Qual tomada para garagem em condomínio?

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por plpepapf » 13 dez 2017, 19:03

Olá a todos mais uma vez!

Como indiquei noutro tópico, ainda não comprei o meu Leaf, mas ando a pensar nos passos a dar assim que o tenha, ou que o reserve...
A garagem onde vai estar estacionado é comum do condomínio, com lugares individuais mas abertos (sem box).

Estou na dúvida qual o tipo de tomada a instalar.
O carro vai ficar estacionado todos os dias entre as 19 e as 7 do dia seguinte, com uma utilização habitual no dia a dia de no máximo 50kms.

Não percebo ainda muito deste tema, mas em termos de capacidade de carga, parece-me suficiente o carregador de tomada caseira que vem com o carro, pelo que apenas precisaria de uma tomada "simples" tipo caseira, schuko, certo?

No entanto, "preocupa-me" a utilização abusiva, bem como (ou especialmente) a possibilidade de alguém desligar o carro durante a noite.

Encontrei uma caixa que me parece ter precisamente esse objetivo, com chave para fechar e que "prende" a tomada lá dentro - https://www.efimarket.pt/ponto-de-recar ... nte-lugkey

Alguém tem experiência com caixas deste tipo ou similar? Alguma sugestão melhor ou razão pela qual não seja aconselhável?

Obrigado.
Pedro.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por RJSC » 13 dez 2017, 22:58

:shock: 160€ por uma caixa com uma fechadura e 2 tomadas schuko... É produto de luxo.
Dá para bricolar uma coisa a metade ou um quarto do preço comprando uma caixa genérica com porta e chave e fazendo uma ranhura no fundo para sair o cabo do EVSE.
Para prevenir apenas a utilização abusiva quando não está a carregar basta uma tomada normal e um disjuntor no quadro de casa. Quando estacionar, liga o carro, e depois em casa liga o disjuntor. Quando sair de casa desliga o disjuntor e a tomada fica sem energia.

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por plpepapf » 14 dez 2017, 08:03

Obrigado pela ajuda.
De facto também acho caro para uma caixa, mas não encontro mais nenhum sistema desse género...
O fazer eu, não sei se é possível para uma instalação deste género, que é num espaço comum e tem de seguir regras estritas.

A ideia do disjuntor é sempre possível, mas procuro uma alternativa mais prática, para não ter de voltar todos os dias a casa por me ter esquecido de o desligar ;)

Agradeço mais ideias!

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por RJSC » 14 dez 2017, 09:59

O MRider tem uma caixa "Do It Yourself". Está aqui uma foto do diário de bordo dele:
Imagem
Talvez ele possa dar mais uns detalhes.

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por cacoila » 14 dez 2017, 10:29

Eu meti uma tomada CEE azul, não é infalível mas ninguém se dá ao trabalho de ter um adaptador para aspirar o carro ou coisa do género quando há outras tomadas normais espalhadas pela garagem... E mesmo que se dê ao trabalho, dou de barato o preço de uma aspiradela do carro do vizinho de vez em quando, se o apanhasse a fazê-lo só lhe abria a porta do meu para ele aspirar também... :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por Apr » 15 dez 2017, 00:02

Convem ser uma caixa com porta e fechadura e se possivel suficientemente grande para meter o evse lá dentro. Uma coisa discreta evita olhares mais curiosos. A minha caixa é uma ATI comprada no Leroy, cabe la o evse original e tem chave no entanto como esta na rua ja esta muito amarela quaquer dia tem que ser substituida.

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por plpepapf » 05 fev 2018, 19:31

lamento não ter dado feedback mais cedo, mas muito obrigado pelas dicas!

Vamos estando mais próximos de ter um Leaf e continuamos a pensar na melhor forma de o carregar na garagem comum.
Vivemos num 4º andar e o estacionamento é no -2. Perto do lugar de garagem (aprox 20 metros) temos a arrecadação cuja eletricidade vem a partir do quadro de nossa casa.

Possibilidades que identificámos:
1. Passar um cabo a partir da arrecadação e instalar uma tomada schuko junto ao carro dentro de uma caixa com fechadura, a inventar/comprar;
2. Passar um cabo (maior secção?) novo, a partir de casa, com um novo disjuntor, que permita a instalação futura de um carregador mais potente, caso venhamos a precisar, mas que neste momento ligaria na mesma a uma tomada schuko com a tal caixa.

O prédio tem coluna técnica, por onde penso que seja "fácil" passar o cabo, a diferença principal seria o disjuntor extra e o tipo de cabo que deve ser mais caro. E como seria preciso mexer no quadro, será que era preciso pedir alguma certificação da instalação?

Confesso que estou mais inclinado a começar pela hipótese 1 pela facilidade e preço expectável, no entanto, se a diferença de preço fosse pequena preferia colocar já um cabo dedicado.

Quanto poderia custar cada uma destas hipóteses?
Finalmente, alguém conhece/aconselha um eletricista de confiança que possa fazer um destes trabalhos em Lisboa?

Obrigado mais uma vez!
Pedro.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por BrunoAlves » 05 fev 2018, 19:37

Eu também iria por aí. Convém só verificar qual a secção do cabo existente até essa arrecadação. Mínimo 2,5mm^2 não menos.

Passar um cabo novo pode ser muito complicado. Por um lado, como é que levarias o cabo do quadro do apartamento até à coluna do prédio? Essa é a questão mais prática da coisa, a outra seria poderes mexer na coluna montante do prédio. Não digo que não seja possível, mas convém ter a certeza.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por plpepapf » 05 fev 2018, 19:50

BrunoAlves Escreveu:...Convém só verificar qual a secção do cabo existente até essa arrecadação. Mínimo 2,5mm^2 não menos.
Obrigado Bruno!

Mesmo para carregar só com o EVSE (vulgo sabonete) que vem com o carro?

Para carregar com esse EVSE é que eu estava a contar não ser preciso alterar nada... ups?

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Qual tomada para garagem em condomínio?

Mensagem por Gameiro101 » 05 fev 2018, 20:13

Devido a estar muita hora seguido, terá de ser no mínimo dos mínimos de 2,5mm.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”