Melhor tratamento para a bateria
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Re: Melhor tratamento para a bateria
Também é muito importante a condução que se da ao carro, fazer um percuso a assapar implica acelerações e desacelarações (regeneração) desnecessárias com consequencias.
Ou seja, pensar 2x se vale a pena acelerar para reservar um lugar à sombra
Ou seja, pensar 2x se vale a pena acelerar para reservar um lugar à sombra
Re: Melhor tratamento para a bateria
No meu caso raramente ficará ao sol, em casa é garagem e no trabalho é coberto também, a minha pergunta prende-se em quantos dias andarei entre cargas, acho que fazer cargas todos os dias com 40 kms não será muito bom, deixá-las ir muito abaixo também não, é encontrar um ponto intermédio. E claro que falo da verdadeira degradação das baterias e não da estimativa que o carro dá.
Não irei fazer disto um cavalo de batalha, mas quanto mais elas durarem, melhor para mim, digo eu.
Orlando, quem é o João?
Não irei fazer disto um cavalo de batalha, mas quanto mais elas durarem, melhor para mim, digo eu.
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Re: Melhor tratamento para a bateria
Convém ao menos saber um pouco sobre o comportamento do pack, para a degradação se desviar muito da média é preciso fazer as coisas "erradas" muitas vezes durante muito tempo.
Re: Melhor tratamento para a bateria
Pois, é por aí, de qualquer das formas e como as cargas serão sempre ou quase sempre antes de sair (carregar no trabalho) nem me vou preocupar muito com a cena dos 100%.
De qualquer das formas tenho a minha scooter com mais de 25 000 kms com baterias de litio que não estão muito diferentes de quando eram novas com cargas sempre +/- 50%, 100% .
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- LuisG
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Re: Melhor tratamento para a bateria
Aqui: viewtopic.php?f=56&t=4613&start=230civic Escreveu: Orlando, quem é o João?
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Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
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Re: Melhor tratamento para a bateria
Obrigado
O problema desses procedimentos é a limitação da carga a 80%. O resto é na boa.
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Re: Melhor tratamento para a bateria
Isso não é um problema.. programas o carro para carregar 2h por dia e com o tempo vês se chega, se aumentas ou reduzes.civic Escreveu:Obrigado
O problema desses procedimentos é a limitação da carga a 80%. O resto é na boa.
Re: Melhor tratamento para a bateria
É uma ideia, vamos ver.
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Re: Melhor tratamento para a bateria
Bom, não se estão a esquecer que na fase final do carregamento ocorre um processo de equalização da tensão das diferentes células?
Cortar sistematicamente o carregamento antes de este estar completo e ter ocorrido essa equalização pode potenciar assimetrias de voltagem entre as células, e não podemos esquecer que o pack é tão bom quanto for a pior célula.
O que me parece melhor é carregar por completo, se possível terminando o carregamento pouco antes da saída da viatura, e andar alguns dias sem recarregar até que a energia remanescente na bateria já não chegue para a viagem seguinte. Nessa altura carregar de novo.
Cortar sistematicamente o carregamento antes de este estar completo e ter ocorrido essa equalização pode potenciar assimetrias de voltagem entre as células, e não podemos esquecer que o pack é tão bom quanto for a pior célula.
O que me parece melhor é carregar por completo, se possível terminando o carregamento pouco antes da saída da viatura, e andar alguns dias sem recarregar até que a energia remanescente na bateria já não chegue para a viagem seguinte. Nessa altura carregar de novo.
Re: Melhor tratamento para a bateria
Mas a equalização não tem a ver directamente com o carregamento, o facto de desligar antes de estarem totalmente carregadas não interfere com o BMS, não será assim?
Estou a ver a coisa como o BMS das minhas motas, será diferente no Leaf?
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