Leaf performance auto-estrada

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arturverdini
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Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por arturverdini » 07 mar 2018, 13:57

Não compreendo o porque de a Nissan não ter o active battery thermal cooling no novo Leaf :-/

Ricardo
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Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por Ricardo » 07 mar 2018, 16:02

Apareceu-me hoje uma multa em casa, 138 kmh... Se já tivesse um Leaf não a teria apanhado... lá se vai a performance do meu CI

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BrunoAlves
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Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por BrunoAlves » 07 mar 2018, 16:19

:lol:

Isso também é válido para aquela malta que diz que "abaixo dos 150 não fotografam". Um cliente nosso foi fotografado a 132 :shock:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

mafgod
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Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por mafgod » 07 mar 2018, 16:20

Ricardo Escreveu:Apareceu-me hoje uma multa em casa, 138 kmh... Se já tivesse um Leaf não a teria apanhado... lá se vai a performance do meu CI
LOL.... mas olha que esse velocidade é peanuts para o Leaf...
Só se o condutor quando está no Leaf entra em modo Zen :D e começa a cumprir as regras de trânsito...

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Nonnus
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Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por Nonnus » 08 mar 2018, 11:10

mafgod Escreveu:
Ricardo Escreveu:Apareceu-me hoje uma multa em casa, 138 kmh... Se já tivesse um Leaf não a teria apanhado... lá se vai a performance do meu CI
LOL.... mas olha que esse velocidade é peanuts para o Leaf...
Só se o condutor quando está no Leaf entra em modo Zen :D e começa a cumprir as regras de trânsito...
Se comprar um Leaf a essa velocidade apanha a multa na mesma, se comprar um ZOE já não. Por acaso fiquei a saber dessa limitação do ZOE (vmax 130km) quando estava num PCR e em conversa com dono ele me diz que apenas atingia 130km/h. Quando fui a Renault, antes de me decidir pelo Leaf o vendedor nunca mencionou essa limitação.

Em relação a modo Zen, pelo menos para mim esse modo tem tido efeito. Desde que tenho Leaf ando maior parte do tempo dentro dos limites de velocidade (embora pela ausência de ruído temos sempre a tendência de ir a mais), coisa que quando conduzo um ICE não acontece.
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Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por Gameiro101 » 11 mar 2018, 00:06

https://www.youtube.com/watch?v=bbGQkj7DnXc

Explicação do porque da diferença tão grande, a diferença real deve andar nos ~30% e não nos ~70, foi erro dos valores apresentados pelo carro.

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migle
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Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por migle » 14 mar 2018, 02:31

mjr Escreveu:O Leaf 2 continua a tradição da Nissan de ser muito conservadora na energia que indica disponível ao condutor, para evitar surpresas desagradáveis. Acho que já li por aqui alguém a queixar-se que quase ficava apeado com o Ioniq porque ele sobre estimou a energia restante no pack. Alguém confirma?
Hei, calma...

Eu já fiz 8 viagens ao Algarve, das 16 deslocações terão sido umas 12 por AE. Além dessas, várias Faro-Lagos (180km de AE). Logo da primeira vez que o fiz, saí com 86% de SoC, fiz ultrapassagens, andei a 140 e cheguei ao PCR de Aljustrel com 13% de SoC. Muitas vezes fiz as contas à queima, cheguei com SoCs baixos, e sempre correu bem e conforme o plano.

Nessa única vez, houve alguma coisa que não funcionou. Mas não foi que o Ioniq tenha por hábito sobrestimar o SoC.

O problema manifestou-se antes de sair. Eu carreguei em Lisboa a 100% num PCN que habitualmente está avariado. Quando voltei do trabalho, fiz média de 10 kWh/100km na Vasco da Gama mas o carro indicava-me SoC de 90% o que implicaria um consumo impossível de 7,7 kWh/100km. Dessa vez, algum sistema falhou, talvez até relacionado com o PCN semi-avariado, ou software, ou com os 2C de temperatura que estavam (fiz várias viagens com temperaturas dessas).

Ou seja, sobreestimou, mas não é hábito. Não vamos tomar a excepção pela regra.
mjr Escreveu:O que eu sei é que nos 120km do Porto a Coimbra onde a velocidade média foi de 120km/h e com picos de 148km/h (reais), a energia gasta pelo Leaf 2 foi menos de 60% do total (56,5%) segundo o Leaf Spy. Extrapolando daria para mais de 200km a 120km/h. É claramente outro campeonato.
Para mim também é óbvio que o Leaf vai sempre ter mais autonomia. Mas outro campeonato, aí acho que não. Se o Leaf vai claramente dar para 200km (120/56%*95% por segurança) o Ioniq dá para uns 170km e anda muito bem também.

Para mim, era igual. Lisboa-Algarve continua a precisar de uma paragem em PCR. Nessa paragem, o Ioniq vai demorar menos tempo, porque gastou menos energia. Então faz a viagem mais rápido. Eu encomendei o Ioniq dois dias depois do lançamento do novo Leaf... Lisboa-Porto ainda não tive ocasião, mas conto fazer com uma paragem. Faro-Lagos-Faro farei em breve sem parar (180km mas com 20km fora de AE).

Essa diferença é útil para quem isso lhe ganha fazer menos uma paragem. Uma pessoa que faça Coímbra-Lisboa? Mas não põe logo o Ioniq fora de combate. Não é propriamente outro campeonato.
BrunoAlves Escreveu:São condições extremas. O Ioniq vai sempre gastar menos porque é muito mais aerodinâmico, a bateria do novo Leaf é 30 e tal % maior, mas o que ali aconteceu foi (já não me lembro dos números ao certo, isto é meio redondo)
- ioniq: média de 16kWh/100km
- Leaf: média de 26kWh/100km.

Ora isto é impossível. Eu tenho um ioniq e, a viajar aquela velocidade (115km/h no ponteiro) o carro consome quase os 16kWh/100km, sem climatização ou com muito pouca. Ali com -20ºC alguma vez podia consumir o mesmo?
Desculpa, vou corrigir os números aqui como fiz no ioniqforum. Deves ter dado mais atenção às contas maradas que ele fez com o SoC no final do vídeo e no vídeo de rectificação. A única comparação de jeito que ele fez foi o primeiro troço até ao primeiro PCR. E os números são plausíveis, a 120km/h, com neve, com aquecimento nos 20C. O número que aparece é 25 kWh/100km para o Leaf e 21 kWh/100km para o Ioniq (não é 16, de modo nenhum!). É 19% de diferença. No princípio da corrida, com a aceleração inicial, o consumo do Leaf está em 32.6 enquanto o do Ioniq está em 28 (16% mais). Há um ligeiro engano porque ele fala em 35 kWh/100km mas durante o telefonema para o outro o consumo desce para 32.6.

O problema do teste dele não está aí, não está aldrabado e ambos os carros saíram quentinhos de um PCR. O problema está em que ele se assustou com o SoC do Leaf e achou que tinha de parar. A partir desse momento, está o teste todo estragado.
mjr Escreveu:A bateria do Leaf 2 40 é demasiado grande para que a vantagem de eficiência do Ioniq compense.
Sem dúvida. O Leaf terá sempre de ter mais autonomia.
mjr Escreveu:O Ioniq tem 176km de autonomia EPA no ciclo de AE, contra 214km do Leaf 2 40. É uma boa aproximação da diferença real, embora essa diferença vá diminuindo conforme a velocidade aumenta.
Aqui é que... Qual ciclo de AE? É um ciclo suplementar? É que o FTP-75 não tem AE. O ciclo "highway" é estrada, com velocidade máxima de 94 km/h e média de 77 km/h. AE é "freeway".

Os números da EPA não nos dizem nada aqui. Eles pegam num teste lento e ajustam a autonomia para 70% da que mediram no teste, para que o valor pareça real. Uma correcção linear aplicada no bolo... E o resultado não é nada informativo. Se eu não andar a 120km/h, o Ioniq dá sempre para bem mais dos 200km indicados pela EPA. Eu costumo dizer que 2km por % é o rendimento mínimo garantido do Ioniq.

Aqui, no Inverno dá para 218, 220km, em condições médias dá 240km. O pessoal na Canadá, sim, fazem 190-200km. Quem passou o Verão com ele fala em 275km.
mjr Escreveu:Mas existe um limite para a diferença, grosso modo igual à diferença entre o Cd dos dois carros e ponderado pela diferença de capacidade das baterias.
Sem dúvida. E nós já sabemos pelo Leaf de 30 kWh que os fabricantes podem anunciar o Cd arredondado por defeito. O Leaf de 30 com jantes de 16" anunciava 0.28 de Cd (ou 0.289) e com jantes de 17" 0.29 (ou 0.291). Portanto o novo terá entre 0.280 e 0.289 enquanto o Ioniq entre 0.240 e 0.249. A diferença na resistência do ar andará portanto entre os 12% e os 20%.

Poderá também haver uma diferença na resistência ao rolamento, em particular por causa de pneus e jantes, mas serão uns pequenos %. A dúvida que eu ainda tenho é qual é a capacidade útil da bateria do Leaf. Se houver uma situação em que o Leaf consome mais 20%, e a bateria for 40 kWh, mais 40%, tem de ganhar na autonomia. Mesmo que seja os 36 kWh.... é 30% contra 20%.
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Ricardo
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Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por Ricardo » 14 mar 2018, 03:10

O Ioniq é muito porreirinho. A cena das patilhas para controlar a regeneração deve ser brutal. Mas, ao preço a que está em Portugal... prefiro andar de burro. Ou tem um desconto assim estúpido que eles não anunciam no site? No site espanhol por ex. tem um desconto de 9000 euros e fica em 24 mil. Assim sim, até porque o Leaf custa o mesmo que cá. Segundo, sabe-se o preço de umas baterias novas? Acho que a Nissan esteve muito bem em anunciar logo o preço para quem queira trocar de bateria. De resto, está espectacular.

Nerusonu
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Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por Nerusonu » 14 mar 2018, 09:09

Por acaso também acho o Ioniq engraçado, mas a nível de preço(tabela) está um bocado puxadote...

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migle
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Re: Leaf performance auto-estrada

Mensagem por migle » 14 mar 2018, 10:39

Ricardo Escreveu:No site espanhol por ex. tem um desconto de 9000 euros e fica em 24 mil.
Há um tópico sobre o Ioniq onde se discute isso. Há também um no fórum Prius-PT. Se a cada menção do Ioniq se discute o preço, não se consegue falar sobre nada. O plano MOVALT espanhol dá uns 8000€ de ajuda estatal e outros 1000€ para um ponto de carregamento. O posicionamento em Portugal é ligeiramente acima do Leaf Tekna, tipo menos de 1000€. Fazia sentido com o Leaf de 30, com o Leaf de 40 devia ser ligeiramente abaixo, lógico. Quando eu vi, ficava quase o mesmo preço que o Zoe. Os descontos de financiamento RCI pagam-se bem na taxa do empréstimo.

A diferença está em não haver campanhas, o que também é natural, não há carros. A Nissan tem às vezes campanhas que retiram 1500€ ao Tekna.

Caro é o Golf.
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