Eu hoje vi

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Eu hoje vi

Mensagem por BrunoAlves » 03 jan 2018, 11:34

Nonnus Escreveu:Porsche Panamera hybrid com V6 2,9L de 330CV de combustão (dei o exemplo deste carro, como podia dar de outro com as mesmas características). Porque motivo este carro deve usufruir das mesmas regalias que um I3 REX (menciono este carro porque foi o exemplo dado anteriormente)?
Perfeitamente de acordo. Aliás, como já disse noutros locais, o que eu acho estranho é que quem tem carros eléctricos com range extender (e sim sosimple, estou a falar para ti :mrgreen: ) ficar chocado por algumas pessoas não gostarem de associar carros com escape à sigla "VE", quando perante a lei esses carros são a mesma coisa que um Porsche Panamera hybrid com V6 2,9L de 330CV de combustão. Em termos de mobilidade eléctrica, este carro é menos relevante que um Prius dos primeiros (exagero intencional :lol: ).
sosimple Escreveu:Se o argumento for "mas continuam a ocupar o posto mesmo depois de terem terminado a carga" então impõe-se a pergunta: Em que é que o tipo de carro influencia a parvoíce feita pelo condutor? Se for um BEV a ficar esquecido no posto é de alguma forma menos grave do que se for um PHEV?
O tipo de carro não influencia a parvoíce, é igual :D
Mas a probabilidade da parvoíce é muito superior. Para o mesmo tempo de "permanência" num determinado local servido por um posto de carga (que também é independente do tipo de carro), menos tempo de carga para o mesmo tempo de permanência = maior tempo de estacionamento abusivo. E claro, isto só é um problema porque as pessoas no geral são umas bestas, mas o facto é que acontece. Estou só a falar de probabilidades.
E continuando em probabilidades, como a maioria dos carros vendidos recentemente são estes "VE" de 25km, ou as pessoas vão passar a estar cada vez menos tempo agarradas a um posto, ou esta probabilidade fica cada vez mais desequilibrada.
E depois há os PCR, esses então... :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Eu hoje vi

Mensagem por sosimple » 03 jan 2018, 12:09

BrunoAlves Escreveu:
Nonnus Escreveu:Porsche Panamera hybrid com V6 2,9L de 330CV de combustão (dei o exemplo deste carro, como podia dar de outro com as mesmas características). Porque motivo este carro deve usufruir das mesmas regalias que um I3 REX (menciono este carro porque foi o exemplo dado anteriormente)?
Perfeitamente de acordo. Aliás, como já disse noutros locais, o que eu acho estranho é que quem tem carros eléctricos com range extender (e sim sosimple, estou a falar para ti :mrgreen: ) ficar chocado por algumas pessoas não gostarem de associar carros com escape à sigla "VE", quando perante a lei esses carros são a mesma coisa que um Porsche Panamera hybrid com V6 2,9L de 330CV de combustão. Em termos de mobilidade eléctrica, este carro é menos relevante que um Prius dos primeiros (exagero intencional :lol: ).
Claro que não acho ideal não haver uma classe de véículos EREV/REX. Não faz sentido classificarem o meu carro como sendo um 1.4 de 86cv tal como não faz sentido classificarem um i3 REX como sendo um 0.65 de 60cv... Porém dura lex sed lex.
BrunoAlves Escreveu:
sosimple Escreveu:Se o argumento for "mas continuam a ocupar o posto mesmo depois de terem terminado a carga" então impõe-se a pergunta: Em que é que o tipo de carro influencia a parvoíce feita pelo condutor? Se for um BEV a ficar esquecido no posto é de alguma forma menos grave do que se for um PHEV?
O tipo de carro não influencia a parvoíce, é igual :D
Mas a probabilidade da parvoíce é muito superior. Para o mesmo tempo de "permanência" num determinado local servido por um posto de carga (que também é independente do tipo de carro), menos tempo de carga para o mesmo tempo de permanência = maior tempo de estacionamento abusivo. E claro, isto só é um problema porque as pessoas no geral são umas bestas, mas o facto é que acontece. Estou só a falar de probabilidades.
E continuando em probabilidades, como a maioria dos carros vendidos recentemente são estes "VE" de 25km, ou as pessoas vão passar a estar cada vez menos tempo agarradas a um posto, ou esta probabilidade fica cada vez mais desequilibrada.
E depois há os PCR, esses então... :roll:
Não consigo compreender o raciocínio. Talvez queiras dizer que faz falta uma fiscalização mais apertada dos postos? Talvez uma alteração de software nos postos que envie um email a avisar que o carregamento terminou e que o carro deve ser retirado em X minutos. Em caso de abuso (talvez ao segundo num determinado período de tempo), poderia haver um bloqueio do acesso sendo necessário o pagamento de uma taxa de desbloqueio. Talvez um "semáforo" montado no topo dos postos que acenda assim que algum carro esteja em infração há mais de X minutos, chamando assim a atenção das autoridades para uma multinha mesmo a jeito? Soluções não faltam.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Eu hoje vi

Mensagem por BrunoAlves » 03 jan 2018, 12:32

sosimple Escreveu:(...)chamando assim a atenção das autoridades para uma multinha mesmo a jeito? Soluções não faltam.
Yes please :)

Soluções teóricas não faltam. Na prática é uma selva porque:
a) as pessoas têm, no geral, umbigos demasiado grandes
b) muito poucos dos MUITOS métodos possíveis para promover a utilização racional e correcta dos postos estão postos em prática.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Eu hoje vi

Mensagem por Erbium » 03 jan 2018, 13:02

sosimple Escreveu:Sim, foi do site da Mobi.e. Sei que não será perfeito e que até peca por excesso em termos de energia consumida, mas dá para ter uma idea aproximada.
Sim por vezes peca por excesso na energia consumida mas pior é o erro por falta de postos a comunicar com a mobi.e... tantos postos que não comunicam e portanto não aparecem nessas estatísticas!
sosimple Escreveu:Acabaste de fazer exactamente o que o Alx99 referiu. :) "Preso por ter cão, preso por não ter". Ora, um veículo com autonomia eléctrica de 20 km terá certamente uma bateria pequena. Por ser pequena, levará pouco tempo a carregar. Por levar pouco tempo a carregar, não pode ocupar os postos por muito tempo sem entrar em infração.
Por amor de deus, basta fazer contas! Uma bateria pequena de 7kWh com o carregador de 3,3kW demora pelo menos 2 horas a carregar, não é infração estar 2h num PCR?! :roll:

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Eu hoje vi

Mensagem por sosimple » 03 jan 2018, 13:23

Erbium Escreveu:
sosimple Escreveu:Sim, foi do site da Mobi.e. Sei que não será perfeito e que até peca por excesso em termos de energia consumida, mas dá para ter uma idea aproximada.
Sim por vezes peca por excesso na energia consumida mas pior é o erro por falta de postos a comunicar com a mobi.e... tantos postos que não comunicam e portanto não aparecem nessas estatísticas!
Falta um ou dois postos no máximo. É raro conseguir carregar em postos Mobi.e. Vivo em Odivelas (0 postos) e trabalho em Oeiras (0 postos). Costumo passar férias em Ferragudo (0 postos) e Alvor (0 postos). :?
Erbium Escreveu:
sosimple Escreveu:Acabaste de fazer exactamente o que o Alx99 referiu. :) "Preso por ter cão, preso por não ter". Ora, um veículo com autonomia eléctrica de 20 km terá certamente uma bateria pequena. Por ser pequena, levará pouco tempo a carregar. Por levar pouco tempo a carregar, não pode ocupar os postos por muito tempo sem entrar em infração.
Por amor de deus, basta fazer contas! Uma bateria pequena de 7kWh com o carregador de 3,3kW demora pelo menos 2 horas a carregar, não é infração estar 2h num PCR?! :roll:
Ei, não estávamos a falar de PCRs. Estávamos a falar de postos normais na rua. :)

Os PCRs são outra realidade, não discuto isso. Postos de Carga Rápida são para veículos com Carga Rápida. Quando raramente uso um é sem qualquer pretensão de direitos. Fico por perto e raramente mais do que 20 minutos.

A discussão começou por ser sobre a afirmação de que "um PHEV não pode carregar nos postos públicos porque está a tirar a vez aos BEVs". Depois passou a ser a de que "são os PHEVS que ficam a ocupar os postos públicos sem estar a carregar ou depois de já ter terminado a carga". Resumidamente, por ter um PHEV sou um pulha oportunista com um umbigo imenso e não mereço o ar que respiro. :whistle:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Eu hoje vi

Mensagem por BrunoAlves » 03 jan 2018, 13:32

sosimple Escreveu:por ter um PHEV sou um pulha oportunista com um umbigo imenso e não mereço o ar que respiro. :whistle:
Foste tu que disseste. E eu tenho por hábito não contrariar pessoas de bem :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Agora a sério. Tu defendes a tua "causa" mas, na minha opinião, falhas na ideia bonita que toda a gente tem o teu sentido cívico. Não tem, utilizadores como tu (e eu, faço os possíveis por respeitar escrupulosamente os tempos de carga) são uma larga minoria.
Em relação às probabilidades de há bocado (e só para terminar que isto vai chato), é fácil: vou eu e um 330e para Lisboa trabalhar. Eu preciso de 6h a 16A para carregar o meu carro, logo às 4 da tarde vou tirá-lo se puder, se não vou às 6 e arrisco 2h de estacionamento indevido. O 330e precisa de 2h para carregar aquela espécie de bateria, logo devia ir tirá-lo às 11 da manhã, se não for são 6h de estacionamento indevido. A probabilidade de ele estar a ocupar um ponto de carga indevido é muito maior que a minha.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Eu hoje vi

Mensagem por sosimple » 03 jan 2018, 13:48

BrunoAlves Escreveu:
sosimple Escreveu:por ter um PHEV sou um pulha oportunista com um umbigo imenso e não mereço o ar que respiro. :whistle:
Foste tu que disseste. E eu tenho por hábito não contrariar pessoas de bem :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Agora a sério. Tu defendes a tua "causa" mas, na minha opinião, falhas na ideia bonita que toda a gente tem o teu sentido cívico. Não tem, utilizadores como tu (e eu, faço os possíveis por respeitar escrupulosamente os tempos de carga) são uma larga minoria.
Em relação às probabilidades de há bocado (e só para terminar que isto vai chato), é fácil: vou eu e um 330e para Lisboa trabalhar. Eu preciso de 6h a 16A para carregar o meu carro, logo às 4 da tarde vou tirá-lo se puder, se não vou às 6 e arrisco 2h de estacionamento indevido. O 330e precisa de 2h para carregar aquela espécie de bateria, logo devia ir tirá-lo às 11 da manhã, se não for são 6h de estacionamento indevido. A probabilidade de ele estar a ocupar um ponto de carga indevido é muito maior que a minha.
Então a probabilidade dele ser multado também é muito maior do que a tua. ;)

Ajudaria se a lei fosse cumprida no que diz respeito à correcta sinalização e fiscalização dos postos:

Artigo 25º do DL 90/2014:
Pontos de carregamento em local público
Ponto 5 (...) os lugares afetos ao estacionamento de veículos em carga devem estar devidamente sinalizados de acordo com o disposto no anexo II ao presente decreto-lei, que dele faz parte integrante, indicando inequivocamente o regime de estacionamento aplicável, cabendo ao operador de pontos de carregamento a obrigação de instalação da sinalização e aos municípios e demais entidades nacionais competentes, conforme aplicável, garantir a fiscalização da sua ocupação indevida
.

De resto continuo na minha "parvos gonna parvate".
Última edição por sosimple em 03 jan 2018, 13:57, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Eu hoje vi

Mensagem por BrunoAlves » 03 jan 2018, 13:52

Sabes bem que se o cabito lá estiver pendurado ninguém faz nada ;)
Mas sim, se esse controlo existisse de forma eficaz eu já me calava metade. A outra metade era se fossem rebocados (que em boa parte dos postos nem podem porque o cabo não é libertado no fim da carga :? ) em 5 minutos porque, senão, mesmo multados impedem os outros de carregar.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Eu hoje vi

Mensagem por Nonnus » 03 jan 2018, 15:13

sosimple, por favor não mistures as coisas e peço desculpa se não me faço entender.
sosimple Escreveu: A discussão começou por ser sobre a afirmação de que "um PHEV não pode carregar nos postos públicos porque está a tirar a vez aos BEVs". Depois passou a ser a de que "são os PHEVS que ficam a ocupar os postos públicos sem estar a carregar ou depois de já ter terminado a carga". Resumidamente, por ter um PHEV sou um pulha oportunista com um umbigo imenso e não mereço o ar que respiro. :whistle:
A discussão começou por eu achar que os phev não deviam de ocupar os posto de carregamento porque não necessitam única e exclusivamente da bateria para se deslocarem, depois não passou a ser que só os phev ocupavam os postos públicos, eu também disse que há muitos relatos de bev´s a fazê-lo. O que eu disse, é que no caso de um phev, na minha opinião é mais grave por dois motivos.

1- não necessita exclusivamente da bateria para se deslocar.

2- por terem baterias com pouca capacidade e estarem lá horas. Resumindo...
BrunoAlves Escreveu:O 330e precisa de 2h para carregar aquela espécie de bateria, logo devia ir tirá-lo às 11 da manhã, se não for são 6h de estacionamento indevido. A probabilidade de ele estar a ocupar um ponto de carga indevido é muito maior que a minha.
Não és nenhum pulha, pelos vistos até és uma pessoa bastante conscienciosa. :handgestures-thumbup:

Vou-te agora falar do meu exemplo para não ficarem a pensar que eu "falo", "falo" mas na volta até sou dos piores. Não é que tenha de me justificar a alguém, mas é para veres o quanto me irrita estas situações de oportunismo.

A minha esposa todos os dias leva o carro para o trabalho (Hospital de Évora) e a acerca de 700 metros tem um posto de carregamento normal, e um PCR, que podia usar enquanto esta no trabalho e assim não tinha que carregar o carro todos os dias quando chega a casa, não o faz pelo motivo que estamos aqui a discutir. Para não ocupar o posto de carregamento indevidamente depois de ter o carro carregado e assim prejudicar quem realmente precise. Ela não consegue sair do trabalho para ir mudar o carro de sitio depois de carregado e por este motivo carrego o carro todos os dias em casa. Muitos ao lerem este texto se calhar pensam, "bem parvo és, porque ninguém te vai agradecer por isso, e poupavas uns trocos". Pois mas também sei que não estamos prejudicar alguém que precise de carregar o carro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Eu hoje vi

Mensagem por sosimple » 03 jan 2018, 15:45

Não te preocupes que não te estava a apontar o dedo. Compreendo perfeitamente a frustração causada pelo estado actual das coisas. Não acho que sejas parvo, de todo. Infelizmente, a sociedade em que vivemos provoca esse sentimento em quem age de boa fé, mas nem por isso deveremos entrar na onda do umbiguismo.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”