DECO - Pseudo-Estudo
- garzak
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DECO - Pseudo-Estudo
Isto pode parecer um pouco off-topic, mas pronto... eu gosto de dar a minha opinião! Já dizia o outro: "Quem quiser dá-la... dá-la!"
Já tive "n" discussões (mesmo com a própria DECO!) sobre como acho que deveria ser uma verdadeira Associação de Defesa do Consumidor, sendo que aquele modelo que é seguido em Portugal (o mesmo da Holanda!), não é de todo o que nos Defende na verdade! Na minha opinião, logo à partida, uma Associação de Defesa do Consumidor deveria ser tudo menos uma empresa privada! Fica assim, para bem da sua sobrevivência, sujeita a fazer acordos para fazer "pseudo-estudos" que beneficiam sempre alguém que não é o Consumidor!...
Bom, mas vamos ao que interessa! Depois de um "pseudo-teste", efectuado com o mesmo carro e mesmo percurso, aos diversos operadores de combustíveis fosseis, que revelou (pasmem-se!): que afinal os combustíveis são todos iguais! E eu aqui tenho dados estatísticos dos meus carros que revelam precisamente o contrário... mas isso são outras guerras! Eis que chega um "pseudo-estudo" que revela que afinal a "autonomia dos carros elétricos é inferior, em média, em 31% à publicitada pelas marcas"!
Ver aqui:
https://www.dinheirovivo.pt/economia/au ... rcas-deco/
Até aqui tudo bem... nada de novo... já todos sabemos, com exceção dos Consumidores menos informados! E é aqui o busílis da questão! Um Consumidor menos informado, ao ler este estudo da Associação que o Protege (ou deveria!), seguirá à risca o que ela lhe sugere!... Pois acontece é que esta Associação não lhes explica o porquê de as autonomias anunciadas não serem verdadeiramente as reais! Coloca de forma dissimulada que os fabricantes andam a enganar o Consumidor, quando nós sabemos bem que não é assim!... Os fabricantes fazem contas com base em modelos...
Acho bem que se moderem as expectativas relativamente à autonomia dos VEs dos consumidores menos informados, mas por favor expliquem o porquê disto acontecer! Mas, da forma apresentada, esta publicação cria maior desconfiança nos consumidores menos informados! Isto numa altura em que se tenta mudar a mentalidade das pessoas para um futuro mais eco-eficiente! Eu ainda não vi a DECO a publicar nenhum "pseudo-estudo" acerca dos consumos anunciados pelas marcas de carros a CI?! Todos sabemos que as estimativas aí também falham por uns 30 a 50%! E também sabemos que são "estimativas" com base em modelos matemáticos e que lhes faltas várias externalidades! Mas é assim... é uma estimativa! Ah... E porque será que a DECO não pública nada disso?! Porque será?!
Também é interessante ver que a Volkswagen é certeira nos cálculos!...
E é isto...achei que deveria dizer!
Já tive "n" discussões (mesmo com a própria DECO!) sobre como acho que deveria ser uma verdadeira Associação de Defesa do Consumidor, sendo que aquele modelo que é seguido em Portugal (o mesmo da Holanda!), não é de todo o que nos Defende na verdade! Na minha opinião, logo à partida, uma Associação de Defesa do Consumidor deveria ser tudo menos uma empresa privada! Fica assim, para bem da sua sobrevivência, sujeita a fazer acordos para fazer "pseudo-estudos" que beneficiam sempre alguém que não é o Consumidor!...
Bom, mas vamos ao que interessa! Depois de um "pseudo-teste", efectuado com o mesmo carro e mesmo percurso, aos diversos operadores de combustíveis fosseis, que revelou (pasmem-se!): que afinal os combustíveis são todos iguais! E eu aqui tenho dados estatísticos dos meus carros que revelam precisamente o contrário... mas isso são outras guerras! Eis que chega um "pseudo-estudo" que revela que afinal a "autonomia dos carros elétricos é inferior, em média, em 31% à publicitada pelas marcas"!
Ver aqui:
https://www.dinheirovivo.pt/economia/au ... rcas-deco/
Até aqui tudo bem... nada de novo... já todos sabemos, com exceção dos Consumidores menos informados! E é aqui o busílis da questão! Um Consumidor menos informado, ao ler este estudo da Associação que o Protege (ou deveria!), seguirá à risca o que ela lhe sugere!... Pois acontece é que esta Associação não lhes explica o porquê de as autonomias anunciadas não serem verdadeiramente as reais! Coloca de forma dissimulada que os fabricantes andam a enganar o Consumidor, quando nós sabemos bem que não é assim!... Os fabricantes fazem contas com base em modelos...
Acho bem que se moderem as expectativas relativamente à autonomia dos VEs dos consumidores menos informados, mas por favor expliquem o porquê disto acontecer! Mas, da forma apresentada, esta publicação cria maior desconfiança nos consumidores menos informados! Isto numa altura em que se tenta mudar a mentalidade das pessoas para um futuro mais eco-eficiente! Eu ainda não vi a DECO a publicar nenhum "pseudo-estudo" acerca dos consumos anunciados pelas marcas de carros a CI?! Todos sabemos que as estimativas aí também falham por uns 30 a 50%! E também sabemos que são "estimativas" com base em modelos matemáticos e que lhes faltas várias externalidades! Mas é assim... é uma estimativa! Ah... E porque será que a DECO não pública nada disso?! Porque será?!
Também é interessante ver que a Volkswagen é certeira nos cálculos!...
E é isto...achei que deveria dizer!
- BrunoAlves
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Re: DECO - Pseudo-Estudo
Esse artigo é bem feito para as marcas. Porque é verdadeiro na conclusão.
As autonomias anunciadas são mentirosas e não sou eu que obrigo a usarem o ciclo NEDC como referência.
O problema é que num VE a consequência é muito mais nefasta que num ICE. Se o novo Juke anunciar 3l/100km já toda a gente conta com 4-4,5 e não passa daí. Gastas mais (já contavas com isso) mas continuas a poder ir de Coimbra ao Algarve directo e ter gota para as voltas.
O Leaf anuncia 190km e faz 140 se tiveres juízo. Mas depois queres ir de Coimbra ao Algarve e tens de parar 5 vezes para carregar. Como é?
É bem feito
As autonomias anunciadas são mentirosas e não sou eu que obrigo a usarem o ciclo NEDC como referência.
O problema é que num VE a consequência é muito mais nefasta que num ICE. Se o novo Juke anunciar 3l/100km já toda a gente conta com 4-4,5 e não passa daí. Gastas mais (já contavas com isso) mas continuas a poder ir de Coimbra ao Algarve directo e ter gota para as voltas.
O Leaf anuncia 190km e faz 140 se tiveres juízo. Mas depois queres ir de Coimbra ao Algarve e tens de parar 5 vezes para carregar. Como é?
É bem feito
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- garzak
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Re: DECO - Pseudo-Estudo
Sim, mas é ai que quero chegar.
Faz sentido revelar esses valores, e é importante que os Consumidores saibam gerir as expectativas. Nesse ponto acho que está muito bem.
O que acho é que deveriam explicar o porquê das discrepâncias, pois como está, leva a que os "haters" ainda batem mais no ceguinho ... ou como quem diz: "ah e tal, até a DECO diz que os fabricantes andam a enganar a malta! eu não me meto num EV enquanto a TESLA não botar cá pra fora o de 1000km!"
PS: isto agora, foi escrito assim de forma mais leve e na desportiva
Faz sentido revelar esses valores, e é importante que os Consumidores saibam gerir as expectativas. Nesse ponto acho que está muito bem.
O que acho é que deveriam explicar o porquê das discrepâncias, pois como está, leva a que os "haters" ainda batem mais no ceguinho ... ou como quem diz: "ah e tal, até a DECO diz que os fabricantes andam a enganar a malta! eu não me meto num EV enquanto a TESLA não botar cá pra fora o de 1000km!"
PS: isto agora, foi escrito assim de forma mais leve e na desportiva
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Re: DECO - Pseudo-Estudo
Algo está muito errado naquelas contas..
Então a Deco faz 145km no i3 e e-golf nas versões de 30kwh de baterias e depois faz 155km no Leaf de 24kwh????
Impossível...
Então a Deco faz 145km no i3 e e-golf nas versões de 30kwh de baterias e depois faz 155km no Leaf de 24kwh????
Impossível...
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km
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Re: DECO - Pseudo-Estudo
por duas vezes fiz aquisição de equipamento recomendado pela DECO como Escolha Acertada: lixei-me; podiam ser a escolha acertada mas a fiabilidade era péssima, depois de passar o tempo de garantia os equipamentos pifaram, bela treta;
noutra situação recorri à DECO para resolver um problema com um fornecedor de serviços, eu sabia que tinha razao, a DECO lavou as mãos ao assunto, serviu zero;
a DECO para sobreviver usa(va?) as técnicas e tácticas de publicidade enganosa que recrimina nos outros, os brindes que usa(va?) para promover as assinaturas eram tudo menos o que anunciavam, não sei se acabaram com essa prática, eu acabei com a minha assinatura da DECO;
vou ler esse estudo, estou curioso
noutra situação recorri à DECO para resolver um problema com um fornecedor de serviços, eu sabia que tinha razao, a DECO lavou as mãos ao assunto, serviu zero;
a DECO para sobreviver usa(va?) as técnicas e tácticas de publicidade enganosa que recrimina nos outros, os brindes que usa(va?) para promover as assinaturas eram tudo menos o que anunciavam, não sei se acabaram com essa prática, eu acabei com a minha assinatura da DECO;
vou ler esse estudo, estou curioso
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Re: DECO - Pseudo-Estudo
O Model S, os valores são para que versão?
60, 70, 75, 85, 90 ou 100? D ou não D? Para a deco deve ser tudo o mesmo. Está bem que não estou a pagar para ler, mas mesmo no texto genérico deviam indicar alguma coisa... Logo aqui já vai mal...
60, 70, 75, 85, 90 ou 100? D ou não D? Para a deco deve ser tudo o mesmo. Está bem que não estou a pagar para ler, mas mesmo no texto genérico deviam indicar alguma coisa... Logo aqui já vai mal...
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Re: DECO - Pseudo-Estudo
Já há uns bons 10 anos que me cansei desses pseudo-testes: sempre que incidiam em algo que eu conhecia/dominava, percebia-se que eram de uma superficialidade atroz, e no fim ganha o mais barato...já não me têm a contribuir para isto.
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- Proprietário Leaf
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Re: DECO - Pseudo-Estudo
A DEco hoje respondeu-me no FB...sem intenções de pensar melhor no assunto.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
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Ion
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Re: DECO - Pseudo-Estudo
Posso comentar algo que para nós é óbvio? Então o i3 que eles testaram fez menos de 150 km com 33 kWh?! Gastou 22 kW aos 100? Andaram no autodromo do Estoril ou no de Portimão? Levaram um Tesla a reboque?
Eu tenho um i3 com REx (que até gasta um pouco mais do que o i3 sem REx) e nunca fiz médias dessas! Todos os dias a andar em autoestrada e mesmo assim faço médias de 14 kW aos 100.
Se gastasse 20 kW aos 100 não conseguia chegar a casa, até porque o meu i3 já leva pouco mais de 15 kWh de carga completa (e eu faço 100 km por dia/carga, a maior parte em autoestrada).
Ainda por cima nem dão informações concretas de quais as condições dos testes. Estava frio? A estrada era boa ou foi num banco de ensaio? Foi a subir a Serra da Estrela? Lá dentro transportavam 4 gordos de 150 kilos cada e um São Bernardo na bagageira? Ignoraram por completo o modo eco e usaram só o modo conforto e com o AC virado para os trópicos?
Este teste é tão verdadeiro como o do ciclo NEDC. Mentir para combater sei lá o quê, não me parece a melhor forma de ganharem "clientes". Já arranjar inimigos nos utilizadores do futuro (e do presente) parece-me um óbvio tiro nos pés.
Bem, que sejam felizes assim... (Duvido que consigam).
Eu tenho um i3 com REx (que até gasta um pouco mais do que o i3 sem REx) e nunca fiz médias dessas! Todos os dias a andar em autoestrada e mesmo assim faço médias de 14 kW aos 100.
Se gastasse 20 kW aos 100 não conseguia chegar a casa, até porque o meu i3 já leva pouco mais de 15 kWh de carga completa (e eu faço 100 km por dia/carga, a maior parte em autoestrada).
Ainda por cima nem dão informações concretas de quais as condições dos testes. Estava frio? A estrada era boa ou foi num banco de ensaio? Foi a subir a Serra da Estrela? Lá dentro transportavam 4 gordos de 150 kilos cada e um São Bernardo na bagageira? Ignoraram por completo o modo eco e usaram só o modo conforto e com o AC virado para os trópicos?
Este teste é tão verdadeiro como o do ciclo NEDC. Mentir para combater sei lá o quê, não me parece a melhor forma de ganharem "clientes". Já arranjar inimigos nos utilizadores do futuro (e do presente) parece-me um óbvio tiro nos pés.
Bem, que sejam felizes assim... (Duvido que consigam).
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.
- garzak
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Re: DECO - Pseudo-Estudo
Então? Qual a questão e o que responderam?Orlando Escreveu:A DEco hoje respondeu-me no FB...sem intenções de pensar melhor no assunto.