As minhas primeiras dúvidas

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por cacoila » 04 dez 2017, 14:10

Mais ou menos. Eu aceito que sim, ficas (ficamos) dependentes de aceitação, pois eles apenas são obrigados a deixar instalar o ponto de carregamento em espaço comum, não são obrigados a ceder a energia, e em boa verdade, com maior ou menor dificuldade será sempre possível ter um contador próprio ou puxar do contador da casa.

Por isso mesmo, o que aconselho é ir com jeitinho informando que se quer fazer isso, falando que é uma solução comum para quem compra VEs e que a lei até prevê que assim seja (omitindo um pouco que a lei apenas garante a instalação do ponto de carregamento e não a cedência da energia) mas sempre sem grandes imposições logo de inicio para não ser à bruta. No meu caso foi suficiente, falei nisso na reunião, todos os presentes se mostraram de acordo desde que tivesse forma de contar o que gasto e pagar ao condomínio. Não pode ser feita votação nessa assembleia pois não vinha na ordem de trabalhos, depois como as coisas se precipitaram para mais cedo do que eu estava à espera lá tive de ir bater a casa de cada um a pedir que assinassem um folha onde explicava o que ia ser feito. Supostamente precisava apenas de metade (é o exigido se for em assembleia) mas a administração preferiu que fossem mesmo todos os que realmente habitam no prédio e lá se conseguiu sem qualquer oposição. Expliquei a todos o que ia instalar e que não ia prejudicar em nada o condomínio pois iria pagar aquilo que gastasse.

Isto só complica se o condomínio tiver tarifa bi-horária, pois o contador que instalei (e 90% dos contadores à venda a preços decentes) só tem uma contagem, no meu caso fui eu mesmo que me apercebi, já depois da instalação, que o condomínio beneficiava bastante se tivesse tarifa bi-horária, mas como não tem e agora nem me convém muito pois não teria como fazer a contagem, deixei estar...

Avatar do Utilizador
JAP
Mensagens: 111
Registado: 08 out 2017, 15:16
Data de fabrico: 08 jan 2008
Localização: Porto

Re: As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por JAP » 04 dez 2017, 15:27

Ok, cacoila. Obrigado por partilhares a tua experiência. Eu também acho que não devem pôr problemas, desde que pague aquilo que eu gastar, como é óbvio. Mas convém ainda assim ir apalpando terreno, não vá eu chegar de VE todo pimpão, e depois não ter como carregar :lol:
À espera da luz... :idea:

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por cacoila » 04 dez 2017, 16:43

Sim, faz isso com tempo. Se a decisão está tomada então faz já o pedido no condomínio para que fique tudo aceite o quanto antes e depois tens tempo para a instalação. Eu tratei da aceitação com tempo e depois a instalação por atraso do electricista é que teve de ser mesmo no ultimo dia antes de ir buscar o carro.

Falei na questão de não poder ter tido aprovação na assembleia por não estar na ordem de trabalhos mesmo de propósito para te alertar para essa questão, ou seja, não basta ir à assembleia e falar nisso, se não estiver na ordem de trabalho "não pode" haver votação válida sobre isso, portanto avisa a administração antes da marcação da assembleia anual para porem isso na ordem de trabalhos.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por rnlcarlov » 04 dez 2017, 17:58

cacoila Escreveu:Sim, faz isso com tempo. Se a decisão está tomada então faz já o pedido no condomínio para que fique tudo aceite o quanto antes e depois tens tempo para a instalação. Eu tratei da aceitação com tempo e depois a instalação por atraso do electricista é que teve de ser mesmo no ultimo dia antes de ir buscar o carro.

Falei na questão de não poder ter tido aprovação na assembleia por não estar na ordem de trabalhos mesmo de propósito para te alertar para essa questão, ou seja, não basta ir à assembleia e falar nisso, se não estiver na ordem de trabalho "não pode" haver votação válida sobre isso, portanto avisa a administração antes da marcação da assembleia anual para porem isso na ordem de trabalhos.
Nas reuniões de condomínios não é possível por na ordem de trabalhos "outros assuntos do interesse dos condóminos" para acautelar imprevistos? A única experiência que tenho com reuniões com votações é em associações cooperativas, e normalmente na ordem de trabalhos das assembleias há sempre esse item para situações que só surgem na altura.
Just asking...

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por cacoila » 04 dez 2017, 18:04

Pois não sei. Na ordem de trabalho destas assembleias também está sempre um ultimo ponto para "Outros assuntos de interesse" ou coisa parecida. No entanto a resposta da administração (empresa) foi essa. Como na altura era suposto estar ainda a mais de 6meses de ter o carro nem me preocupei muito com isso até porque todos os que estavam na reunião disseram logo "off the record" que não havia problema nenhum. Afinal 2 meses depois já tinha o carro e tive de tratar disso mais "à pressa".

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por Erbium » 04 dez 2017, 18:05

Eu quando foi para instalar os painéis fotovoltaicos foi como o rnlcarlov diz, nessa parte expus o assunto, fez-se a votação e ficou escrito na ata.

Avatar do Utilizador
JAP
Mensagens: 111
Registado: 08 out 2017, 15:16
Data de fabrico: 08 jan 2008
Localização: Porto

Re: As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por JAP » 05 dez 2017, 13:12

E eu que nem vou a reuniões de condomínio :lol: (de notar que o apartamento também não é meu).
À espera da luz... :idea:

Avatar do Utilizador
Volt
Proprietário Leaf
Mensagens: 229
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Re: As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por Volt » 07 dez 2017, 12:38

O condomínio não pode recusar a instalação do ponto de carga sem uma forte razão, nem mesmo se usares o quadro de serviços comuns. Uma das poucas razões possíveis, é o próprio condomínio instalar um carregador partilhado, por exemplo (coisa que acho que ainda não aconteceu). :-).

Vê melhor no site da UVE onde estão minutas, decretos-lei e tudo o que precisas para saber o que fazer:
https://www.uve.pt/page/instalacao-de-p ... ondominio/

:-).
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por cacoila » 07 dez 2017, 12:55

A lei não fala em usar o quadro do condomínio, simplesmente diz que tem de deixar instalar, não diz que tem de ceder electricidade, como eu disse, com maior ou menor trabalho/burocracia será sempre possivel instalar um contador próprio ou fazer puxada do contador do apartamento, a complexidade da instalação é de tua responsabilidade. Ninguém obriga o condomínio a ceder energia.

Por lei nem sequer é permitido o condomínio (ou qualquer outra entidade que não EDP e afins) cobrar a electricidade a quem quer que seja.

Avatar do Utilizador
Volt
Proprietário Leaf
Mensagens: 229
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Re: As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por Volt » 07 dez 2017, 13:08

Ninguém cede electricidade. Vê lá melhor, se faz favor...
A energia é descontada posteriormente dos serviços comuns e debitada no contrato de electricidade do condómino que pediu a instalação. Já vários utilizadores o fizeram. Claro que tem de ser uma instalação feita por um instalador certificado, mas isso era de esperar.
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”