Leaf performance auto-estrada

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por mjr » 07 mar 2018, 01:03

Havendo ferramentas simples e baratas para saber o consumo da climatização, o estado real da bateria, etc, este tipo de testes para mim não valem nada.

Da minha experiência com o Leaf 2 quando o SOC indicado baixa dos 50% ele começa a indicar progressivamente menos SOC em relação ao real indicado pelo LS. Por exenplo, o aviso de bateria fraca aparece aos 10% de SOC, quando na verdade o SOC real é de 20%. Mesmo quando indica 20% o SOC real é de 30% e acima disso começa progressivamente a aproximar-se do real. Com temperaturas muito negativas essa diferença pode ser maior ainda (ou não). Quando o carro indica 2%, segundo o LS ainda tem 5kW.h disponíveis na bateria, ou seja mais de 10% de SOC real. E não é invenção do LS, a tensão das células ainda estava bem acima do joelho e a energia continuava a descer com o esperado dos km percorridos. Já os últimos 2% de SOC reportados pelo carro parece que nunca mais acabam. Por várias razões não quis ir até à tartaruga, mas quando tiver o meu vai ser das primeiras coisas. Isto para confirmar que o indicado pelo LS é o real até ao fim.

O que eu sei é que nos 120km do Porto a Coimbra onde a velocidade média foi de 120km/h e com picos de 148km/h (reais), a energia gasta pelo Leaf 2 foi menos de 60% do total (56,5%) segundo o Leaf Spy. Extrapolando daria para mais de 200km a 120km/h. É claramente outro campeonato.

O Leaf 2 continua a tradição da Nissan de ser muito conservadora na energia que indica disponível ao condutor, para evitar surpresas desagradáveis. Acho que já li por aqui alguém a queixar-se que quase ficava apeado com o Ioniq porque ele sobre estimou a energia restante no pack. Alguém confirma?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por BrunoAlves » 07 mar 2018, 01:13

Sim, foi o migle.
Mas à forma de os carros lidarem com o "restinho" é muito diferente. O ioniq não tem reserva, quando o GOM chega a zero, acabou. Não há "tracinhos"

Mas também tenho a sensação que a queda de autonomia no ioniq não é linear. Ou é da aflição :lol: ou sempre me pareceu que nos últimos pozinhos aquilo desaparece mais depressa...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por BECOOL » 07 mar 2018, 01:19

Teria sido interessante ver o Leaf testado com jantes de 16 polegadas em vez de 17.

Mas o mais interessante será ver como o Leaf se porta no verão em Portugal com 40º C.

Não acho que a degradação da bateria seja muito preocupante porque a garantia de 160.000 km dá tranquilidade, mas os carregamentos rápidos vão estar ao nível do que o Renault Zoe faz com um carregador interno.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por mjr » 07 mar 2018, 08:34

Concordo. De Verão só a primeira carga rápida será realmente rápida, e convém que inicie viagem com uma temperatura da bateria abaixo dos 30C para não prejudicar o final da primeira carga rápida. Mas como a bateria é maior, partindo a 100% no início da viagem permite fazer mais de 400km só com essa carga rápida. Para distâncias maiores uma estratégia pode ser baixar a velocidade para os 100km/h, o que deve permitir fazer mais de 500km nessas condições. Espero poder testar isto este verão...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por Nonnus » 07 mar 2018, 10:33

Gameiro101 Escreveu:
... se o Ioniq tem um sistema mais eficiente de climatização, é porque a marca assim o quis.
Essa afirmação é valida para qualquer componente do carro. Se o motor do Ioniq é mais eficiente é porque a marca assim o quis, se o Ioniq é mais aerodinâmico é porque a marca assim o quis, e podia continuar a afirmar isto para tudo o que o carro tem.

A questão que estamos aqui a tentar perceber é porque é que no video apresentado, existe valores que não fazem sentido a primeira vista, pelos motivos que os outros intervenientes na "discussão" já apresentaram.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por Filipe » 07 mar 2018, 10:50

mjr Escreveu:Concordo. De Verão só a primeira carga rápida será realmente rápida, e convém que inicie viagem com uma temperatura da bateria abaixo dos 30C para não prejudicar o final da primeira carga rápida. Mas como a bateria é maior, partindo a 100% no início da viagem permite fazer mais de 400km só com essa carga rápida. Para distâncias maiores uma estratégia pode ser baixar a velocidade para os 100km/h, o que deve permitir fazer mais de 500km nessas condições. Espero poder testar isto este verão...
Espero poder testar isto este verão... :(
:roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por mafgod » 07 mar 2018, 11:34

mjr Escreveu:Por exenplo, o aviso de bateria fraca aparece aos 10% de SOC, quando na verdade o SOC real é de 20%. Mesmo quando indica 20% o SOC real é de 30% e acima disso começa progressivamente a aproximar-se do real.
No Leaf 2 ainda não tive o prazer de ver, mas no meu MK1, o primeiro aviso de bateria fraca ocorre sempre quando passa dos 50 para os 49 GIDs e os tracinhos aparecem quando se atinge os 25 (ou 24) GIDs.

A correspondência entre o SOC e os GIDs no Leaf, a meu ver, variam consoante a bateria se vai degradando.
Por exemplo, o meu com 8 barras, quando carrego a 100% atinge ~176GIDs com um SOC na casa dos 95%.
Quando a bateria era mais nova, os 176GIDs teriam um SOC bem diferente (para baixo).
Creio que, deverá ser algo como :
- os GIDs quando carregado a 100% dá um SOC ~100%
- determinar uma reta com esse ponto e o de 0 GIDs com um SOC de 0%
Assim, o que vai acontecer é, termos SOC mais altos para o mesmo GID.... ou neste caso, SOC maiores ao entrar na reserva quanto pior estiver a bateria.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por mjr » 07 mar 2018, 12:09

Como a bateria é nova fica mais simples falar em SOC, mas sim, esses avisos estão certamente associados aos gids. Não sei o valor exato, mas anda perto dos 100gids o aviso de bateria fraca no Leaf 2.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por mafgod » 07 mar 2018, 12:24

mjr Escreveu: Não sei o valor exato, mas anda perto dos 100gids o aviso de bateria fraca no Leaf 2.
Daaaa-se :-) é mais de metade da capacidade atual da minha bateria lol
Se for 100GIDs, isso dará uma autonomia de quase 60km!
Para quem vem dos CIs, é quase como entrar na reserva de um CI puro...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por mjr » 07 mar 2018, 12:30

Foi essa a sensação que tive, que a reserva é muito próxima à de um CI.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”