Rede Ionity

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Rede Ionity

Mensagem por Ricardo » 28 nov 2017, 22:04

Boas a todos. Já ouviram falar desta rede Ionity? (http://www.ionity.eu/assets/20171127-ionity-en.pdf) Supostamente será uma coisa mesmo em grande, que cobrirá a Europa toda com PCRs a sério, incluindo aqueles tais de 350 kw. Que acham? E sobretudo como acham que seria uma possível coexistência (ou até possível assimilação) com a nossa mobi.e? A mobi.e tem futuro? Eu, para ser sincero, coisas geridas pelo estado já basta a policia e só mesmo porque tem que ser. Não me entendam mal, foi bom o governo ter intervido mas, se calhar, daqui por uns tempitos mais valia arrumarem as botas não?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Rede Ionity

Mensagem por BrunoAlves » 29 nov 2017, 08:55

Sobre a rede europeia sim, já tinha lido. Acredito vendo.
Cá nem os 50kW os postos conseguem debitar na larga maioria, quanto mais 350kW :think:
Além disso, eu preferia largamente 7 postos de 50kW do que um de 350kW. Mas, como disse, acredito vendo.

Cá, a MobiE tem um objectivo nobre, que é garantir a interoperabilidade. A ideia de poderes contratar qualquer operador e, através deles, poderes usar os postos de qualquer outro operador mantendo as "tuas" tarifas, parece-me muito bom. O problema é que isso teima em não sair do papel. Lá fora vês os operadores a cobrarem os seus postos, utilizadores com meia dúzia de cartões, etc, mas FUNCIONA. Aqui a ideia da simplicidade de facto é porreira, mas depois não sai de intenções.
Neste momento, para mim, a MobiE devia fazer como a entidade que ficou com a parte má do BES. Deixava os PCR para os operadores e ficava com os PCN. Depois, quando a rede de carga normal estiver pronta, entregar aos operadores também e sair do caminho.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

valtores
Mensagens: 121
Registado: 29 dez 2013, 18:51
Data de fabrico: 03 mar 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Rede Ionity

Mensagem por valtores » 29 nov 2017, 15:55

somos um exemplo unico no mundo na questão da interoperabilidade e acho que é uma vantagem brutal em relação aos outros paises. Na teoria será muito bom. Entregar isto a "privados" no sentido de teres que ter um cartão para cada marca de posto, é uma treta... A MobiE garante que os privados possam explorar os seus postos, mas com o cartão dessa entidade podemos usar todos os outros. Todos ganham com isto! Espero que se mantenha e que passe do papel para a realidade.
A rede ionity pode até ser privada como a Tesla e os seus SC, mas acho que teria muito a ganhar se fosse integrada na MobiE como operador.
Na pior das hipóteses teremos redes privadas (Tesla, Ionity...), e redes publicas integradas na MobiE. Em caso de necessidade vamos às privadas, senão usa-se a rede publica. Agora andar com 10 cartões na carteira.... meh!
--
electric

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Rede Ionity

Mensagem por cacoila » 29 nov 2017, 16:10

A mim parece-me que é a rede Ionity com carregamentos a 350kW é algo a "longo" prazo. Se formos a ver neste momento não temos carro nenhum que tire partido de, sequer, metade desse valor. Pelo que a surgirem carros que o permitam ainda leva alguns anos (que eu saiba não está previsto nada nesse sentido a não ser o Tesla semi) portanto os postos também não vão aparecer assim tipo cogumelos se não houver nada para tirar partido deles.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Rede Ionity

Mensagem por BrunoAlves » 29 nov 2017, 16:12

Quando tivermos de começar a pagar também a taxa de gestão da MobiE (que foi dito ser gratuita nos primeiros tempos), depois os cartões tornam-se menos pesados ehehehe :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eu entendo isso e, em certa medida, concordo. O problema é que não sai do papel. O pagamento dos PCR noutros países faz-se sem problema, porque cada um é responsável pela própria plataforma. Aqui está a tentar-se chegar a uma plataforma comum que, até prova em contrário, é um empecilho porque duvido *seriamente* que a solução em termos de "processamento central" esteja sequer próxima de ser concluída. Estou só a ser má língua mas, certamente que vai haver uma fase de teste antes de ser "a doer". Vê-se alguma movimentação neste sentido? Nada. Aliás, ainda há postos sem comunicação com a MobiE (Loulé por exemplo, com certeza existem outros), como é que se pode vislumbrar qualquer hipótese de isso entrar em funcionamento no curto ou médio prazo?

Há ainda outra coisa: pessoal de fora, como carrega? A tendência actual é activação dos postos via App, em que podes fazer utilização pontual ou estares "registado" no operador. Os cartões vão extinguir-se progressivamente.

Há "n" serviços que têm uma entidade fiscalizadora ou supervisora ou lá como é, e em que o fornecimento do dito serviço não passa pela entidade.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

valtores
Mensagens: 121
Registado: 29 dez 2013, 18:51
Data de fabrico: 03 mar 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Rede Ionity

Mensagem por valtores » 29 nov 2017, 16:12

cacoila Escreveu:A mim parece-me que é a rede Ionity com carregamentos a 350kW é algo a "longo" prazo. Se formos a ver neste momento não temos carro nenhum que tire partido de, sequer, metade desse valor. Pelo que a surgirem carros que o permitam ainda leva alguns anos (que eu saiba não está previsto nada nesse sentido a não ser o Tesla semi) portanto os postos também não vão aparecer assim tipo cogumelos se não houver nada para tirar partido deles.
Até 350... provavelmente pode lá carregar o LEAF a uma velocidade mais baixa.
--
electric

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Rede Ionity

Mensagem por cacoila » 29 nov 2017, 16:15

Sim, claro que poderão sempre carregar outros a velocidades mais baixas, mas então para quê o investimento em mais do dobro do actualmente necessário se nem há no horizonte nada a tirar partido disso?

P.S. O Leaf não sei que acho que vai ser só CSS e não Chademo mas isso são outros quinhentos

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Rede Ionity

Mensagem por Ricardo » 29 nov 2017, 22:20

A rede mobi.e em teoria é soberba. Todos aceitamos isso acho. O problema é a pratica. De resto, continuo a dizer que foi óptima a iniciativa do governo. Só espero que saibam desistir quando for o tempo disso (ainda não) em vez de nos afundarem em burocracias e empecilhos. O meu interesse na ionity é simples. Eu não confio em subsídios, ajudas e ingerências do governo. Acho que quando virmos a Galp a manifestar um interesse genuíno, verdadeiro, real em construir e manter PCRs, poderemos respirar de alivio. A situação conforme está... bem, ok, vamos lá fazer o favor a estes desgraçadinhos dos carros eléctricos, coitados. Vamos lá instalar, se não for este ano, também não faz mal, meia dúzia de PCRs aqui e ali. Do que li, basicamente a ionity parece-me uma espécie de mobi.e, mas privada e Europeia. Eles gerem e desenvolvem o sistema, encontram e incentivam uma lógica de mercado onde ela não existe hoje mas é a shell e outras que detêm (talvez) e operam os PCRs. Isso acabaria com o problema do pessoal de fora carregar em Portugal por exemplo.
Sim, os de 350 kw não serão para agora mas também não faz mal. Sinceramente, se tivéssemos os de 50 nas AE todas, sempre em numero suficiente já era bem bom.
Outra questão interessante e que afecta directamente os Leaf, a chademo estará morta na Europa? Só vi menção a CCS.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Rede Ionity

Mensagem por migle » 10 fev 2018, 12:39

BrunoAlves Escreveu:Lá fora vês os operadores a cobrarem os seus postos, utilizadores com meia dúzia de cartões, etc, mas FUNCIONA.
Eu não tenho grandes ligações com outros países, mas em Espanha é evidente que não funciona. Esse é que é mesmo um país a duas velocidades!

Se tentarmos ir a Madrid, ou qualquer outro destino, verificamos rapidamente que o obstáculo não está em Portugal, está em Espanha. A partir do momento em que atravessamos a fronteira, acabou.

Tens um sistema estilo Mobi-e para a Catalunha, que é o mais elogiado pelos utilizadores em Espanha. Podes carregar em toda a Catalunha com o mesmo cartão! Fantástico!

De resto, tens um cartão para Sevilha... Aqui mais próximo, tens cidades como Huelva com PCNs onde só podem carregar carros com matrícula de Huelva! Depois há uns espertinhos a dizer que conseguem carregar com um cartão de Sevilha, mas não se livram de uma multa... E o estado, e qualidade dos postos rivaliza com os de Faro.

Os PCRs dais tais redes de operadores só encontras muito longe de Portugal... No Cantábrico, ou só para lá de Sevilha ou Madrid. Não dá para lá chegar.

Não se demonstra que um sistema desses leve a uma rede melhor que a que existe em Portugal. Antes, precisávamos mesmo era de uma rede europeia ou pelo menos para nós França/Espanha/Portugal...

Ando-me a sentir um pouco castrado nos passeios a Espanha...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Rede Ionity

Mensagem por migle » 10 fev 2018, 12:46

Ricardo Escreveu:interesse genuíno, verdadeiro, real em construir e manter PCRs, poderemos respirar de alivio.
Não estou convencido que o pagamento da electricidade nos PCRs seja suficiente para este interesse "genuíno, verdadeiro, real" (leia-se $$$).
Se é preciso investir umas boas dezenas de milhar de € (com obras) a meter e manter um PCR, a electricidade que se fornece também não é de borla... Quanto tempo é preciso para haver o retorno do investimento?

Acho que o interesse "genuíno, verdadeiro, real" poderia existir se o governo garantisse monopolios... Como acontece com as farmácias e, até há algum tempo, com os postos de gasolina... Mas isso também não parece boa ideia, nem realizável com electricidade... Bolas, qualquer um pode pedir um fornecimento em BTE e montar um PCR.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”