Opinião sobre compra de Leaf

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
okcomputer
Mensagens: 33
Registado: 15 out 2017, 15:53
Data de fabrico: 08 jan 2011

Opinião sobre compra de Leaf

Mensagem por okcomputer » 31 dez 2017, 19:21

Olá

A minha experência com carros eléctrico é 0.

A minha mãe para o ano quer comprar um carro novo, para substituir o actual, que é um corolla 1.6 de 2002 e tem 115 mil kms.
Faz praticamente só cidade, 1 vez por ano faz uma viagem maior só para "desentupir" os canos .

Eu pensei no novo Leaf, mas a minha dúvida é se para uma pessoa com 73 anos, um eléctrico é um carro ideal.
Tenho ideia que um eléctrico requer alguns cuidados com o carregamento da bateria, etc

Ou será que um hibrido seria melhor para ela uma vez que era só preciso ir colocar gasolina e não teria tantos cuidados com a autonomia.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Opinião sobre compra de Leaf

Mensagem por BrunoAlves » 31 dez 2017, 22:14

Depende do investimento que se propunham a fazer...
Para esses km (115k em 15 anos) eu sugeria um VE usado, mesmo que ela não mime a bateria vai dar sempre.

Em relação à condução, é só bestial. Sem mudanças, binário total à velocidade 0, bestial
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Opinião sobre compra de Leaf

Mensagem por cfvp » 01 jan 2018, 01:22

Olá,

Eu ainda não tenho um carro eléctrico, nem conduzi nenhum, mas estou a pensar nisso. No entanto posso dar-lhe uma opinião teórica com base naquilo que já sei.

Como o BrunoAlves disse, em primeiro é preciso saber o investimento que pretendem fazer. Neste momento o custo inicial é um bocado superior, pelo menos para um carro novo, mas depois ao longo dos anos vai-se recuperando o investimento, visto que carregar um carro eléctrico geralmente é mais barato que meter gasolina ou até gasóleo. Esta diferença de preço nos consumos pode facilmente chegar a ser 2x menor ou até mais, ainda para mais se for em cidade. Além disso os eléctricos têm alguns benefícios fiscais, como não pagar o IUC e ISV, assim como um menor custo de manutenção.
Alternativamente ao carro novo, como BrunoAlves sugeriu, pode sempre adquirir um usado, que já se encontram a um preço acessível, tipo €15k ou até menos.

Outro aspecto que no seu caso em particular pode ser importante é saber se tem garagem para poder carregar o veículo?
É que se não tiver pode ser complicado depois encontrar um posto de carregamento público. Isto porque a rede pública está uma lástima e não se sabe ao certo quando ou se algum dia estará a funcionar em plenas condições.
Eu pessoalmente não tenho garagem, mas estou disposto a cometer alguns sacrifícios caso seja necessário. No seu caso penso que a sua mãe não se estará para incomodar muito com estas inconveniências associadas à mobilidade eléctrica. Por isso não recomendaria para já um eléctrico. No entanto, se por outro lado tiver garagem e puder carregar o carro lá sem problemas, então é o ideal, porque pode sair de casa sempre com o "tanque" cheio. E isto leva-me ao aspecto seguinte: a autonomia.

Quanto à autonomia, que também é preciso ter em conta, usando o valor que deu e fazendo uma média por dia, dá uns 21km, é +- isto que a sua mãe faz por dia?
Se for então não há problema. Segundo os testes da EPA (que andam perto da autonomia real, ao contrário dos testes NEDC), por exemplo, o Nissan Leaf com a bateria 24kwh dá para uns 135km. Este valor pode baixar dependendo de vários factores, como o tempo de uso (degradação ao longo dos anos), condições climatéricas (com temperaturas baixas a autonomia baixa sempre um bocado) e utilização dada ao veículo (maior velocidade aumenta o consumo). Contudo mesmo tendo estes factores em conta, para fazer 21km dá perfeitamente.

Por fim, volto a frisar, que a condução será mais simples, visto que não tem mudanças, é só uma para andar para frente e outra para trás. O que para alguém com a idade da sua mãe pode ser vantajoso.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

okcomputer
Mensagens: 33
Registado: 15 out 2017, 15:53
Data de fabrico: 08 jan 2011

Re: Opinião sobre compra de Leaf

Mensagem por okcomputer » 01 jan 2018, 11:32

BrunoAlves Escreveu:Depende do investimento que se propunham a fazer...
Para esses km (115k em 15 anos) eu sugeria um VE usado, mesmo que ela não mime a bateria vai dar sempre.

Em relação à condução, é só bestial. Sem mudanças, binário total à velocidade 0, bestial
Vai ser 0 kms porque vai ser comprado sem ISV (que no caso dos electricos não t~em) nem IVA devido ao meu pai ser deficiente.

okcomputer
Mensagens: 33
Registado: 15 out 2017, 15:53
Data de fabrico: 08 jan 2011

Re: Opinião sobre compra de Leaf

Mensagem por okcomputer » 01 jan 2018, 11:40

cfvp Escreveu:Olá,

Eu ainda não tenho um carro eléctrico, nem conduzi nenhum, mas estou a pensar nisso. No entanto posso dar-lhe uma opinião teórica com base naquilo que já sei.

Como o BrunoAlves disse, em primeiro é preciso saber o investimento que pretendem fazer. Neste momento o custo inicial é um bocado superior, pelo menos para um carro novo, mas depois ao longo dos anos vai-se recuperando o investimento, visto que carregar um carro eléctrico geralmente é mais barato que meter gasolina ou até gasóleo. Esta diferença de preço nos consumos pode facilmente chegar a ser 2x menor ou até mais, ainda para mais se for em cidade. Além disso os eléctricos têm alguns benefícios fiscais, como não pagar o IUC e ISV, assim como um menor custo de manutenção.
Alternativamente ao carro novo, como BrunoAlves sugeriu, pode sempre adquirir um usado, que já se encontram a um preço acessível, tipo €15k ou até menos.

Outro aspecto que no seu caso em particular pode ser importante é saber se tem garagem para poder carregar o veículo?
É que se não tiver pode ser complicado depois encontrar um posto de carregamento público. Isto porque a rede pública está uma lástima e não se sabe ao certo quando ou se algum dia estará a funcionar em plenas condições.
Eu pessoalmente não tenho garagem, mas estou disposto a cometer alguns sacrifícios caso seja necessário. No seu caso penso que a sua mãe não se estará para incomodar muito com estas inconveniências associadas à mobilidade eléctrica. Por isso não recomendaria para já um eléctrico. No entanto, se por outro lado tiver garagem e puder carregar o carro lá sem problemas, então é o ideal, porque pode sair de casa sempre com o "tanque" cheio. E isto leva-me ao aspecto seguinte: a autonomia.

Quanto à autonomia, que também é preciso ter em conta, usando o valor que deu e fazendo uma média por dia, dá uns 21km, é +- isto que a sua mãe faz por dia?
Se for então não há problema. Segundo os testes da EPA (que andam perto da autonomia real, ao contrário dos testes NEDC), por exemplo, o Nissan Leaf com a bateria 24kwh dá para uns 135km. Este valor pode baixar dependendo de vários factores, como o tempo de uso (degradação ao longo dos anos), condições climatéricas (com temperaturas baixas a autonomia baixa sempre um bocado) e utilização dada ao veículo (maior velocidade aumenta o consumo). Contudo mesmo tendo estes factores em conta, para fazer 21km dá perfeitamente.

Por fim, volto a frisar, que a condução será mais simples, visto que não tem mudanças, é só uma para andar para frente e outra para trás. O que para alguém com a idade da sua mãe pode ser vantajoso.
Como disse em cima, o carro vai ser mesmo 0 kms.

Ela fez o test drive ao auris hibrido e adorou o facto de não ter mudanças. ela disse que parecia os carrinhos de choque por ser só acelerar :mrgreen:

A média de kms é baixa, no entanto nos últimos 2 anos tem feito uma media de 10 mil kms ano quando antes eram uns 5 ou 6 mil por ano.

Não tem garagem mas tem um telheiro que é onde o carro prenoita.. e por acaso nesse telheiro tem uma tomada eléctrica com disjuntor pois na altura que se fez umas obras eu pedi para colocarem para ligar máquina de relva etc.

Eu falei-lhe no eléctrico mas ela não percebe nada disso e disse, e se ficar se falhar a luz? Eu disse-lhe que o carro tem autonomia para não ser necessário carregar todos os dias, e nos dias de hoje não vai falar luz uma semana 8-)

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Opinião sobre compra de Leaf

Mensagem por LuisG » 01 jan 2018, 13:53

Nesse caso o elétrico é perfeito!
Se gostou do yaris híbrido então quando testar 100% elétrico concerteza vai apaixonar-se 8-)
Tente um test drive, não há nada melhor
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Opinião sobre compra de Leaf

Mensagem por cfvp » 01 jan 2018, 14:17

okcomputer Escreveu: Como disse em cima, o carro vai ser mesmo 0 kms.

Ela fez o test drive ao auris hibrido e adorou o facto de não ter mudanças. ela disse que parecia os carrinhos de choque por ser só acelerar :mrgreen:

A média de kms é baixa, no entanto nos últimos 2 anos tem feito uma media de 10 mil kms ano quando antes eram uns 5 ou 6 mil por ano.

Não tem garagem mas tem um telheiro que é onde o carro prenoita.. e por acaso nesse telheiro tem uma tomada eléctrica com disjuntor pois na altura que se fez umas obras eu pedi para colocarem para ligar máquina de relva etc.

Eu falei-lhe no eléctrico mas ela não percebe nada disso e disse, e se ficar se falhar a luz? Eu disse-lhe que o carro tem autonomia para não ser necessário carregar todos os dias, e nos dias de hoje não vai falar luz uma semana 8-)
Pois, eu já previa que fosse apreciar o facto de não ter mudanças. Aposto que muita gente iria preferir carros sem mudanças, depois de ultrapassarem a estranheza inicial.

Ok, se por dia faz +- 27km e depois em casa pode carregar então não vejo razão para não optar por um eléctrico. Vai ter as vantagens já mencionadas assim como contribuir para um ambiente mais limpo. Talvez o único pequeno problema serão essas viagens maiores anuais, que são quantos km?
De qualquer forma não me parece ser motivo para não ir para um eléctrico. Em último caso pode sempre alugar um carro a combustão para essas viagens caso o eléctrico não seja suficiente.

Quanto ao faltar a luz pode acontecer claro, mas numa cidade é difícil, especialmente por longos períodos de tempo. No entanto, não sei como é na sua zona, até pode ocorrer com alguma frequência, mas penso que não. Porém é como diz, não vai ser preciso carregar o carro todos os dias. Além de que se ficar sem luz durante muito tempo o carro não vai ser o único problema.
Ainda assim estar dependente da electricidade para carro ou outro aparelho electrónico qualquer pode até ser um factor positivo, porque em certos casos pode instalar painéis fotovoltaicos em casa e ser autossustentável, mas se a gasolina esgotar o que pode fazer? :)
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Opinião sobre compra de Leaf

Mensagem por Fil » 01 jan 2018, 14:44

Se faltar a electricidade também não abastece dos outros combustíveis;)

okcomputer
Mensagens: 33
Registado: 15 out 2017, 15:53
Data de fabrico: 08 jan 2011

Re: Opinião sobre compra de Leaf

Mensagem por okcomputer » 01 jan 2018, 16:01

A viagem anual, não será problema porque o meu irmão é que costuma levar o carro dele por ser maior mas ás vezes levava o da minha mãe só para limpar os canos. Ela não gosta muito de ir a conduzir muitas horas..

Quando digo viagens longa seria ir de Cascais a Vilamoura ou de cascais a Viana do Castelo..

Já existem leaf2 para test drive?

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Opinião sobre compra de Leaf

Mensagem por cfvp » 01 jan 2018, 17:08

okcomputer Escreveu:A viagem anual, não será problema porque o meu irmão é que costuma levar o carro dele por ser maior mas ás vezes levava o da minha mãe só para limpar os canos. Ela não gosta muito de ir a conduzir muitas horas..

Quando digo viagens longa seria ir de Cascais a Vilamoura ou de cascais a Viana do Castelo..

Já existem leaf2 para test drive?
Ok, melhor ainda. Mesmo que fosse preciso levar o carro, muito provavelmente conseguiria safar-se com um eléctrico, só que não seria tão conveniente como um a combustão neste momento.

Eu também ando de olho no Leaf 2.0 e que eu saiba ainda não é possível fazer um test drive. No entanto pode ir ver o carro ao vivo num dos concessionários em que irá estar nas próximas semanas. Pode consultar os locais e as datas aqui: viewtopic.php?p=99834#p99834
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”