Ranking Vendas

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Nelson
Mensagens: 90
Registado: 22 set 2016, 20:47

Re: Ranking Vendas

Mensagem por Nelson » 03 jan 2018, 23:44

Ranking americano provisório de 2017 (fonte Inside EV ). Comentários:
1) A GM pode facilmente colocar várias dezenas de milhar se quiser. Musk já referiu várias vezes que era tudo por uma questão de créditos de carbono e só venderia à volta de 20-30 mil carros. Não errou por muito, pois foram vendidos 23 mil Bolts. Mas mostra apesar de tudo o potencial que o Ampera-E teria na Europa , onde o carro mais popular, o Renault Zoe deve vender cerca 30 mil veículos este ano.
2) O Model 3 terá vendido perto de 1000 unidades em Dezembro.
3) Este ranking de 2017 vai ser o último com o vencedor a vender abaixo das 50 mil unidades. Os rankings de 2018 nos EUA vão ser pulverizados pelo Model 3. A GM pode responder aumentando a produção do Bolt para não perder quota, mesmo tendo prejuizo e em rigor não serem carros do mesmo segmento. Alternativamente os 2 modelos eletricos que anunciou nos próximos dois anos terão de ter o calendário antecipado. Quanto ao novo modelo do Leaf confesso que não compreendo como pode vender nos EUA em 2018, a não ser um preço no mínimo 10 mil dolares inferior ao Bolt e o Model 3.

Qual a vossa opinião?

Imagem
Mundo EV - Canal de divulgação de notícias sobre mobilidade elétrica. Subscreva.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Ranking Vendas

Mensagem por LuisG » 04 jan 2018, 16:08

Este quadro permite algumas interpretações, entre as quais destaco:
- mentalidade, já sabíamos que nos EUA gostam de carros grandes, é impressionante pela negativa as vendas do iMiev, Spark e Smart :shock:
- variedade, vi com bastante agrado, a variedade já existente nos states, de marcas e modelos, só peca por não chegarem a este lado. Não só, full eletric como PHEV. exemplo, Honda, Fiat, Ford e Chryler Pacifica que será o 1º monovolume.
- sucesso, as vendas do Bolt, mostram que este modelo, caso existisse interesse, poderia ser um enorme caso de sucesso também deste lado do atlântico. É isto que o mercado pede :!:
- turn over, o aumento de vendas em dezembro do model 3, pode indiciar, finalmente, o aumento na capacidade de produção e impulsionar a ME.
- Leaf, a queda nas vendas, tal como noutros mercados indicam que esperam o novo. Terá seguramente o seu espaço, chegar ao Top de vendas, dependerá da réplica da GM e cadência do Model 3.

2018 deverá ser um ano de afirmação na ME
partilho os marcos TOP TEN na terra do Sr.Trump
https://pluginamerica.org/plug-americas ... ilestones/
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Nelson
Mensagens: 90
Registado: 22 set 2016, 20:47

Re: Ranking Vendas

Mensagem por Nelson » 29 jan 2018, 00:40

Gráfico com base nos dados de vendas do site EV Sales. Agrupei arbitrariamente os PHEV em "Base" e "Premium" cabendo na 2ª categoria todos os BMW's (excepto o 225xe),Mercedes, VW Passat, Outlander, Porche e Volvos, Audi Q7 e A8. (detalhe de vendas aqui). Em 2017 existiram 102 veículos que o site EV Sales não discriminou e não classifiquei.

Imagem

Conclusões:
1) O crescimento tem sido exponencial (no sentido matemático do termo...), sendo que de um crescimento de 50% em 2016 passamos para 126% para 2017. Não me parece irrealista ambicionar 10.000 veículos vendidos em 2018
2) A quota foi PEV foi de 1,9%, mas já de 3,2% em dezembro. Pensar em quotas de 5% em 2018 é algo não irrealizável.
3) Sei que muitos discordam, mas a autonomia é um fator decisivo para massificação do uso dos veículos elétricos. Não foi por acaso que o mais vendido este ano foi o que oferecia mais autonomia (excluindo os Teslas)
4) O mercado PHEV está totalmente distorcido pelos incentivos fiscais empresariais, servindo essencialmente a BMW e Mercedes fazerem carros especialmente para este fim. Vejamos o que aconteceu este ano: 352 BMW330, 327 BMW530e, 215 Mercedes C350e, 219 Mercedes GLC350e, 147 Passats GTE, 118 Volvos V60. As vendas de PHEV de segmento equivalente ao um zoe ou leaf são muitos mais modestas, por exemplo a Volkswagen vendeu o dobro de Passats GTE em relação a Golfs GTE. Algo devia ser feito para rever a forma como estes incentivos são dados, pois a não ser que em 2018 estas pessoas passem a comprar Teslas S, vamos continuar com este estado de coisas, com vendas de PHEV "Premium" na casa dos 3-4 mil veículos em 2018, com muito pouca utilização da vertente elétrica.
5) 2018 vai ser um ano dominado pelo Nissan Leaf, simplesmente porque será o melhor carro, sabendo-se que os concorrentes anunciados como o Tesla Model 3 só chegaram em 2019. Não acho irrealista o Leaf vender 3000 unidades em 2018.
6) Também o próximo ano apesar poder novamente ter crescimentos à volta de 120%, vais ser o último ano antes da explosão de 2019. Basta ver o que vai acontecer nos EUA este ano com o Model 3. Se Musk vender meio milhão de carros como quer, temos 100% de certeza que a massificação elétrica vai começar. Com a quantidade de modelos de carros elétricos anunciados para final de 2018,2019 e 2020, a revolução vai finalmente trinfar. Sempre me considerei como um utilizador desta 2ª geração e será finalmente nessa altura que comprarei um.
Mundo EV - Canal de divulgação de notícias sobre mobilidade elétrica. Subscreva.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Ranking Vendas

Mensagem por mjr » 29 jan 2018, 00:48

Nelson Escreveu: 5) 2018 vai ser um ano dominado pelo Nissan Leaf, simplesmente porque será o melhor carro, sabendo-se que os concorrentes anunciados como o Tesla Model 3 só chegaram em 2019. Não acho irrealista o Leaf vender 3000 unidades em 2018.
Eu acho que isso não vai acontecer porque pura e simplesmente não existe capacidade de produção para tantos Leafs. 3k em Portugal significa mais de 100k veículos vendidos na Europa, um nível de produção que eu penso não ser possível para 2018. A Nissan está a prever 1400 veículos vendidos (entregues em 2018). Mais só depende da capacidade produtiva.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ranking Vendas

Mensagem por BrunoAlves » 29 jan 2018, 01:19

A tua análise no ponto 4 é muito correcta.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Ranking Vendas

Mensagem por LuisG » 29 jan 2018, 10:20

BrunoAlves Escreveu:A tua análise no ponto 4 é muito correcta.
Tal e qual!
Os Phev, são muito bem vindos, sempre é preferivel do que mais um diesel na estrada mas tal como está, desvirtua o conceito e as suas reais vantagens.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Ranking Vendas

Mensagem por rimsilva » 29 jan 2018, 16:05

Bem, também concordo no essencial da analise e reforço que não se vendem mais BEV's porque não há. Nissan, Hyundai e até BMW (que agora passou a privilegiar os PHEV's), têm prazos de entrega alargados.

Devo ser o "papagaio" que mais falou no ponto 4 dos incentivos dos PHEV's e o seu desvirtuar do que deveria ser um incentivo ao crescimento dos VE's em Portugal.

Como que por milagre todos esses BMW's e Mercedes acabam por custar 49.999€.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ranking Vendas

Mensagem por BrunoAlves » 29 jan 2018, 16:11

rimsilva Escreveu:Devo ser o "papagaio" que mais falou no ponto 4 dos incentivos dos PHEV's e o seu desvirtuar do que deveria ser um incentivo ao crescimento dos VE's em Portugal.
E bem ;)
rimsilva Escreveu:Como que por milagre todos esses BMW's e Mercedes acabam por custar 49.999€.
Coincidências... Não? :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Nelson
Mensagens: 90
Registado: 22 set 2016, 20:47

Re: Ranking Vendas

Mensagem por Nelson » 29 jan 2018, 20:44

mjr Escreveu:
Nelson Escreveu: 5) 2018 vai ser um ano dominado pelo Nissan Leaf, simplesmente porque será o melhor carro, sabendo-se que os concorrentes anunciados como o Tesla Model 3 só chegaram em 2019. Não acho irrealista o Leaf vender 3000 unidades em 2018.
Eu acho que isso não vai acontecer porque pura e simplesmente não existe capacidade de produção para tantos Leafs. 3k em Portugal significa mais de 100k veículos vendidos na Europa, um nível de produção que eu penso não ser possível para 2018. A Nissan está a prever 1400 veículos vendidos (entregues em 2018). Mais só depende da capacidade produtiva.
Concordo que mantendo mais ou menos o peso do mercado português, a Nissan teria mesmo que vender mais de 100 mill Leafs na Europa. A nissan tem uma oportunidade única de vender bastante em 2018 e sem concorrencia na Europa. Pode querer aproveitar ou não. O que não venderem este ano de Leafs 40 Kwh, terão muita dificuldade em 2019 em fazê-lo sendo obrigados a descontar fortemente no preço, tanto pela maior concorrencia como pelo modelo de 60 Kw/h que vão lançar daqui a um ano.
Mundo EV - Canal de divulgação de notícias sobre mobilidade elétrica. Subscreva.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Ranking Vendas

Mensagem por rimsilva » 29 jan 2018, 21:15

Nelson Escreveu:
mjr Escreveu:
Nelson Escreveu: 5) 2018 vai ser um ano dominado pelo Nissan Leaf, simplesmente porque será o melhor carro, sabendo-se que os concorrentes anunciados como o Tesla Model 3 só chegaram em 2019. Não acho irrealista o Leaf vender 3000 unidades em 2018.
Eu acho que isso não vai acontecer porque pura e simplesmente não existe capacidade de produção para tantos Leafs. 3k em Portugal significa mais de 100k veículos vendidos na Europa, um nível de produção que eu penso não ser possível para 2018. A Nissan está a prever 1400 veículos vendidos (entregues em 2018). Mais só depende da capacidade produtiva.
Concordo que mantendo mais ou menos o peso do mercado português, a Nissan teria mesmo que vender mais de 100 mill Leafs na Europa. A nissan tem uma oportunidade única de vender bastante em 2018 e sem concorrencia na Europa. Pode querer aproveitar ou não. O que não venderem este ano de Leafs 40 Kwh, terão muita dificuldade em 2019 em fazê-lo sendo obrigados a descontar fortemente no preço, tanto pela maior concorrencia como pelo modelo de 60 Kw/h que vão lançar daqui a um ano.
Essa é a realidade que temos vindo a assistir todos os anos, eu vejo uma comportamento tipo "onda", à medida que os carros são lançados com mais autonomia tomam a liderança (foi assim, com o Leaf de 30 kWh, com o zoe, com o i3 e com o e-golf).
As maiores autonomias só tem vindo proporcionar que esse crescimento seja cada vez mais exponêncial.

Agora será o momento do Leaf 2, no final deste ano ou inicio do próximo se verá, com novos modelos/baterias da Hyundai ou kia, do i3 e de outros que possam surgir.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”