Eu hoje vi

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Eu hoje vi

Mensagem por sosimple » 02 jan 2018, 12:46

Nonnus Escreveu:Mas tu consegues perceber que quem tem um carro 100% electrico não pode usar esses 0.88l de gasolina para chegar a casa?
Claro, mas também não tem apenas cerca de 10kWh para usar.
Nonnus Escreveu:Tu compras-te um híbrido porquê? Para teres o melhor de "dois mundos", certo?
Não comprei um Híbrido. Comprei um Veículo Eléctrico tal como tu. No teu caso é um BEV, no caso do meu é um PHEV. Tento o teu como o meu são "plug-in". Foi uma escolha informada tendo em conta as minhas necessidades em termos de mobilidade.
Nonnus Escreveu:Então um 100% eléctrico só tem "um mundo" logo existe uma limitação que não deve ser retirada por quem não a tem.
É a tua opinião que, claro, respeito, mas discordo transversalmente. Felizmente, em local nenhum do mundo se faz essa distinção.
Nonnus Escreveu:Na minha opinião e como já referi, o que tem de ser feito é começar-mos a pagar energia/tempo ligado a um carregador, sendo que por exemplo passados 15 minutos (o meu carro manda-me um aviso para o telemóvel, penso que hoje em dia todos os carros o fazem, e mesmo que não o façam, existe sempre a indicação no próprio carro do tempo necessário para carregar) de se ter o carro completamente carregado a tarifa tempo aumente 3x o preço, isto vai fazer com que situações de ocupar o lugar porque é mais cómudo deixem de existir, porque infelizmente nós só aprendemos quando nos vão a carteira.
Estás a misturar coisas. Obviamente que os postos de carga são para ser ocupados apenas só e somente enquanto se está a carregar. Independentemente do subtipo de veículo eléctrico, o posto é para usar apenas pelo tempo necessário até ter a carga necessária. Não é um lugar de estacionamento.
Nonnus Escreveu:Depois basta dares uma olhadela aqui pelo fórum para veres casos em que o Hibridos plug-in estão a usar os postos de carregamento e nem sequer estão a carregar ou estão já carregados, mas continuam ocupar o espaço, também sei que acontece com certos proprietários de 100% eléctricos e essas pessoas também são criticadas por nós.
Estás com com um certo víes na tua observação. As situações que referes são com todo o tipo de viatura, não só PHEV. Não são os carros que são parvos, são os condutores e esses conduzem todo o tipo de carro.
Nonnus Escreveu:Isto não é um assunto de fácil resolução, e é por isso que isto ainda esta na situação que nós sabemos. O que tem de imperar é o bom senso de cada um, e como isso nem sempre é possível...
Como isso nem sempre é possível, há regras definidas que são para ser respeitadas. Não são para serem escolhidas a bel-prazer de cada um.

Dito isto, tenho o carro há 550 dias e apenas utilizei postos públicos 56 vezes até à data. Por outras palavras, apenas 3% da energia que utilizei foi com recurso a postos públicos, sendo a média de energia consumida por carregamento de 2.8kWh (158kWh/56 carregamentos) o que corresponde a uma utilização média de cerca de 50 minutos por carga (a 3.3kW).
MobiE.png
MobiE.png (14.67 KiB) Visto 3119 vezes
Creio estar a usar do bom-senso.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Eu hoje vi

Mensagem por LuisG » 02 jan 2018, 13:23

Nonnus, compreendo o que dizes, pois o teu mundo também é o meu, contudo BEV ou PHEV, tem o mesmo direito a utilizar um posto de carga.
Não podemos seguir viagem? São as vicissitudes de conduzir um 100% eletrico, na minha opinião, por culpa de uma ainda fraca e pouco fiável rede de carga.
Já chegar a um PCR e ver um 330e (sem CR) a carregar, custa-me a perceber. Estas situações com os pagamentos ficam resolvidas.

Parabéns sosimple, pelo relato de como é a correta utilização de um PHEV :clap:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Eu hoje vi

Mensagem por Fil » 02 jan 2018, 14:59

Gostava de dar mais um dado que me parece relevante, os híbridos não têm o selo verde da emel que é exclusivo para os 100% eléctricos (Lisboa), e essa parece-me claramente uma das principais razões para ficarem horas a fio nos pontos de carga, porque dessa forma pensam que não pagam nada. Graças a alguns utilizadores, já vão sendo rebocados pela polícia municipal, basta colocar-lhes o cabo no chão.

Nada disto era necessário se as pessoas fossem minimamente sensatas, mas a realidade é que só assim deixam de o fazer.

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Eu hoje vi

Mensagem por sosimple » 02 jan 2018, 15:35

Posso estar enganado, mas vejo o mesmo tipo de abuso a ser feito com BEVs, não só PHEVs:

PHEV e BEV: https://www.facebook.com/groups/1526139 ... 959227163/

BEVs esquecidos em PCR: https://www.facebook.com/groups/1526139 ... 276325398/

BEV sem CR com um PCN a 30 metros e
num parque gratuito para todos:
https://www.facebook.com/groups/1526139 ... 689650590/

Um BEV abandonado num posto: https://www.facebook.com/groups/1526139 ... 329894726/

E mais um: https://www.facebook.com/groups/1526139 ... 643679728/

E mais dois: https://www.facebook.com/groups/1526139 ... 414217251/

Etc. O que têm todos em comum? Não o tipo de veículo, mas sim a atitude parva dos condutores que não respeitam os outros.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Eu hoje vi

Mensagem por rimsilva » 02 jan 2018, 16:39

sosimple Escreveu:Posso estar enganado, mas vejo o mesmo tipo de abuso a ser feito com BEVs, não só PHEVs:

PHEV e BEV: https://www.facebook.com/groups/1526139 ... 959227163/

BEVs esquecidos em PCR: https://www.facebook.com/groups/1526139 ... 276325398/

BEV sem CR com um PCN a 30 metros e
num parque gratuito para todos:
https://www.facebook.com/groups/1526139 ... 689650590/

Um BEV abandonado num posto: https://www.facebook.com/groups/1526139 ... 329894726/

E mais um: https://www.facebook.com/groups/1526139 ... 643679728/

E mais dois: https://www.facebook.com/groups/1526139 ... 414217251/

Etc. O que têm todos em comum? Não o tipo de veículo, mas sim a atitude parva dos condutores que não respeitam os outros.
É verdade que a atitude não é exclusiva de um tipo de VE, raça ou crença religiosa, como é obvio, mas o que o Fil refere é uma verdade.

Nas cidades os postos de carregamento são usados por muita gente para não pagar estacionamento, em Lisboa os BEV's não precisam de essa "estratégia", embora também reconheço que haja quem mesmo assim use os postos para "poupar" uns euritos... mas será menos significativo que os PHEV.

Alx99
Mensagens: 235
Registado: 26 ago 2016, 11:47
Localização: Algés, Oeiras

Re: Eu hoje vi

Mensagem por Alx99 » 02 jan 2018, 21:54

Os comportamentos abusivos não dependem dos tipos de veículo mas sim da educação e civismo dos condutores, pelo que concordo plenamente com o sosimple.

No entanto, gostaria de referir que uma coisa é um veiculo ter terminado de carregar do PCN e o condutor tardar 10 ou 15 minutos a retirar o veículo, outra bem diversa são aqueles que estão horas no posto após terem terminado de carregar. Existem mesmo uns (que não são poucos) que passam a noite agarrados ao PCN, mais parecendo um cavalo agarrado a um poste para não fugir.

Gostaria também de assinalar que algumas das vozes que se insurgem contra os PHEV's, alegando que a venda destes é somente por questões fiscais e a esmagadora maioria nunca usa o cabo de carregamento, vêm depois acusá-los de estarem a carregar nos PCN "ocupando" o precioso lugar em deterimento dos BEV's. É que a bota não joga com a perdigota. É por esta, e por outras, que talvez seja tempo de deixar-se de estigmatizar certos tipos de veiculos (independentemente da autonomia que têm) e os seus proprietários, para, ao invés, condenar-se os comportamentos inaceitáveis, venham eles de onde vierem. Mas isso talvez seja pedir muito.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Eu hoje vi

Mensagem por Erbium » 03 jan 2018, 10:27

Nonnus Escreveu:Dou-te um exemplo de bom senso de um senhor que conheci a semana passada, num posto de carregamento rápido. O senhor tem um Tesla que ia ficar 1h30m a carregar, sendo que eu apenas precisava de 15 minutos a carregar para puder chegar a casa. O senhor deixou-me carregar os 15 minutos a frente dele para ele depois ficar 1h30m. Fica aqui o meu agradecimento publico a esse senhor.
Tenho um exemplo precisamente ao contrário, tive de esperar quase 1h para carregar 15min, na A1 onde o Tesla podia ter seguido para a próxima ES uma vez que tinha 150km's de autonomia, já eu ia sair na próxima saida e não tinha autonomia nem para metade dos 40km's que distam as ES's... sortes :roll:
sosimple Escreveu:Dito isto, tenho o carro há 550 dias e apenas utilizei postos públicos 56 vezes até à data. Por outras palavras, apenas 3% da energia que utilizei foi com recurso a postos públicos, sendo a média de energia consumida por carregamento de 2.8kWh (158kWh/56 carregamentos) o que corresponde a uma utilização média de cerca de 50 minutos por carga (a 3.3kW).
MobiE.png
Creio estar a usar do bom-senso.
Tiraste essas estatísticas do site da mobi.e? :shock: :lol:
Alx99 Escreveu:É por esta, e por outras, que talvez seja tempo de deixar-se de estigmatizar certos tipos de veiculos (independentemente da autonomia que têm) e os seus proprietários, para, ao invés, condenar-se os comportamentos inaceitáveis, venham eles de onde vierem. Mas isso talvez seja pedir muito.
É óbvio que carros "premium" com motores a gasolina com mais de 200cv's e autonomia de 20km's em modo elétrico serão os principais prevaricadores, os donos, na sua maioria, estão pouco preocupados com carregar a bateria e mais com benefícios fiscais. Não devemos meter tudo no mesmo saco mas em termos de probabilidades não há volta a dar...

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2962
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Eu hoje vi

Mensagem por Nonnus » 03 jan 2018, 10:59

Boas,

Eu não estou contra a ninguém (quer dizer, a uma coisa que sou mesmo contra, mas mais a frente passo a explicar) e nunca disse que o comportamento de usar os postos de carregamento indevidamente era exclusivo dos phev, alias, se lerem também menciono que esse comportamento existe nos utilizadores dos BEV´s. O que eu disse, ou quis dizer, é que esse comportamento é ainda mais grave nos utilizadores de phev, porque esses veículos não estão dependentes da electricidade para se puderem mover.

Agora vou criar polémica, mas já que estamos a debater o assunto e trocar pontos de vista, aqui vai. O que eu sou mesmo contra é PHEV´s de alta cilindrada terem as mesmas regalias nos postos de carregamento. Então façam-me lá mudar de ideias acerca disto.

Porsche Panamera hybrid com V6 2,9L de 330CV de combustão (dei o exemplo deste carro, como podia dar de outro com as mesmas características). Porque motivo este carro deve usufruir das mesmas regalias que um I3 REX (menciono este carro porque foi o exemplo dado anteriormente)?

Não consigo perceber que quem compra um carro destes esta a pensar no meio ambiente, ou esta a pensar na economia! Pensa na economia e no meio ambiente e quando entra na auto-estrada faz Lisboa/Porto em 2h. Vamos nós (BEV´s) a 120km porque sabemos que se abusarmos não vamos chegar a área de serviço mais próxima, e passa um carro destes por nós a 200km/h e chegamos ao PCR esta lá usar o lugar, a seguir segue viagem e vai outra vez a 200 e tal! E não me digam que estas velocidades vai a em modo eléctrico e que vai a pensar na economia e no meio ambiente. Isto sim, é que sou totalmente contra, PHEV´s de alta cilindrada terem as mesma regalias no uso de postos de carregamento.

Agora voltando ao assunto do tópico Eu hoje vi:

Hoje vi, quando passei na estrada junto ao Interpark em Aguas de Moura um a placa a mencionar a cerimonia de entrega de veículos eléctricos a Aguas de Portugal.

Fiz uma pesquisa e encontrei esta noticia:

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... gal-250430

Edit:
É óbvio que carros "premium" com motores a gasolina com mais de 200cv's e autonomia de 20km's em modo elétrico serão os principais prevaricadores, os donos, na sua maioria, estão pouco preocupados com carregar a bateria e mais com benefícios fiscais. Não devemos meter tudo no mesmo saco mas em termos de probabilidades não há volta a dar...
Apesar do meu post estar em concordância com o post anterior relativamente a este assunto, quando postei o meu, ainda não tinha lido o post anterior.
Última edição por Nonnus em 03 jan 2018, 11:36, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Eu hoje vi

Mensagem por mafgod » 03 jan 2018, 11:04

Nonnus Escreveu:Vamos nós (BEV´s) a 120km porque sabemos que se abusarmos não vamos chegar a área de serviço mais próxima0
[Ironique mode] Só uma nota... quando tirei a carta no milénio passado, a velocidade máxima em AE era de 120km/h qualquer que fosse o automóvel.... mudou entretanto?[/Ironique mode] :mrgreen:
Eu tento cumprir as regras quer vá de ICE ou BEV...

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Eu hoje vi

Mensagem por sosimple » 03 jan 2018, 11:05

Erbium Escreveu:
sosimple Escreveu:Dito isto, tenho o carro há 550 dias e apenas utilizei postos públicos 56 vezes até à data. Por outras palavras, apenas 3% da energia que utilizei foi com recurso a postos públicos, sendo a média de energia consumida por carregamento de 2.8kWh (158kWh/56 carregamentos) o que corresponde a uma utilização média de cerca de 50 minutos por carga (a 3.3kW).
MobiE.png
Creio estar a usar do bom-senso.
Tiraste essas estatísticas do site da mobi.e? :shock: :lol:
Sim, foi do site da Mobi.e. Sei que não será perfeito e que até peca por excesso em termos de energia consumida, mas dá para ter uma idea aproximada.
Erbium Escreveu:
Alx99 Escreveu:É por esta, e por outras, que talvez seja tempo de deixar-se de estigmatizar certos tipos de veiculos (independentemente da autonomia que têm) e os seus proprietários, para, ao invés, condenar-se os comportamentos inaceitáveis, venham eles de onde vierem. Mas isso talvez seja pedir muito.
É óbvio que carros "premium" com motores a gasolina com mais de 200cv's e autonomia de 20km's em modo elétrico serão os principais prevaricadores, os donos, na sua maioria, estão pouco preocupados com carregar a bateria e mais com benefícios fiscais. Não devemos meter tudo no mesmo saco mas em termos de probabilidades não há volta a dar...
Acabaste de fazer exactamente o que o Alx99 referiu. :) "Preso por ter cão, preso por não ter". Ora, um veículo com autonomia eléctrica de 20 km terá certamente uma bateria pequena. Por ser pequena, levará pouco tempo a carregar. Por levar pouco tempo a carregar, não pode ocupar os postos por muito tempo sem entrar em infração. Por outro lado, por ser uma bateria pequena também precisa de ser carregada com mais frequência para poder manter o funcionamento eléctrico. Juntando isto tudo não vejo onde possa estar o problema.

Se o argumento for "mas continuam a ocupar o posto mesmo depois de terem terminado a carga" então impõe-se a pergunta: Em que é que o tipo de carro influencia a parvoíce feita pelo condutor? Se for um BEV a ficar esquecido no posto é de alguma forma menos grave do que se for um PHEV?

É só nesta parte que não consigo compreender a necessidade de criar divisões.

"Parvos gonna parvate".

P.S.: Desejos de um Bom Ano a todos. :happy-smileyinthebox:

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”