As minhas primeiras dúvidas

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JAP
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As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por JAP » 09 out 2017, 14:43

Boas pessoal,

Estando eu fortemente inclinado para a compra de um VE (concretamente um Leaf) como próximo carro, e ainda estando a ponderar todos os prós e contras para me poder adaptar melhor a esta nova realidade de locomoção, venho aqui colocar algumas dúvidas, algumas serão certamente básicas, para que me possam ajudar na decisão.

Hoje tenho um Clio 3 1.2 a fazer 10 anos proximamente e tem sido o nosso fiel companheiro de viagens.
A nossa utilização diária resume-se a trajetos como casa-infantário-trabalho-infantário-casa, perfazendo assim uns 55/60 kms.
De longe a longe lá fazemos uma viagem maior (a última foi sair do Porto, fazer toda a costa vicentina, percorrer o litoral algarvio e voltar a subir pelo interior). Bem sei que o Leaf não é talhado para essas andanças mas presumo que com algum planeamento se poderia fazer também ;)

Ora, as minhas principais dúvidas são:
1) Em auto-estrada a 100~110 km/h com dias quentes tipo 30/35ºC o Leaf aguenta bem? O AC drena muito a bateria?
2) Posso carregar sempre que possível ou não é recomendado? Por exemplo imaginemos que tenho a bateria nos 60% e tenho um ponto de carga à mão, posso carregar ou seria melhor deixar a bateria esvaziar mais?
3) Vivo num apartamento arrendado e tenho lugar de garagem sem tomada própria. Como fazer para carregar o Leaf no lugar de garagem, sem que isso acarreta custo elevados?

hão-de surgir mais dúvidas mas se me puderem esclarecer estas, seria muito bom! ;)
Obrigado.
À espera da luz... :idea:

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BrunoAlves
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Re: As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por BrunoAlves » 09 out 2017, 14:53

Primeira achega, cá vai:
1) Em auto-estrada a 100~110 km/h com dias quentes tipo 30/35ºC o Leaf aguenta bem? O AC drena muito a bateria?
A essa velocidade podes contar com consumos na casa dos 16-18kWh/100km. O AC é muito eficiente, a menos que estejam 35º na rua e tenhas o AC para 18º, não gasta mais de 1 - 1,5kW. Numa hora roubar-te-ia não mais de 6-8km (dependendo da velocidade a que estiveres a rolar)
2) Posso carregar sempre que possível ou não é recomendado? Por exemplo imaginemos que tenho a bateria nos 60% e tenho um ponto de carga à mão, posso carregar ou seria melhor deixar a bateria esvaziar mais?
O único cuidado que deves tentar ter é tentar não deixar o carro parado largas horas com a bateria a 100%. Isto é válido para qualquer VE.
3) Vivo num apartamento arrendado e tenho lugar de garagem sem tomada própria. Como fazer para carregar o Leaf no lugar de garagem, sem que isso acarreta custo elevados?
Para usar do teu quadro, só imagino uma extensão. A outra hipótese é usar a instalação do condomínio, com um contador e pagar a energia consumida, também há alguns colegas com essa solução.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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mjr
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Re: As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por mjr » 09 out 2017, 14:59

1) O AC em modo de arrefecimento (no Verão) gasta pouco, especialmente a velocidades mais elevadas (AE) pois estará menos tempo a gastar para a mesma distância percorrida. Eu diria que um Leaf de 24kW.h faz 130km a 100-110km/h, um de 30kW.h faz 170km e o novo Leaf 2 de 40kW.h andará perto dos 250km a essa velocidade.

2)Deve carregar sempre que puder. Evitar apenas que permaneça muito tempo em estados de carga elevados (acima de 80%). Não faz mal carregar até 100% desde que seja para andar logo a seguir. Ficar muitas horas parado a 100% aumenta a degradação.

3) Essa é mais complicada e depende de vários fatores. Por exemplo, se for um condomínio e houver eletricidade na garagem podes colocar um contador parcial no circuito do carro e pagar ao condomínio essa eletricidade. O ideal é sempre que a eletricidade venha do quadro do apartamento, mas por vezes isso não é possível.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por JAP » 09 out 2017, 15:27

Ok, agradeço as respostas.

Em relação ao carregamento a 100% quer isso dizer então que se eu deixar a carregar durante a noite e atingir os 100%, convém que no dia seguinte pegue no carro para esvaziar um pouco a bateria?

Em relação à tomada na garagem, para a energia vir do meu contador no 5º piso, a EDP não deverá fazer isso muito barato e não quero investir nisso porque como eu disso o apartamento não é meu. Se fosso meu talvez pensasse nisso, assim não.
À espera da luz... :idea:

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Re: As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por Orlando » 09 out 2017, 16:38

JAP Escreveu:Ok, agradeço as respostas.

Em relação ao carregamento a 100% quer isso dizer então que se eu deixar a carregar durante a noite e atingir os 100%, convém que no dia seguinte pegue no carro para esvaziar um pouco a bateria?

Em relação à tomada na garagem, para a energia vir do meu contador no 5º piso, a EDP não deverá fazer isso muito barato e não quero investir nisso porque como eu disso o apartamento não é meu. Se fosso meu talvez pensasse nisso, assim não.
Podes tb regular o carro para acabar a carga a 100% antes de saires.
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Re: As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por cacoila » 09 out 2017, 16:48

No caso do Leaf de 24kW tens mesmo a opção para não carregar mais que 80%.

Quanto solução para carregamento no condomínio, o que fiz foi colocar um contador só para a tomada junto ao meu lugar de garagem, tive de passar cabo desde o quadro até ao meu lugar e montar ai a tomada, tudo ficou em 200€. Há uma coisa a ter em conta nessa solução, se o condomínio tiver tarifa bi-horaria tens de arranjar um contador que o faça, eu não encontro e já agora agradecia sugestões pois após fazer umas contas o condomínio pagaria menos uns 150€ ano se tivesse bi-horaria, isto sem contar com o meu consumo, mas agora já instalei o contador sem bi-horário e teria de o mudar.

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Re: As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por JAP » 11 out 2017, 09:54

cacoila Escreveu: Quanto solução para carregamento no condomínio, o que fiz foi colocar um contador só para a tomada junto ao meu lugar de garagem, tive de passar cabo desde o quadro até ao meu lugar e montar ai a tomada, tudo ficou em 200€. Há uma coisa a ter em conta nessa solução, se o condomínio tiver tarifa bi-horaria tens de arranjar um contador que o faça, eu não encontro e já agora agradecia sugestões pois após fazer umas contas o condomínio pagaria menos uns 150€ ano se tivesse bi-horaria, isto sem contar com o meu consumo, mas agora já instalei o contador sem bi-horário e teria de o mudar.
Mas instalaste um contador da EDP? 200€ não ficou barato!
Claro que se o condomínio tiver uma tarifa bi-horária, seria melhor.

Pensava que para mudar a tarifa para bi-horária não era preciso mudar de contador. Por acaso já tive essa tarifa em casa há uns tempos mas depois mudei para tarifa normal, mas o contador permanece o mesmo.
À espera da luz... :idea:

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Re: As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por cacoila » 11 out 2017, 10:32

Não instalei um contador da EDP foi um contador de energia deste género:

Imagem

Para mudar para Bi-horario não precisava de mudar o contador da EDP (só mesmo os mais antigos é que não o permitem) mas depois o "meu" contador intermédio não faria a diferenciação entre o que consumi em vazio e fora de vazio portanto ficava sem saber quanto devia ao condomínio.

Os 200€ foi com o material todo (Contador, diferencial, disjuntor, cabo do quadro até ao meu lugar de estacionamento, tubagem etc) e mão de obra do electricista que o fez, não sendo barato também não achei caro.

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Re: As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por JAP » 11 out 2017, 12:40

Ah ok.
Mas por exemplo, se o contador do teu condomínio fosse bi-horário, automaticamente também serias beneficiado a nível do teu contador pessola, certo?

Outra dúvida: em relação aos pontos de carregamento, eles pertencem a várias empresas diferentes, certo? Tirando o mapa da Nissan presente no Leaf, que outro tipo de plataforma/site/app usam para saber onde encontram pontos de carregamento?
À espera da luz... :idea:

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Re: As minhas primeiras dúvidas

Mensagem por danielfl1 » 11 out 2017, 12:45

O electromaps usa-se muito.
Vai ao playstore.

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