Re: Leaf performance auto-estrada
Enviado: 07 mar 2018, 13:57
Não compreendo o porque de a Nissan não ter o active battery thermal cooling no novo Leaf :-/
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LOL.... mas olha que esse velocidade é peanuts para o Leaf...Ricardo Escreveu:Apareceu-me hoje uma multa em casa, 138 kmh... Se já tivesse um Leaf não a teria apanhado... lá se vai a performance do meu CI
Se comprar um Leaf a essa velocidade apanha a multa na mesma, se comprar um ZOE já não. Por acaso fiquei a saber dessa limitação do ZOE (vmax 130km) quando estava num PCR e em conversa com dono ele me diz que apenas atingia 130km/h. Quando fui a Renault, antes de me decidir pelo Leaf o vendedor nunca mencionou essa limitação.mafgod Escreveu:LOL.... mas olha que esse velocidade é peanuts para o Leaf...Ricardo Escreveu:Apareceu-me hoje uma multa em casa, 138 kmh... Se já tivesse um Leaf não a teria apanhado... lá se vai a performance do meu CI
Só se o condutor quando está no Leaf entra em modo Zen e começa a cumprir as regras de trânsito...
Hei, calma...mjr Escreveu:O Leaf 2 continua a tradição da Nissan de ser muito conservadora na energia que indica disponível ao condutor, para evitar surpresas desagradáveis. Acho que já li por aqui alguém a queixar-se que quase ficava apeado com o Ioniq porque ele sobre estimou a energia restante no pack. Alguém confirma?
Para mim também é óbvio que o Leaf vai sempre ter mais autonomia. Mas outro campeonato, aí acho que não. Se o Leaf vai claramente dar para 200km (120/56%*95% por segurança) o Ioniq dá para uns 170km e anda muito bem também.mjr Escreveu:O que eu sei é que nos 120km do Porto a Coimbra onde a velocidade média foi de 120km/h e com picos de 148km/h (reais), a energia gasta pelo Leaf 2 foi menos de 60% do total (56,5%) segundo o Leaf Spy. Extrapolando daria para mais de 200km a 120km/h. É claramente outro campeonato.
Desculpa, vou corrigir os números aqui como fiz no ioniqforum. Deves ter dado mais atenção às contas maradas que ele fez com o SoC no final do vídeo e no vídeo de rectificação. A única comparação de jeito que ele fez foi o primeiro troço até ao primeiro PCR. E os números são plausíveis, a 120km/h, com neve, com aquecimento nos 20C. O número que aparece é 25 kWh/100km para o Leaf e 21 kWh/100km para o Ioniq (não é 16, de modo nenhum!). É 19% de diferença. No princípio da corrida, com a aceleração inicial, o consumo do Leaf está em 32.6 enquanto o do Ioniq está em 28 (16% mais). Há um ligeiro engano porque ele fala em 35 kWh/100km mas durante o telefonema para o outro o consumo desce para 32.6.BrunoAlves Escreveu:São condições extremas. O Ioniq vai sempre gastar menos porque é muito mais aerodinâmico, a bateria do novo Leaf é 30 e tal % maior, mas o que ali aconteceu foi (já não me lembro dos números ao certo, isto é meio redondo)
- ioniq: média de 16kWh/100km
- Leaf: média de 26kWh/100km.
Ora isto é impossível. Eu tenho um ioniq e, a viajar aquela velocidade (115km/h no ponteiro) o carro consome quase os 16kWh/100km, sem climatização ou com muito pouca. Ali com -20ºC alguma vez podia consumir o mesmo?
Sem dúvida. O Leaf terá sempre de ter mais autonomia.mjr Escreveu:A bateria do Leaf 2 40 é demasiado grande para que a vantagem de eficiência do Ioniq compense.
Aqui é que... Qual ciclo de AE? É um ciclo suplementar? É que o FTP-75 não tem AE. O ciclo "highway" é estrada, com velocidade máxima de 94 km/h e média de 77 km/h. AE é "freeway".mjr Escreveu:O Ioniq tem 176km de autonomia EPA no ciclo de AE, contra 214km do Leaf 2 40. É uma boa aproximação da diferença real, embora essa diferença vá diminuindo conforme a velocidade aumenta.
Sem dúvida. E nós já sabemos pelo Leaf de 30 kWh que os fabricantes podem anunciar o Cd arredondado por defeito. O Leaf de 30 com jantes de 16" anunciava 0.28 de Cd (ou 0.289) e com jantes de 17" 0.29 (ou 0.291). Portanto o novo terá entre 0.280 e 0.289 enquanto o Ioniq entre 0.240 e 0.249. A diferença na resistência do ar andará portanto entre os 12% e os 20%.mjr Escreveu:Mas existe um limite para a diferença, grosso modo igual à diferença entre o Cd dos dois carros e ponderado pela diferença de capacidade das baterias.
Há um tópico sobre o Ioniq onde se discute isso. Há também um no fórum Prius-PT. Se a cada menção do Ioniq se discute o preço, não se consegue falar sobre nada. O plano MOVALT espanhol dá uns 8000€ de ajuda estatal e outros 1000€ para um ponto de carregamento. O posicionamento em Portugal é ligeiramente acima do Leaf Tekna, tipo menos de 1000€. Fazia sentido com o Leaf de 30, com o Leaf de 40 devia ser ligeiramente abaixo, lógico. Quando eu vi, ficava quase o mesmo preço que o Zoe. Os descontos de financiamento RCI pagam-se bem na taxa do empréstimo.Ricardo Escreveu:No site espanhol por ex. tem um desconto de 9000 euros e fica em 24 mil.