63 = 0.0475 Ohm
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por mjr » 12 abr 2016, 21:32

O mk1 novo tem uma impedância de cerca de 100mR, recordo-me de medir no meu cerca de 110mR. Não sei como é com o mk2. Se for semelhante, a bateria de 30kW.h tem pelo menos metade da impedância da bateria de 24kW.h. É MUITO significativo, tendo em conta o modesto aumento de capacidade de 25%.

Numa carga rápida o aquecimento do pack será menor que no de 24kW.h pois a potência dissipada é cerca de metade. O mesmo acontece a circular a 120km/h. Acho que o rdias pode ficar descansado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por VETL » 12 abr 2016, 23:19

Mais um teste a um Acenta de 30kWh: Uma deslocação a Lousada de Ílhavo, passando por Estarreja e Oliveira de Azeméis em estradas nacionais a apanhar pessoal e depois em autoestradas de montanha A32, A41 e A4.
Saída de casa:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -52-23.png[/img]

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -52-12.png[/img]

Chegada ao destino:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -40-52.png[/img]

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -40-46.png[/img]

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 093743.jpg[/img]

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 093747.jpg[/img]

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 093751.jpg[/img]

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 093754.jpg[/img]

Pronto para regressar ao final do dia por trajeto idêntico de autoestrada e mais longo nas nacionais:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -25-15.png[/img]

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -25-07.png[/img]

Esta viagem de regresso foi pautada por muita chuva, granizo e vento contra muito forte.
Foi inevitável ter que ligar a climatização para manter os vidros desembaciados.

Chagada a casa:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 201711.jpg[/img]

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 201707.jpg[/img]

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 201702.jpg[/img]

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 201658.jpg[/img]

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -26-48.png[/img]

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -27-11.png[/img]

O GPS é fixe:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 190111.jpg[/img]
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por mjr » 13 abr 2016, 00:02

Tem uma química bastante diferente da bateria de 24kW.h. Tenho vindo a reparar que esta bateria tem SOC mais elevados para tensões mais baixas, por exemplo com 3,6V ainda está quase a 30% de SOC. No mk1/2 seria menos de 20%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”