Instalar tomada em garagem de condomínio

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Instalar tomada em garagem de condomínio

Mensagem por plpepapf » 13 dez 2017, 12:48

Olá a todos!

Ainda não comprei o meu Leaf, mas ando a pensar nos passos a dar assim que o tenha...

A garagem onde vai estar estacionado é comum do condomínio, com lugares individuais mas abertos (sem box).

Tenho uma dúvida que talvez alguém me consiga ajudar a esclarecer, que tipo de interação deve existir com a administração do condomínio?
É preciso pedido de autorização? Basta comunicar? Ou nem é preciso, basta instalar?
Alguém sabe que legislação é que regula este assunto?

Obrigado pelas dicas
Pedro.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Instalar tomada em garagem de condomínio

Mensagem por BrunoAlves » 13 dez 2017, 13:03

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Instalar tomada em garagem de condomínio

Mensagem por cacoila » 13 dez 2017, 16:08

Dá uma vista de olhos neste tópico, fala-se lá de muita coisa mas entre elas está essa questão:

viewtopic.php?f=9&t=6928

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Instalar tomada em garagem de condomínio

Mensagem por plpepapf » 13 dez 2017, 18:39

Obrigado!

Face ao que li nesses links e pegando na minuta da uve, parece-me de fazer as seguintes alterações para o meu caso concreto e outros similares:

Na minuta diz:
"ligação do mesmo no quadro do piso Clique aqui para introduzir texto. do estacionamento/de serviços comuns do edifício."
A ligação é para ser feita ao quadro da minha casa, nomeadamente através da ligação da arrecadação, no mesmo piso do estacionamento. Ou seja não é para ligar a nenhum quadro comum do condomínio. Vou alterar para "ligação do mesmo no quadro da minha fração."

"Para efeitos de contabilização do respetivo consumo proponho a instalação de um dispositivo de contagem de energia elétrica para permitir aferir o valor despendido mensalmente com o carregamento."
Visto que pretendo ligar ao meu quadro, não faz sentido um dispositivo de contagem da energia utilizada (só se for em minha casa :) ). Vou retirar esta parte.

Obrigado pelas ajudas!
Pedro.

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Instalar tomada em garagem de condomínio

Mensagem por cacoila » 14 dez 2017, 10:58

Nesse caso estás à vontade, se é para ligar ao teu quadro não tem por onde pegar. Comunica, com as alterações que indicas, e manda instalar, tão simples quanto isso...

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Instalar tomada em garagem de condomínio

Mensagem por plpepapf » 14 dez 2017, 11:54

Deixo aqui a versão "final" da carta à administração de condomínio, para quem possa precisar de inspiração...

"
Venho pela presente, na qualidade de condómino do andar (preencher andar) do edifício sito na (preencher a rua) em (preencher cidade), informar a administração do condomínio da minha intenção em instalar uma tomada para carregamento de veículo elétrico no lugar de parqueamento (preencher o número) associado à minha fração.

A instalação será realizada por entidade habilitada para o efeito, de acordo com as regras técnicas e legislação em vigor, garantindo a efetiva segurança e proteção de pessoas e bens quer durante a instalação quer em funcionamento.

Solicito por isso à administração do condomínio a autorização para a instalação da referida tomada de carregamento, que será ligada ao quadro da minha fração.
"

Obrigado mais uma vez pelas ajudas, quando se tem dúvidas, mesmo básicas às vezes, ajuda muito quem já passou pelas coisas ;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Instalar tomada em garagem de condomínio

Mensagem por mjr » 14 dez 2017, 14:54

De acordo com o disposto no artigo 29º do decreto-lei 90/2014 solicito à administração do condomínio a devida autorização para a instalação referido posto de carregamento, bem como para a ligação do mesmo no quadro do piso Clique aqui para introduzir texto. do estacionamento/de serviços comuns do edifício.
Penso ser importante mencionar o decreto lei, para tornar a coisa mais oficial.

Talvez com esta redação:

"De acordo com o disposto no artigo 29º do decreto-lei 90/2014 solicito à administração do condomínio a devida autorização para a instalação referido posto de carregamento, bem como para a ligação do mesmo ao quadro elétrico da minha fração."
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”