Eu hoje vi

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mafgod
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Re: Eu hoje vi

Mensagem por mafgod » 15 dez 2017, 10:56

A UVE devia dew criar também uns avisos de cortesia para colocarmos nos carros que estão agarrados ao posto após o fim de carga... :mrgreen:

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mjr
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Re: Eu hoje vi

Mensagem por mjr » 15 dez 2017, 14:47

O aviso azul também serve para isso, e já o usei nesses casos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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mafgod
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Re: Eu hoje vi

Mensagem por mafgod » 15 dez 2017, 15:44

Certo, se bem que, creio, o azul é mais para os que estacionam e nem metem o carro a carregar.
Bloqueiam o acesso direto ao posto, mas em alguns casos ainda conseguimos por o nosso a carregar.
Agora, os que metem a carregar, e depois de carregado não retiram o cabo, além de bloquear o acesso direto ao posto, nem permitem o seu uso.

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Re: Eu hoje vi

Mensagem por mjr » 15 dez 2017, 16:02

O azul basicamente diz que o veículo está a ocupar um posto de carga sem estar a carregar, portanto tanto dá para aqueles que nem sequer o puseram a carregar, como para aqueles que colocam a carregar e depois se esquecem de retirar quando o carro termina. Sim, são situações diferentes, mas penso eu que não tão diferentes assim e por isso podemos usar nos dois casos.
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Re: Eu hoje vi

Mensagem por BrunoAlves » 21 dez 2017, 16:00

Na passada Terça ao início da noite vi um Ioniq EV cinzento, matrícula **-TV-**, na A1 sentido S/N. Vim atrás dele desde Leiria mais coisa ou menos (vinha apressadinho :mrgreen: ) até ele fugir para Coimbra (será que o PCR ainda funciona? :lol: )
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Eu hoje vi

Mensagem por sosimple » 28 dez 2017, 13:45

Nonnus Escreveu:Eu também sou da opinião que carros híbridos não devem ocupar o lugar dos 100% eléctricos. Á dias vi num centro comercial, em que estavam 2 híbridos a ocupar os lugares de carregamento. Isto não faz sentido nenhum porque esses carros não tem a mesma probabilidade de ficar parados por falta de bateria, já um 100% eléctrico...

A falta de civismo e chico espertismo do ze tuga é que faz com que isso aconteça, - deixa-me lá estacionar aqui porque tenho lugar ao pé da porta. Em Portugal tudo tem de ser regulamentado porque ninguém respeita nada nem ninguém.
Podes explicar melhor o que entendes por híbridos nesta afirmação? Referes-te a carros que não têm a possibilidade de carregar as baterias através de ligação a uma tomada?

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Re: Eu hoje vi

Mensagem por LuisG » 29 dez 2017, 11:04

Esta semana, tive companhia de um Ford Focus, o 1º que vi.
Alguém do forúm?
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Re: Eu hoje vi

Mensagem por Nonnus » 02 jan 2018, 10:51

sosimple Escreveu:
Nonnus Escreveu:Eu também sou da opinião que carros híbridos não devem ocupar o lugar dos 100% eléctricos. Á dias vi num centro comercial, em que estavam 2 híbridos a ocupar os lugares de carregamento. Isto não faz sentido nenhum porque esses carros não tem a mesma probabilidade de ficar parados por falta de bateria, já um 100% eléctrico...

A falta de civismo e chico espertismo do ze tuga é que faz com que isso aconteça, - deixa-me lá estacionar aqui porque tenho lugar ao pé da porta. Em Portugal tudo tem de ser regulamentado porque ninguém respeita nada nem ninguém.
Podes explicar melhor o que entendes por híbridos nesta afirmação? Referes-te a carros que não têm a possibilidade de carregar as baterias através de ligação a uma tomada?
Talvez me tenha explicado mal, ainda assim, híbridos plug-in (os não plug-in, então é que não devem mesmo usar estes lugares) não devem ocupar lugares de carros 100% electricos pelo motivo de estes carros não necessitarem da bateria para se deslocarem, e pelo motivo de terem baterias de pouca capacidade que carregam em pouco tempo, mas ficam horas ocupar os lugares de carregamento.
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- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
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Re: Eu hoje vi

Mensagem por sosimple » 02 jan 2018, 10:57

Nonnus Escreveu:
sosimple Escreveu:
Nonnus Escreveu:Eu também sou da opinião que carros híbridos não devem ocupar o lugar dos 100% eléctricos. Á dias vi num centro comercial, em que estavam 2 híbridos a ocupar os lugares de carregamento. Isto não faz sentido nenhum porque esses carros não tem a mesma probabilidade de ficar parados por falta de bateria, já um 100% eléctrico...

A falta de civismo e chico espertismo do ze tuga é que faz com que isso aconteça, - deixa-me lá estacionar aqui porque tenho lugar ao pé da porta. Em Portugal tudo tem de ser regulamentado porque ninguém respeita nada nem ninguém.
Podes explicar melhor o que entendes por híbridos nesta afirmação? Referes-te a carros que não têm a possibilidade de carregar as baterias através de ligação a uma tomada?
Talvez me tenha explicado mal, ainda assim, híbridos plug-in (os não plug-in, então é que não devem mesmo usar estes lugares) não devem ocupar lugares de carros 100% electricos pelo motivo de estes carros não necessitarem da bateria para se deslocarem, e pelo motivo de terem baterias de pouca capacidade que carregam em pouco tempo, mas ficam horas ocupar os lugares de carregamento.
Portanto pela tua maneira de ver as coisas um BMW i3 REX não pode usar os postos públicos?

Um híbrido-plug in, para andar em modo eléctrico obviamente que precisa da bateria e precisa que esta esteja carregada; caso contrário deixa de ser um plug-in e passa a ser um híbrido simples. Quanto à tua preocupação em que os PHEV fiquem "horas a ocupar os lugares de carregamento", não faz muito sentido. Só se pode usar os lugares de carregamento enquanto se está a carregar. Se a bateria é mais pequena, então também leva menos tempo a carregar (no caso do meu, na pior das hipóteses, leva 3 horas e 30 minutos).

Esta foto, tirada no final de um passeio Odivelas - Arrábida - Odivelas, talvez te ajude a perceber melhor o conceito de um PHEV. Fiz 80.8km em modo 100% eléctrico. Como obviamente não pude carregar na Arrábida usei 0.88l de gasolina para poder chegar a casa.
IMG_20171217_145540_crop.jpg
Como também podes ver no painel de instrumentos, nos últimos 5180km foram gastos 3.2 litros de gasolina no total (0.06l/100km).

No dia-a-dia, faço menos do que 80km por dia e ando 100% eléctrico 100% do tempo. Se por acaso tiver de fazer mais quilómetros então das duas uma: ou uso gasolina ou uso os postos públicos para carregar como em qualquer outro veículo eléctrico. Qual seria a lógica de não poder carregar nos postos públicos? Sim, posso usar gasolina, mas quem fica beneficiado por o fazer? Embora possa, não tenho que.

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Re: Eu hoje vi

Mensagem por Nonnus » 02 jan 2018, 12:15

Mas tu consegues perceber que quem tem um carro 100% electrico não pode usar esses 0.88l de gasolina para chegar a casa?

Tu compras-te um híbrido porquê? Para teres o melhor de "dois mundos", certo?

Então um 100% eléctrico só tem "um mundo" logo existe uma limitação que não deve ser retirada por quem não a tem. Na minha opinião e como já referi, o que tem de ser feito é começar-mos a pagar energia/tempo ligado a um carregador, sendo que por exemplo passados 15 minutos (o meu carro manda-me um aviso para o telemóvel, penso que hoje em dia todos os carros o fazem, e mesmo que não o façam, existe sempre a indicação no próprio carro do tempo necessário para carregar) de se ter o carro completamente carregado a tarifa tempo aumente 3x o preço, isto vai fazer com que situações de ocupar o lugar porque é mais cómudo deixem de existir, porque infelizmente nós só aprendemos quando nos vão a carteira.

Depois basta dares uma olhadela aqui pelo fórum para veres casos em que o Hibridos plug-in estão a usar os postos de carregamento e nem sequer estão a carregar ou estão já carregados, mas continuam ocupar o espaço, também sei que acontece com certos proprietários de 100% eléctricos e essas pessoas também são criticadas por nós.

Isto não é um assunto de fácil resolução, e é por isso que isto ainda esta na situação que nós sabemos. O que tem de imperar é o bom senso de cada um, e como isso nem sempre é possível...

Dou-te um exemplo de bom senso de um senhor que conheci a semana passada, num posto de carregamento rápido. O senhor tem um Tesla que ia ficar 1h30m a carregar, sendo que eu apenas precisava de 15 minutos a carregar para puder chegar a casa. O senhor deixou-me carregar os 15 minutos a frente dele para ele depois ficar 1h30m. Fica aqui o meu agradecimento publico a esse senhor.
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