Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por VETL » 13 abr 2016, 00:08

mjr Escreveu:Tem uma química bastante diferente da bateria de 24kW.h. Tenho vindo a reparar que esta bateria tem SOC mais elevados para tensões mais baixas, por exemplo com 3,6V ainda está quase a 30% de SOC. No mk1/2 seria menos de 20%.
Certo. Já reparei nisso. Começa a parecer-me evidente que a curva de descarga possa ter um desenho algo diferente. Pelo menos senti-me um pouco confuso/baralhado de início.
Não tenho até vergonha de dizer que até já me assustei mesmo um bocado com isso porque tenho o vicio de olhar mais para a tensão das células do que para o SOC.
Alguém aqui consegue arranjar a curva de descarga destas novas células?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por mjr » 13 abr 2016, 09:54

Uma RI de 50mOhm permite uma potência de descarga máxima com a bateria nos 3,6V/célula em repouso (até 3V/célula em carga) de 330kW, ou seja 11C. Se deixassem ir até aos 2.5V/célula, como certamente a Tesla deixa os Ludicrous, ou com um SOC mais elevado, chegaria aos valores de potência do Model S Ludicrous. Impressionante.

Explica também como é que a corrente de carga em Chademo se mantém nos 125A até praticamente os 80% de SOC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por Orlando » 13 abr 2016, 10:38

Os 29kwh amarzenados é que são maravilhosos....são mais 7 do que o 24 no mesmo estado (novo).
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por VETL » 13 abr 2016, 10:44

Orlando Escreveu:Os 29kwh amarzenados é que são maravilhosos....são mais 7 do que o 24 no mesmo estado (novo).
Não é só isso. Faço as mesmas viagens gastando menos GID's graças a uma maior eficiência e a muito mais regeneração...
Estou mesmo rendido a estes avanços.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por VETL » 13 abr 2016, 11:32

Ora bem, 42Km em nacionais com bastante trânsito até à A32 em OAZ e o resto em autoestrada (A32, A41 e A4) com chuva qb bem como veículo carregado:

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 092400.jpg[/img]

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 092407.jpg[/img]

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 092410.jpg[/img]

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 092414.jpg[/img]

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -24-54.png[/img]

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -25-01.png[/img]

Cada vez mais surpreendido. Não sei como irei regressar ao mk1...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por Apr » 13 abr 2016, 14:24

Pensa assim: se 6kWh a mais dá isto tudo imagina um pack com 60kWh. Tenho repetido isto várias vezes ao dia, e insisto quando vejo estes relatos... para não ficar com ideias. ;)

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por FullElectric » 13 abr 2016, 17:15

VETL Escreveu: ...Cada vez mais surpreendido. Não sei como irei regressar ao mk1...
LOL. Como te compreendo...

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3475
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por RJSC » 13 abr 2016, 19:44

FullElectric Escreveu:
VETL Escreveu: ...Cada vez mais surpreendido. Não sei como irei regressar ao mk1...
LOL. Como te compreendo...
Eu estou é cada vez mais furioso por a Nissan se recusar a fazer upgrades aos MK1 e até nos MK2 24kWh comprados novos neste momento o que chega a ser ridículo...
Para se poder colocar a bateria de 30kWh e ter o modo B, era apenas uma atualização de software.
Mas desde que se recusaram a colcar 2 digitos no consumo dos modelos de 2011 quando os de 2012 tinham e quando todos os carros foram chamados para atualizar o software por causa da garantia da bateria, estava tudo dito.
Pena que ainda não vi nenhuma marca com compromisso escrito de colocar a última tecnologia de baterias que seja física e electricamente compatível com o veículo.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por FullElectric » 14 abr 2016, 00:39

A BMW assumiu esse compromisso da possibilidade de upgrade do i3 com as novas baterias.
Nao avançaram é valores e isso pode inviabilizar upgrades caso prendam vender uma bateria e receber 2.
Contudo o que continuam a vender aos seus Clientes é que serão possiveis updates, logo não acredito que venham alterar esta posição pois isto seria pior do que fez a Nissan.

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Mensagem por Essiemme » 14 abr 2016, 16:56

RJSC Escreveu:
FullElectric Escreveu:
VETL Escreveu: ...Cada vez mais surpreendido. Não sei como irei regressar ao mk1...
LOL. Como te compreendo...
Eu estou é cada vez mais furioso por a Nissan se recusar a fazer upgrades aos MK1 e até nos MK2 24kWh comprados novos neste momento o que chega a ser ridículo...
Para se poder colocar a bateria de 30kWh e ter o modo B, era apenas uma atualização de software.
Mas desde que se recusaram a colcar 2 digitos no consumo dos modelos de 2011 quando os de 2012 tinham e quando todos os carros foram chamados para atualizar o software por causa da garantia da bateria, estava tudo dito.
Pena que ainda não vi nenhuma marca com compromisso escrito de colocar a última tecnologia de baterias que seja física e electricamente compatível com o veículo.
Eu também perdí, pura e simplesmente, o interesse nos Nissans. Precisamente pelo mesmo motivo.
O desprezo da Nissan fez-me perder o interesse pelos carros deles, todos!

Quando trocar o Punto, será por um Opel ou, quem sabe, um Tesla 3 :)

sm
:|
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”