Qual tomada para garagem em condomínio?

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por migle » 11 fev 2018, 10:48

plpepapf Escreveu:Visto que o disjuntor é de 16, o cabo deverá ter secção insuficiente para carregar o carro, certo?

Se for o caso, preciso mesmo então de passar um novo desde o quadro até à garagem :(
Lamento ter introduzido mais dúvidas do que pensava que ia resolver. Eu pensei que um circuito com tomadas Schuko tinha obrigatoriamente disjuntor de 20A e isso resolvia a questão.

Com um disjuntor de 16A dá pelo menos para uma tomada Schuko. Isto tem sempre em conta uns coeficientes de utilização... Com várias tomadas, tem de ser superior.

O problema é que acho que é possível meter fio de 1,5mm2 num circuito protegido por um disjuntor de 16A. E se bem que eu ache que numa tomada Schuko correcta dá sempre para meter o sabonete de 10A, não sendo eu electricista, jamais aconselharia ao contrário do que os outros estão a dizer.

Por isso, o melhor é mesmo desaparafusar o quadro e por trás dos disjuntores medir a secção do fio com o tal do paquímetro.
plpepapf Escreveu:como é que consigo determinar que o circuito é só para a garagem?
É mesmo o que estavas a imaginar: desligas o disjuntor e vês onde é que deixou de haver luz, testas as tomadas com um busca-polos.

Acho que sim, temos mesmo de chamar um electricista.
Não há que fazer poupanças aqui, vamos puxar a instalação eléctrica ao máximo habitual numa habitação.

Com disjuntores de 16A, acho que todo o teu quadro precisa de uma revisão.

Depois, os vários disjuntores estão ligados a um ou vários (três é frequente) diferenciais de protecção e por sua vez estes é que estão ligados ao corte geral da casa.

Se tens disjuntores de 16A, se calhar tens um diferencial de protecção de 20A... O ideal é ter três de 40A. Assim, um dia que precises de mudar para trifásico está tudo pronto.

Mas para já, por exemplo ter um dos diferenciais dedicado só para a garagem é boa ideia. Assim terias 40A dedicados desde a entrada da casa só para a garagem, o que te permitiria instalar um EVSE de 7,4kW. A partir daí, quem precisa de Mobi.E?

EDIT: Para já, mesmo com 20A, convém que o disjuntor da garagem seja o único no diferencial de protecção de 20A.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por RJSC » 11 fev 2018, 12:36

O quadro está bem dimensionado.
Os disjuntores com curva de disparo tipo C (é por isso que têm marcado C16) só atuam com com excesso de corrente entre 1.2 a 1.5 vezes o que está marcado, logo um disjuntor de 16A só dispara a partir de 19.2A e só tens garantias que todos de um lote disparem com 24A.
Por isso é que são colocados a proteger cabos de 2.5mm2.
Os cabos de 1.5mm2 levam disjuntores de 10A.
Mas de qualquer maneira, a não ser que seja um carro que só consegue carregar a 16A, se fosse eu substituía o cabo que vai para a garagem por 4mm2 ou 6mm2 para poder carregar mais rapidamente se necessário.
Nesse caso como existe conduta é um trabalho simples, é amarrar o novo cabo ao que existe e começar a puxar.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por migle » 11 fev 2018, 13:27

Obrigado pela informação também. C16 implica 2,5mm então.

Neste caso, só vale a pena chamar um eletricista se for para usar o carregador de 6,6kW em pleno.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por plpepapf » 27 fev 2018, 14:06

Obrigado mais uma vez, vou aprendendo umas coisas, com algumas limitações básicas ;)

Acho que daqui já não passo sem ajuda profissional...

Alguém aconselha um electricista na zona de Lx que tenha experiência na instalação de carregadores?

Obrigado!

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por migle » 27 fev 2018, 14:51

Conheces o fórum Prius-PT?
O administrador do fórum, que é o João Prates, montou uma empresa que monta instalações solares e isso também que é a Ecowatt (Disclaimer: eu não tenho qualquer ligação, e apenas vi o João Prates uma vez. Não sei se os moderadores vão considerar este post apropriado).

Mas tinhas chegado à conclusão que o circuito que vai para a garagem está protegido por um disjuntor C16 e portanto dá para o sabonete, se é para montar uma tomada Schuko, qualquer pessoa o faz.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por plpepapf » 27 fev 2018, 15:50

Obrigado mais uma vez!
migle Escreveu:Mas tinhas chegado à conclusão que o circuito que vai para a garagem está protegido por um disjuntor C16 e portanto dá para o sabonete, se é para montar uma tomada Schuko, qualquer pessoa o faz.
Certo, mas o objetivo é perceber qual a diferença (em €) entre:
1. colocar apenas um cabo de 2,5 a partir da arrecadação e a tomada schuko
2. colocar um cabo de 6 (ou 10) a partir de casa e a tomada schuko

Se a instalação do 2 não for muito mais cara do que a 1, prefiro por já o cabo "definitivo". Às vezes o maior custo é que as pessoas vão lá ao sitio, depois a diferença do trabalho propriamente dito pode não ser assim muito grande... e pelo que tenho visto o preço do cabo também não deve ser o determinante.

Vou falar hoje com um electricista que me lembrei à pouco (que trata do condomínio, e "já conhece os cantos à casa"), logo vejo os próximos passos ;)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por migle » 27 fev 2018, 15:57

Pois é, a chamar alguém, mais vale que seja para fazer uma coisa para ficar. Neste caso, com fio de 6 ou 10, não é para colocar uma tomada Shuko, mas sim uma tomada IEC 60309 monofasica de 32A. Essa permitirá ligar um EVSE portátil de 32A (7,2kW) e carregar ao máximo do OBC do Leaf (6,6kW).

Ou então, em vez da tomada, um EVSE fixo de 32A. Perde-se a flexibilidade de o usar fora de casa, porém a tomada Mennekes oferece mais segurança do que qualquer tomada IEC 60309 (pensar meninos a bisbilhotar). Na tomada Mennekes só passa corrente se estiver ligada ao carro.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por plpepapf » 27 fev 2018, 16:34

migle Escreveu:Pois é, a chamar alguém, mais vale que seja para fazer uma coisa para ficar. Neste caso, com fio de 6 ou 10, não é para colocar uma tomada Shuko, mas sim uma tomada IEC 60309 monofasica de 32A. Essa permitirá ligar um EVSE portátil de 32A (7,2kW) e carregar ao máximo do OBC do Leaf (6,6kW).

Ou então, em vez da tomada, um EVSE fixo de 32A. Perde-se a flexibilidade de o usar fora de casa, porém a tomada Mennekes oferece mais segurança do que qualquer tomada IEC 60309 (pensar meninos a bisbilhotar). Na tomada Mennekes só passa corrente se estiver ligada ao carro.
Mas também posso colocar só tomada schuko para já, certo?
A ideia neste momento é:
Para além do cabo, que pode ser:
. Até ao local do carro, colocar, das duas uma, ou um cabo de 2,5 a partir da arrecadação OU um cabo de 6 (ou 10) a partir de casa
Depois junto ao carro, colocar
. Uma caixa com chave, qq coisa deste género: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 42920.aspx
. Uma tomada schuko lá dentro, com um interruptor/disjuntor a montante.
. Lá dentro também, ligado à tomada, em quase permanência, ficaria para já o EVSE da Nissan (vulgo sabonete).
. Só o cabo que sai do sabonete e a tomada de ligar ao carro (Type1) é que ficavam "de fora" da caixa, com algum tipo de enrolador ao lado, tipo este: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 05952.aspx

Neste momento é este o plano, mas os planos são para alterar quando necessário :)
Obrigado!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por BrunoAlves » 27 fev 2018, 16:35

Coloca uma schuko E uma CEE32. A diferença de custo é marginal (tomada e mais um disjuntor) e fica feito
viewtopic.php?f=56&t=5173&start=20#p71886
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por migle » 27 fev 2018, 16:41

Parece um plano óptimo. Mas para os imprevistos, nada como poder carregar em casa a 6,6kW (ou 3,6kW, mas quanto mais rápido...).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”