Página 1 de 3

Melhor tratamento para a bateria

Enviado: 12 jan 2018, 16:03
por civic
Como devem saber estou à espera do novo LEAF, a minha duvida prende-se principalmente em ter uma ideia de qual a forma de melhor tratar a bateria, ou seja, faço cerca de 40 kms/dia, quando devo carregar? Acham que devo carregar todos os dias mantendo sempre a bateria acima dos 90% +/-, ou devo deixar andar até um valor mínimo? Eu tenho ideia que devo colocar um valor para a recarga, tipo, ao chegar aos 100 kms de autonomia voltar a carregar, que dizem?

Re: Melhor tratamento para a bateria

Enviado: 12 jan 2018, 16:18
por mjr
Regra geral as baterias não gostam de ciclos profundos nem de estar em estados de carga elevados. Nesse caso, andar entre os 80% e os 20% parece-me o mais equilibrado. Mas isto depende do ciclo diário. Tendo em conta a grande capacidade da bateria do novo Leaf, no meu caso os 50km diários são 20% da autonomia do veículo, pelo que poderia fazer 60%-40% diariamente. É muito melhor fazer 60%-40% todos os dias do que fazer 80%-20% de 3 em 3 dias, pois os ciclos menores são sempre preferíveis.

Re: Melhor tratamento para a bateria

Enviado: 12 jan 2018, 16:21
por civic
Resumindo, colocar a fasquia da reserva nos 150 kms +/- de autonomia?
Mas dá para limitar o maximo de carga neste novo LEAF?

Re: Melhor tratamento para a bateria

Enviado: 12 jan 2018, 17:30
por mjr
Isso não sei. Era bom que desse como com a Tesla para limitar o máximo. Provavelmente dará para limitar a 80%, como no atual.

Re: Melhor tratamento para a bateria

Enviado: 12 jan 2018, 17:37
por VETL
mjr Escreveu:Isso não sei. Era bom que desse como com a Tesla para limitar o máximo. Provavelmente dará para limitar a 80%, como no atual.
No atual não dá.
:cry:

Re: Melhor tratamento para a bateria

Enviado: 12 jan 2018, 17:40
por civic
Pois, tenho ideia que só no primeiro LEAF de 24kWh é que dava, penso que a Nissan deve ter colocado um factor cagaço nos limites, ou seja, a 100% de certeza que as baterias não estão mesmo nesse nivel. ;)

Re: Melhor tratamento para a bateria

Enviado: 12 jan 2018, 18:09
por fernandinand
Penso que o MJR te queria dizer, e com base nos teus quilómetros diários (40km), consegues facilmente carregar diariamente em casa 3h a 4h e manter a bateria nesse limite óptimo (40%-60%).
Se o novo Leaf sofrer do mesmo síndroma dos MK2, convém é carregar a 100% aos fins de semana para as voltinhas mais longas... assim o carro não subestima a capacidade...

Re: Melhor tratamento para a bateria

Enviado: 12 jan 2018, 23:16
por Orlando
Civis, o João tem 15 dicas para isso, aconselho vivamente.

Re: Melhor tratamento para a bateria

Enviado: 13 jan 2018, 00:45
por jarama
mjr Escreveu:Regra geral as baterias não gostam de ciclos profundos nem de estar em estados de carga elevados. Nesse caso, andar entre os 80% e os 20% parece-me o mais equilibrado. Mas isto depende do ciclo diário. Tendo em conta a grande capacidade da bateria do novo Leaf, no meu caso os 50km diários são 20% da autonomia do veículo, pelo que poderia fazer 60%-40% diariamente. É muito melhor fazer 60%-40% todos os dias do que fazer 80%-20% de 3 em 3 dias, pois os ciclos menores são sempre preferíveis.
O ano passado a minha esposa deu aulas em Castanheira de Pera e fazia o trajeto Coimbra Castanheira diariamente.
Fez este trajeto sem carga intermédia de Outubro até Final de Março. Como devem imaginar o padrão de carga era 100% -> 20% quando não era menos. O SOH manteve-se nos 100%.
Felizmente arranjámos forma de carregar lá e deixámos de carregar tantas vezes seguidas até 100% e as descargas raramente iam abaixo dos 40%. A partir desta altura foi ver o SOH começar a descer. Pode ter sido coincidência, o calor começou a apertar.
É certo que o SOH é só uma estimativa do estado das baterias mas parece-me que carregar a bateria até 100% não deverá fazer mal. Obviamente que não é carregar e deixá-lo estacionado.
Vou dar o conselho que recebi dos mais velhos deste forum:
Desfruta do carro. Se ele tiver problemas vais ter 8 anos ou 160k km para te queixares. Trata-o com estima e cuidado que deves ter com qualquer outra máquina. E não te esqueças do principal, o calor é o pior inimigo da bateria. Sempre que possível, evita-o (estacionamentos ao sol, cargas rápidas sucessivas)! A degradação da bateria é uma realidade e não há forma de a evitar! Vai-te mentalizando para isso.

Re: Melhor tratamento para a bateria

Enviado: 13 jan 2018, 07:05
por mjr
O meu conselho é não ligar muito ao SOH, pois já vimos que ele desce quando a bateria é pouco esticada e depois recupera quando a bateria é mais usada nos extremos. É normal e esperado este comportamento mas também enganador. O que o OP quer saber é o que pode fazer para baixar ao mínimo a degradação e não tenham dúvida que quanto menores forem os ciclos menor será a degradação real. O que pode e deve ser feito é periodicamente fazer um ou dois ciclos mais profundos para o LBC poder estimar melhor o SOH e o GOM ser mais fiável.